[CantoEduca Online] Grupo de Estudos – “Palhaçaria, Improviso e Descontração”, com Rhena de Faria – Ciclo #4 – Início em 24/04

24 abril 2021 Artes

Olá, como você está? Esperamos que bem! Sejam bem-vindas e bem-vindos ao formulário de INSCRIÇÕES os GRUPOS DE ESTUDO 2021.1, especialmente para ouvintes. ATENÇÃO ÀS INSTRUÇÕES! Leia tudo atentamente e, em caso de dúvidas, entre em contato com o Canto Cidadão pelo info@cantocidadao.org.br

Com relação ao tipo de participação, nos eventos, as(os) PARTICIPANTES serão, prioritariamente, integrantes dos elencos voluntários de arte e humanitarismo do Canto Cidadão. Estas pessoas vão participar ativamente dos encontros, com câmera ligada e interagindo nas discussões e dinâmicas.

A outra possibilidade de participação é como OUVINTE, que se estende a pessoas interessadas, em geral. Essas inscrições são para aquelas pessoas que NÃO querem participar ativamente do encontro. Nesse caso, não será obrigatório ficar com o vídeo ligado. O ouvinte não participará das dinâmicas ou momentos de interação, participando apenas como espectador(a). Caso, no dia do evento, falte algum PARTICIPANTE, o OUVINTE poderá passar a ser PARTICIPANTE. Casos como esse serão definidos no dia do evento, com o facilitador do Canto Cidadão.

Ou seja, mesmo que você não seja integrante dos elencos do Canto Cidadão, você poderá participar como ouvinte, nos eventos de preparação continuada.

Sobre este evento

Aqui, queremos divulgar as datas do primeiro semestre das oficinas sobre “PALHAÇARIA: Improviso e Descontração”, com a premiada diretora teatral Rhena de Faria. As oficinas terão três encontros, cada. Quem participar como ouvinte, pode escolher uma ou mais das datas, para estar conosco. Os encontros do QUARTO ciclo serão nos dias 24/04, 08/05 e 15/05, sábados, das 16h às 18h30.

O treinamento de Palhaço parte dos princípios de que o palhaço é um ser autêntico, sincero e espontâneo e que sabe rir de si mesmo. E principalmente: que cada palhaço é único, pessoal e intransferível.

  • A relação com a máscara – o nariz vermelho;
  • Estar presente: trabalhar o “aqui/agora”;
  • Descobrimento de seu próprio ridículo e a capacidade de rir de si mesmo.

Todos os encontros consistirão no desenvolvimento de exercícios e pretextos diversos para que os palhaços/palhaças se revelem aos demais (e consequentemente a si mesmos). Mostrar-se e descobrir-se palhaço/palhaça é o foco dos encontros. Como são poucos os encontros, qualquer assunto que fuja disto não será abordado.

Sobre a facilitadora

Rhena de Faria é atriz-improvisadora, palhaça e diretora teatral. Integrou por treze anos o elenco do espetáculo “Jogando no Quintal”, grande sucesso de público em São Paulo. É professora de Improvisação Teatral, tendo ministrado cursos na Casa11, na Casa do Humor, no Espaço da Comédia e na SP Escola de Teatro, em São Paulo. Em 2018 Foi a treinadora da Cia Barbixas de Humor para o espetáculo “Improvável”. Já recebeu importantes prêmios, tais como PRÊMIO SÃO PAULO DE INCENTIVO AO TEATRO INFANTIL E JOVEM DE MELHOR DIREÇÃO DE 2018 por “Mary e os Monstros Marinhos”, PRÊMIO RISADARIA 2019 de MELHOR ESPETÁCULO DE HUMOR, por “Bagagem”, do qual é dramaturga e diretora, APCA (2018) de MELHOR ESPETÁCULO INFANTIL COM TEXTO ORIGINAL por “Mary e os Monstros Marinhos” e Prêmio FEMSA de MELHOR ATRIZ DE 2013 por “A Rainha Procura…”, infanto-juvenil da Cia do Quintal com direção de Cesar Gouvêa.

Inscreva-se pelo formulário eletrônico

Para se inscrever como ouvinte em um ou mais encontros das oficinas Improviso & Descontração, clique no botão, abaixo. Para ver a agenda completa do CantoEduca, clique aqui.