[CantoEduca Online] “Experimentando obras de arte no corpo”, minioficina de expressão corporal, com Amanda Chaptiska

24 junho 2020 Artes

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Ferring Pharmaceuticals, Urubupungá Turismo, Yakult e Canto Cidadão apresentam: CantoEduca Online e Gratuito.

Seguimos com a vontade de compartilhar bons encontros, por meio de eventos de sensibilização, informação e educação. No dia 24 de junho de 2020, quarta, das 19h às 21h, teremos uma minioficina sobre expressão corporal, com Amanda Chaptiska.

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece capacitação continuada, sobre temas que elevam a vida, por meio da oferta de palestras, oficinas e outros eventos, gratuitamente, à comunidade, assim como aos integrantes do voluntariado da organização. Os temas são relacionados a expressões artísticas e ao comportamento humano.

Evento: “Experimentando obras de arte no corpo”, dia 24 de junho (qua.), das 19 às 21h

Partindo da premissa de que a circunstância de isolamento social nos força a modificar nossas rotinas e as formas de viver que estávamos condicionados e a partir do contato com dois artistas sul americanos – Rita Ponce de León, que tem como característica a criação de instalações interativas, e Franz Weissmann, cujo trabalho explora a relação com o espaço vazio enquanto forma – a oficina propõe elaborar, junto aos participantes, ferramentas para enfrentar esta nova realidade; romper com a ideia de produtividade como única maneira de relação com o mundo.

Temos por objetivo transformar suas obras em uma experiência viva de modificação do espaço com nossos próprios corpos a partir dos objetos disponíveis em nossas casas. Utilizando de dispositivos improvisacionais exploraremos objetos domésticos para descobrirmos quais novos diálogos possíveis além dos seus usos convencionais. “Como podemos usar esses objetos de maneira não produtiva?”.

A oficina então dialoga com artistas visuais a fim de transformar nossa relação com a rotina, permitindo novas leituras e reconhecimentos do corpo no abrir espaços dentro do confinamento a fim de poetizar as reflexões propostas pelo isolamento como possibilidade de expandir nossos cenários para além de seus aspectos formais acessando leituras subjetivas.

A oficina se divide em três momentos: primeiro por um momento de aquecimento e reconhecimento corporal, sob a dinâmica das articulações e percepção dos apoios gastos nos assentos e outros suportes usados na rotina do confinamento; seguindo a investigação corporal agora sob o olhar não produtivo dos objetos domésticos a fim de chegar no segundo momento onde será apresentada a obra de Rita Poncé de Leon “En forma de nosotros” e suas instalações interativas, cujo trabalho instiga os visitantes a experimentar diferentes atitudes corporais e modos de se relacionar com os sentidos, a obra e o espaço; no terceiro momento, caminhando sobre o estudo de molduras propostas pela própria tela do celular e estruturas, como portas e janelas, exploraremos os espaços vazios como possibilidade de criação chegando no trabalho de Franz Weissmann, na exploração do vazio enquanto forma. Ao final da oficina haverá um momento de troca e partilha das imagens e sensações vivenciadas.

Se possível, obter uma folha de papel e uma tesoura para a realização da oficina.

Minicurrículo da Facilitadora

Amanda Chaptiska é professora, atriz, cantora e dançarina. Graduada em Arte-Teatro, pela UNESP – Instituto de Artes e pelo Teatro Escola Macunaíma, no curso de preparação de atores e atrizes. Já participou de diversas produções artísticas, como atriz, cantora e produtora, assim como atua como professora de teatro, para crianças e adultos.

Informações gerais

  • Dia e horário: 24 de junho, quarta, das 19 às 21h;
  • Plataforma: Zoom;
  • Evento GRATUITO;
  • Número máximo de participantes simultâneos: 100.

Orientações para participação:

  • ID da reunião: 883 7593 9330
  • Senha: CE24Junho
  • Como acessar a plataforma Zoom: o Zoom é uma plataforma de chamadas virtuais simultâneas e para seu uso é necessário fazer o download do aplicativo, tanto no Celular, quanto no Computador.
  • 📱Se você for acessar via CELULAR, é necessário baixar o aplicativo pela lojinha do seu aparelho. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).
  • 🖥️ Se você for acessar via COMPUTADOR, também é necessário baixar o aplicativo, disponível no site do Zoom. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).