[CantoEduca Online] Grupo de Estudos “Canto em Grupos – Conceitos e práticas”, encontro #10, em 14/10/21, às 19h30

14 outubro 2021 Artes

Olá, como você está? Esperamos que bem! Sejam bem-vindas e bem-vindos ao formulário de inscrições para os GRUPOS DE ESTUDOS do CantoRia, grupo musical voluntário do Canto Cidadão, para o segundo semestre de 2021.

Este caminho é para a inscrição de OUVINTES, ou seja, pessoas da comunidade, em geral, interessadas em participar dos encontros. Os integrantes do elenco se inscrevem por outro caminho. Por favor, pedimos atenção às instruções. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail info@cantocidadao.org.br.

Com relação ao tipo de participação, nestes eventos, as(os) PARTICIPANTES serão, prioritariamente, integrantes dos elencos voluntários de música do Canto Cidadão. Estas pessoas vão participar ativamente dos encontros, com câmera ligada e interação constante, nas discussões e dinâmicas. Já, a participação como OUVINTE, que se estende a pessoas interessadas, em geral, se dá para aquelas pessoas que participam como espectadores, observando a transmissão dos conceitos e a realização das atividades práticas. Se, por ventura, no dia do evento, o facilitador convidar um ou mais ouvintes à participação, ficará a cargo da pessoa convidada a decisão de participar.

“Canto em Grupos – Conceitos e práticas”, encontro #10, em 14/10/21, (qui.), das 19h30 às 21h30

Data e horário: 14/10/21, (qui.), das 19h30 às 21h30

Neste semestre, os grupos de estudos do CantoRia (grupo musical voluntários do Canto Cidadão) terão a condução do regente Wilson de Moraes, com o compartilhamento de conceitos e atividades práticas, tanto para aprimoramento do repertório do grupo, em si, mas, também, para desenvolvimento das habilidades técnicas dos integrantes do elenco e pessoas inscritas como Ouvintes.

Temas abordados, ao longo dos encontros:

  • Postura, articulação, alongamentos e aquecimentos vocais e corporais;
  • Técnicas respiratórias;
  • Canto coral: classificação vocal, composição coral, tipos de coral;
  • Características do som: duração, intensidade, timbre;
  • Elementos básicos da música: melodia, harmonia e ritmo;
  • A velocidade da música: lento, moderado, rápido;
  • Higiene vocal;
  • Perfil do coralista;
  • Pesquisa de sons corporais;
  • Ensaios contínuos das músicas que compõem o repertório do grupo.

Sobre o facilitador

Wilson de Moraes é músico instrumentista (piano, violão e canto). Também, é ator, com habilitação pelo Instituto Emilio Fontana. Tem curso de dublagem nos estúdios BKS. Radialista pela Rádioficina. Realizou diversos workshops e oficinas: Dança-teatro-improviso com Cristiane Paoli Quito; Interpretação com Beto Silveira; Encenação teatral, com Marcos Bulhões; Dança contemporânea com várias companhias no CEU Cidade Dutra; A voz da célula, na BMC; O ator sem caráter, com Julio Adrião no Sesc Pinheiros; A máscara em cena, Fabio Caniatto. Participou do projeto “Devorando Hamlet”, com coordenação de Marcos Bulhões. Atua, desde 2011, na ONG Canto Cidadão, como regente do CantoRia, programa que leva corais itinerantes e interativos a hospitais. . Na mesma organização, atua na produção do programa sociocultural “Arte em todo Canto – Hospitais”, que leva teatro a hospitais, desde 2008.

Inscreva-se pelo formulário eletrônico

Para se inscrever como ouvinte em um ou mais encontros de “Conceitos e práticas para canto em grupos”, com Wilson de Moraes e elenco do CantoRia, clique no botão, abaixo. Para ver a agenda completa do CantoEduca, clique aqui.