[CantoEduca Online] Grupo de Estudos “Comunicação Expressiva”, com Felipe Mello, ciclo #01, início em 11/08/2021 (três encontros)

11 agosto 2021 artes | cidadania | comportamento | educação

Olá! Seja bem-vinda e bem-vindo. Vamos para mais um Grupo de Estudos do CantoEduca 2021! Viva! Tem muita coisa legal para acontecer, ainda, este ano. Seguimos com a vontade de compartilhar bons encontros, por meio de eventos de sensibilização, informação e educação. Aqui, apresentamos o Grupo de Estudos “Comunicação Expressiva”, que será facilitado por Felipe Mello, nos dias 11, 18 e 25 de agosto, quartas-feiras, das 19h às 21h. Saiba tudo, a seguir, e venha!

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece capacitação continuada, sobre temas que elevam a vida, por meio da oferta de palestras, oficinas e outros eventos, gratuitamente, à comunidade, assim como aos integrantes do voluntariado da organização. Os temas são relacionados a expressões artísticas e ao comportamento humano.

O que são os Grupos de Estudos do CantoEduca e quem pode participar?

Os Grupos de Estudos são eventos que fazem parte do processo de preparação continuada dos(as) integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão. Mas, também, de forma complementar, oferecemos vagas para pessoas interessadas, em geral, em especial na condição de ouvinte (confira abaixo). Por meio desses eventos, colocamos os(as) integrantes em contato com profissionais que contribuem para o fortalecimento das técnicas e comportamentos importantes relacionados às manifestações artísticas dos programas regulares da organização, em especial palhaçaria, música, narração de histórias, artes cênicas e outras. Estes eventos podem acontecer em ciclos de 1, 2, 3 ou mais encontros.

FORMAS DE PARTICIPAR:

  • As pessoas inscritas como PARTICIPANTES serão, prioritariamente, integrantes dos elencos voluntários dos programas socioculturais do Canto Cidadão. Estas pessoas vão participar ativamente dos encontros, com câmera ligada e interação constante, nas discussões e dinâmicas;
  • As pessoas inscritas como OUVINTES serão interessadas, em geral, não necessariamente voluntárias da organização, participarão como espectadores, observando a transmissão dos conceitos e a realização das atividades práticas, com câmera e áudio desligada. Se, por ventura, no dia do evento, o facilitador convidar um ou mais ouvintes à participação, ficará a cargo da pessoa convidada a decisão de participar.

Evento: “Comunicação Expressiva”, com Felipe Mello, nos dias 11, 18 e 25 de agosto, quartas-feiras, das 19h às 21h

Dias e horários do evento: 11, 18 e 25 de agosto, quartas-feiras, das 19h às 21h.

A oficina é indicada a quem deseja conhecer, refletir e praticar algumas ideias, conceitos, inspirações e técnicas capazes de contribuir para o aprimoramento da expressividade da comunicação, no ambiente profissional, pessoal ou social. De forma interativa, os participantes serão estimulados em sua assertividade, potência e expressividade comunicacional, por meio de conteúdos, exercícios e vivências relacionadas à oratória, escutatória, teatro, palhaçaria e outras técnicas. 

PRINCIPAIS TEMAS

  • Por que comunicar? Autoconhecimento, propósito e relacionamentos interpessoais;
  • Comunicação é um dom? Quem pode se comunicador bem?;
  • Pontos essenciais de uma comunicação expressiva;
  • Pontes com a plateia/interlocutor: preparação, entusiasmo, conteúdo e troca;
  • Contribuições da Assertividade e da Comunicação Não-Violenta;
  • Técnicas que podem fortalecer a expressividade da comunicação;
  • Espontaneidade, autenticidade, descontração e impacto.

CARACTERÍSTICAS

  • Respeito ao momento de cada participante, com trabalho em conjunto para criação do clima adequado, para o fortalecimento das habilidades de todos;
  • Interatividade, com diversos momentos de exercícios práticos dos conceitos apresentados;
  • Descontração, com um clima leve e acolhedor, para estimular a participação;
  • Conceitos trazidos à vida cotidiana, permitindo a instrumentalização dos participantes;
  • Abordagem das questões relacionadas à comunicação a partir de diversos estímulos, por exemplo: jogos teatrais, oratória, palhaçaria, narração de histórias e outras.

Minicurrículo do Facilitador

Felipe Mello é fundador do Canto Cidadão, que desde 2002 já levou Arte a mais de três milhões de pessoas em escolas e hospitais, em várias localidades do Brasil e do mundo, em especial na Grande São Paulo.

Além da preparação prática relacionada ao Protagonismo, Autoconhecimento, Ética, Criatividade e Inovação e Colaboração, Felipe tem mestrado pela Cásper Líbero e graduação em Comunicação pela ESPM. Também é ator formado pelo Célia Helena e fez uma especialização em Cambridge, na Inglaterra.

Hoje, além de fazer a gestão da ONG de forma voluntária, é palestrante e facilitador de oficinas em diversas empresas de grande porte. Ainda, vem colecionando diversas experiências marcantes: mudanças profissionais radicais, criação de duas empresas, atuação como palhaço de hospital, viagens internacionais para realização de ações sociais, apresentação de programas de rádio e televisão, atuação em peças teatrais, peregrinação de 900 quilômetros rumo a Santiago de Compostela, entre outras.

Informações gerais

Dias e horários: 11, 18 e 25 de agosto, quartas-feiras, das 19h às 21h;

Plataforma: Zoom;

Evento GRATUITO;

Número máximo de participantes simultâneos:

  • Até 12 pessoas como PARTICIPANTES: inscrição por outro formulário, para voluntários do Canto Cidadão;
  • Até 20 pessoas como OUVINTES: inscrição pelo formulário disponível, pelo botão, abaixo.

Orientações para participação

Para se inscrever como ouvinte em um ou mais encontros de “Comunicação Expressiva”, com Felipe Mello, clique no botão, abaixo. Para ver a agenda completa do CantoEduca, clique aqui.