[CANTO EDUCA] Estão abertas as inscrições para os eventos educativos GRATUITOS, presenciais e online, do Canto Cidadão

Canto Cidadão
21 julho 2022

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, DLL, Ademicon – Consórcio e Investimento, Elfa, Urubupungá Transporte e Turismo, e Canto Cidadão apresentam:

CantoEduca | Segundo Semestre 2022

Olá, nossas boas vindas a você, que se interessou pelos nossos eventos! Os Grupos de Estudo fazem parte do CantoEduca, um programa socioeducativo do Canto Cidadão que oferece eventos GRATUITOS de desenvolvimento artístico e humano, em formato de oficinas (que chamamos de grupos de estudos), palestras, rodas de conversas e outros formatos, em encontros recorrentes ou pontuais, destinados a integrantes dos elencos voluntários da organização e pessoas interessadas da comunidade, em geral.

.

Confira os eventos disponíveis de JULHO a SETEMBRO clicando nas imagens, abaixo! Ao clicar no link disponível em cada imagem, você será encaminhado(a) para uma nova página, onde encontrará um formulário digital de inscrição com todas as informações sobre o evento escolhido, como um mini resumo e as datas disponíveis. Fique atento(a), especialmente, à forma da sua participação, ou seja, na condição de Voluntário(a) Interativo(a), Voluntário(a) Ouvinte ou Convidado(as) Externo(a).

.

Bons eventos! Confira o vídeo, também, para mais informações! 🙂 🎥

.

GRUPOS DE ESTUDOS (OFICINAS), NO SEGUNDO SEMESTRE

A seguir, você terá algumas informações sobre os grupos de estudos / oficinas que o CantoEduca oferecerá no segundo semestre de 2022. Para se inscrever, clique na imagem e vá ao formulário eletrônico. Confira os temas disponíveis:

  1. Oficina de Jogos e Brincadeiras, com Isabela Mello
  2. Oficina de Canto em Grupo, com Wilson Moraes
  3. Oficina de Canto Individual, com Alessandra Cino
  4. Oficina de Interpretação Teatral e Contação de Histórias, com Heidi Monezzi
  5. Oficina de Palhaçaria | Nível Básico, com Paola Musatti
  6. Oficina de Palhaçaria | Criação e mostra de números, com Rhena de Faria
  7. Oficina de Palhaçaria | Experimentos e jogos clownescos, com Felipe Mello
  8. Oficina de Criação de Roteiros Lúdicos, com Isabela Mello

RESUMO

Encontros para criação e experimentação de jogos, brincadeiras e dinâmicas para atividades lúdicas e pedagógicas com crianças, adolescentes e adultos. Entre encontros teóricos e práticos, serão investigadas estratégias e ferramentas para a inclusão da ludicidade como caminho para a descontração, desenvolvimento cognitivo e afetividade compartilhada.

Confira mais no sobre o conteúdo e a facilitadora no formulário de inscrição.

RESUMO

Encontros de ensaios para o aprimoramento e a criação de repertório do grupo musical voluntário do Canto Cidadão, o CantoRia, que se apresenta em hospitais e lares de pessoas idosas, a partir de um repertório apresentado em núcleos (duplas, trios e quartetos). Além do ensaio dos roteiros, que contém músicas e atividades de interação com o público a ser atendido, os encontros também terão compartilhamento de conceitos e atividades práticas para o desenvolvimento de técnicas musicais dos integrantes do elenco e pessoas inscritas como Convidados(as) Externos(as).

Confira mais no sobre o conteúdo e o facilitador no formulário de inscrição.

RESUMO

Encontros que oferecerão momentos de mentoria individual para o aprimoramento de técnicas musicais. Todas as pessoas participantes terão a chance de apresentar uma ou mais músicas escolhidas e receber o suporte da facilitadora, sendo que as orientações dadas a uma pessoa servirão de aprendizado para o grupo todo, num ambiente de respeito e confiança.

Confira mais no sobre o conteúdo e a facilitadora no formulário de inscrição.

RESUMO

Encontros para o desenvolvimento de técnicas para interpretação teatral e contação de histórias. De forma lúdica e interativa, a facilitadora trará jogos e dinâmicas, assim como leitura de materiais, histórias e roteiros que podem ser utilizados para o processo de desenvolvimento das habilidades de cena, seja para o Teatro ou a Contação de Histórias. Para participar, não é necessário ter experiência artística prévia, e a participação de Convidados(as) Externos(as) pode ser um caminho para a entrada nos nossos elenco voluntários de teatro, contação de histórias e outros.

Confira mais no sobre o conteúdo e a facilitadora no formulário de inscrição.

RESUMO

Encontros para o exercício livre e o aprofundamento contínuo do estudo e da prática da palhaçaria, em formato de jogos, experimentos artísticos, rodas de conversa e compartilhamento de referências, para atuação dentro e fora de ambiente hospitalar, para integrantes do elenco de palhaçaria do Canto Cidadão e convidadas(os) externos.

Confira mais no sobre o conteúdo e o facilitador no formulário de inscrição.

RESUMO

Nos encontros serão realizados jogos, cenas, dinâmicas e exercícios de aprimoramento das técnicas de palhaçaria. Também, haverá uma jornada de criação de repertório (números individuais, em dupla ou mais integrantes) como parte do processo de desenvolvimento, com a realização de duas sessões de apresentações (cabaret clown) ao final do processo, em dezembro de 2022. Também, haverá constante compartilhamento de conceitos e troca de referências relacionados ao universo da palhaçaria.

Confira mais no sobre o conteúdo e a facilitadora no formulário de inscrição.

RESUMO

Fazer palhaço, aprender alguns de seus truques faz sentir-se corporalmente mais livre. Ativar o riso, produzir o inusitado, jogar, descobrir o valor ridente das coisas gratuitas e praticá-las afastam um pouco os tropeços e desencontros da vida. Essa arte milenar ativa o princípio risonho e festivo e tem o poder de encontrar o sublime e o grotesco que reside em cada ser. A facilitadora pretende introduzir a linguagem do palhaço de forma prazerosa, desenvolvendo o interesse da equipe e também aprofundando o conhecimento técnico nesta arte. Serão trabalhados jogos e brincadeiras coletivas visando o entrosamento, conhecimento e divertimento do grupo. Através de exercícios específicos das artes cênicas, das artes circenses trabalharemos conceitos fundamentais da linguagem como o ridículo, a cumplicidade com a plateia, dentre outros tantos milhares.

Confira mais no sobre o conteúdo e a facilitadora no formulário de inscrição.

RESUMO

Encontros de criação e aprimoramento do repertório do programa sociocultural EnCanta, que realiza atividades lúdicas, artísticas, educativas e acolhedoras na sede da organização e em hospitais, escolas, ONGs e outras instituições de ensino e acolhimento. O grupo de estudos contará com exercícios práticos para aprimoramento das técnicas de criação de roteiros lúdicos envolvendo contação de histórias, jogos, brincadeiras, manifestações artísticas diversas, representação teatral e outras técnicas que poderão auxiliar a interação das(os) voluntárias(os) com crianças e adolescentes.

Confira mais no sobre o conteúdo e a facilitadora no formulário de inscrição.

Sugerimos que você siga nossos perfis, nas redes sociais. Por lá, a gente compartilhar a agenda de eventos, também. E, se as dúvidas persistirem, fique à vontade para entrar em contato pelo e-mail.