[CantoEduca Online] Grupo de Estudos “Canto em Grupos – Conceitos e práticas” – Encontro #12 – 15/06

15 junho 2021 Artes

Olá, como você está? Esperamos que bem! Sejam bem-vindas e bem-vindos ao formulário de INSCRIÇÕES os GRUPOS DE ESTUDO 2021.1, especialmente para ouvintes. ATENÇÃO ÀS INSTRUÇÕES! Leia tudo atentamente e, em caso de dúvidas, entre em contato com o Canto Cidadão pelo info@cantocidadao.org.br

Com relação ao tipo de participação, nos eventos, as(os) PARTICIPANTES serão, prioritariamente, integrantes dos elencos voluntários de arte e humanitarismo do Canto Cidadão. Estas pessoas vão participar ativamente dos encontros, com câmera ligada e interagindo nas discussões e dinâmicas.

A outra possibilidade de participação é como OUVINTE, que se estende a pessoas interessadas, em geral. Essas inscrições são para aquelas pessoas que NÃO querem participar ativamente do encontro. Nesse caso, não será obrigatório ficar com o vídeo ligado. O ouvinte não participará das dinâmicas ou momentos de interação, participando apenas como espectador(a). Caso, no dia do evento, falte algum PARTICIPANTE, o OUVINTE poderá passar a ser PARTICIPANTE. Casos como esse serão definidos no dia do evento, com o facilitador do Canto Cidadão.

Ou seja, mesmo que você não seja integrante dos elencos do Canto Cidadão, você poderá participar como ouvinte, nos eventos de preparação continuada.

Neste primeiro semestre, o CantoRia (grupo musical voluntários do Canto Cidadão) terá convidados e convidadas (PILAR A – Alessandra Cino e PILAR B – Diego Salles), em seus grupos de estudos (ensaios), que farão companhia ao regente Wilson de Moraes, no compartilhamento de conceitos e atividades práticas, tanto para aprimoramento do repertório do CantoRia, em si, mas, também, para desenvolvimento das habilidades técnicas dos integrantes do elenco e pessoas inscritas como Ouvintes. Entre os temas técnicos que terão destaque, no primeiro semestre, citamos: percussão corporal e técnicas de respiração. Os(as) convidados(as) se revezarão nos ensaios, que terão sempre a presença do regente.

No dia 15/06, terça-feira, das 19h30 às 21h30, o tema do grupo de estudos será “Dicas e Técnicas Musicais”, com Diego Salles e Wilson Moraes.

Sobre os(as) facilitadores(as)

Alessandra Cino tem Bacharelado em Artes Cênicas – Interpretação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, a ECA-USP. Também, é formada em Canto erudito pela ULM – Escola livre de Música “Tom Jobim”. Há cerca de 15 anos trabalha como professora de técnicas vocais e teatro em oficinas, cursos e produções artísticas, além de participar de temporadas de narração de histórias.

Diego Salles leciona piano, canto, teoria, percepção musical, rítmica e regência. É pianista graduado pela Unesp – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – no curso de Música Instrumento Piano (MIP); é formado em teoria, percepção musical e piano pela “Escola Municipal Livre de Música Edmundo Ramos Barbosa” (EMLM); teoria, percepção e harmonia pela “Escola Municipal de Música de São Paulo” (EMM). Atuou como regente no “Coral Underground” (coro fundado por ele) durante 2 anos na “Escola de Música e estúdio Underground”. No Teatro Musical foi Diretor Residente do Musical “Madagascar: uma aventura musical”, que esteve em cartaz no “Theatro Net” em 2019 e atualmente é Diretor Musical do “Nautopia” – musical autoral brasileiro do compositor/autor Daniel Salve.

Wilson de Moraes é ator, com habilitação pelo Instituto Emilio Fontana. Tem curso de dublagem nos estúdios BKS. Radialista pela Rádioficina. É músico instrumentista (piano, violão e canto). Realizou diversos workshops e oficinas: Dança-teatro-improviso com Cristiane Paoli Quito; Interpretação com Beto Silveira; Encenação teatral, com Marcos Bulhões; Dança contemporânea com várias companhias no CEU Cidade Dutra; A voz da célula, na BMC; O ator sem caráter, com Julio Adrião no Sesc Pinheiros; A máscara em cena, Fabio Caniatto. Participou do projeto “Devorando Hamlet”, com coordenação de Marcos Bulhões. Atua, desde 2011, na ONG Canto Cidadão, como regente do CantoRia, programa que leva corais itinerantes e interativos a hospitais. . Na mesma organização, atua na produção do programa sociocultural “Arte em todo Canto – Hospitais”, que leva teatro a hospitais, desde 2008.

Inscreva-se pelo formulário eletrônico

Para se inscrever como ouvinte em um ou mais encontros de “Conceitos e práticas para canto em grupos”, com Alessandra Cino, Diego Salles e Wilson de Moraes, clique no botão, abaixo. Para ver a agenda completa do CantoEduca, clique aqui.