[CantoEduca Online] “Como podemos contar histórias?”, minioficina de contação de histórias, com Anna Carolina Longano

15 julho 2020 Artes

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Ferring Pharmaceuticals, Urubupungá Turismo, Yakult e Canto Cidadão apresentam: CantoEduca Online e Gratuito.

Seguimos com a vontade de compartilhar bons encontros, por meio de eventos de sensibilização, informação e educação. No dia 15 de julho de 2020, quarta, das 19h às 21h, teremos uma minioficina sobre contação de histórias, com Anna Carolina Longano.

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece capacitação continuada, sobre temas que elevam a vida, por meio da oferta de palestras, oficinas e outros eventos, gratuitamente, à comunidade, assim como aos integrantes do voluntariado da organização. Os temas são relacionados a expressões artísticas e ao comportamento humano.

Evento: “Como podemos contar histórias?”, dia 15 de julho (qua.), das 19 às 21h

O evento trará uma reflexão sobre as possibilidades cênicas para a contação de história. Também, fará uma análise sobre a importância do público alvo e da escolha da história, a relação entre o contador de história e o autor da história, assim como caminhos para improvisar possibilidades de contação de história.

Outros pontos a serem abordados: apresentação da oficineira e de seu trabalho de contação de história e conversa sobre o público infantil e a seleção de histórias a serem contadas. Será proposto exercício para análise de uma obra e a relação entre contador e autor, além de sugestão de possibilidades de exercícios de improviso, práticas e técnicas de leitura, estimulando a criação de uma breve contação a partir de uma história escolhida pelo participante.

Minicurrículo da Facilitadora

Anna Carolina Longano é atriz, contadora de histórias, dramaturga, professora e pesquisadora sobre corpo, arte e pedagogia. Graduada em Artes Cênicas pela ECA/USP, está realizando Mestrado em Mudança Social e Participação Política – EACH/USP. Em 2019, ganhou o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária da Secretaria da Cultura com a obra “Sussuros: o que aconteceu antes do grito”. Em 2018, ganhou o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária do Ministério da Cultura, com a obra “Aconteceu às 19:22”.

Informações gerais

  • Dia e horário: 15 de julho, quarta, das 19 às 21h;
  • Plataforma: Zoom;
  • Evento GRATUITO;
  • Número máximo de participantes simultâneos: 100.

Orientações para participação:

  • ID da reunião: 831 3069 0411
  • Senha: CE15Julho
  • Como acessar a plataforma Zoom: o Zoom é uma plataforma de chamadas virtuais simultâneas e para seu uso é necessário fazer o download do aplicativo, tanto no Celular, quanto no Computador.
  • 📱Se você for acessar via CELULAR, é necessário baixar o aplicativo pela lojinha do seu aparelho. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).
  • 🖥️ Se você for acessar via COMPUTADOR, também é necessário baixar o aplicativo, disponível no site do Zoom. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).