[CantoEduca Online] Grupo de Estudos “Jogos, dinâmicas e brincadeiras”, com Isabela Mello – Ciclo #03, início em 05/10/2021 às 15h (dois encontros)

5 outubro 2021 Artes

Olá! Seja bem-vinda e bem-vindo. Vamos para mais um Grupo de Estudos do CantoEduca 2021! Viva! Tem muita coisa legal para acontecer, ainda, este ano. Seguimos com a vontade de compartilhar bons encontros, por meio de eventos de sensibilização, informação e educação. Aqui, apresentamos o “Jogos, dinâmicas e brincadeiras”, com Isabela Mello, às terças-feiras, nos dias 05 e 19 de outubro, das 15h às 18h. Saiba tudo, a seguir, e venha!

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece capacitação continuada, sobre temas que elevam a vida, por meio da oferta de palestras, oficinas e outros eventos, gratuitamente, à comunidade, assim como aos integrantes do voluntariado da organização. Os temas são relacionados a expressões artísticas e ao comportamento humano.

O que são os Grupos de Estudos do CantoEduca e quem pode participar?

Os Grupos de Estudos são eventos que fazem parte do processo de preparação continuada dos(as) integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão. Mas, também, de forma complementar, oferecemos vagas para pessoas interessadas, em geral, em especial na condição de ouvinte (confira abaixo). Por meio desses eventos, colocamos os(as) integrantes em contato com profissionais que contribuem para o fortalecimento das técnicas e comportamentos importantes relacionados às manifestações artísticas dos programas regulares da organização, em especial palhaçaria, música, narração de histórias, artes cênicas e outras. Estes eventos podem acontecer em ciclos de 1, 2, 3 ou mais encontros.

FORMAS DE PARTICIPAR:

  • As pessoas inscritas como PARTICIPANTES serão, prioritariamente, integrantes dos elencos voluntários dos programas socioculturais do Canto Cidadão. Estas pessoas vão participar ativamente dos encontros, com câmera ligada e interação constante, nas discussões e dinâmicas;
  • As pessoas inscritas como OUVINTES serão interessadas, em geral, não necessariamente voluntárias da organização, participarão como espectadores, observando a transmissão dos conceitos e a realização das atividades práticas, com câmera e áudio desligada. Se, por ventura, no dia do evento, o facilitador convidar um ou mais ouvintes à participação, ficará a cargo da pessoa convidada a decisão de participar.

“Jogos, dinâmicas e brincadeiras”, com Isabela Mello, em 05 e 19 de outubro (ter.), das 15h às 18h

Data e horário: 05 e 19 de outubro, terça-feira, das 15h às 18h

Neste Grupo de Estudos, serão abordados temas relacionados à importância do brincar e da ludicidade para o desenvolvimento da criança e do adolescente, assim como a importância dessas práticas para adultos e idosos em diferentes contextos. Dividido em dois encontros, serão trabalhadas algumas questões teóricas para criar a base da discussão, porém, a majoritária parcela dos encontros será dedicada para a experimentação prática de brincadeiras, assim como debates relacionados à elas. Todas as propostas trarão debates acerca de atividades virtuais, presenciais e híbridas, compreendendo o momento em que vivemos no país, assim como exercícios práticos e, claro: muitos jogos, dinâmicas e brincadeiras!

Temas abordados, ao longo dos encontros:

  • Teoria do Brincar;
  • Importância da Ludicidade em diferentes contextos;
  • Brincadeiras Nacionais;
  • Brincadeiras Internacionais;
  • Dicas para atividades Presenciais e Virtuais: como adaptar uma brincadeira?;
  • Exercícios práticos de criação.

Sobre a facilitadora

Isabela Mello é formanda no curso de Licenciatura em Pedagogia no Instituto Singularidades (conclusão em julho de 2021) e, desde 2018, realiza atividades internas no Canto Cidadão. Iniciou seu processo dentro da organização na parte de Identidade Visual, produzindo peças de divulgação e acompanhamento de materiais de comunicação. Ainda em 2018, participou do primeiro processo de treinamento do programa sociocultural EnCanta e, desde então, realiza a coordenação do programa, ministrando treinamentos e realizando o contato diário com hospitais, instituições parceiras e voluntários(as) da organização. Além dos treinamentos, participa dos eventos de formação continuada do time de voluntários, com assuntos relacionados à Contação e Estudo de Histórias. Fora do Canto Cidadão, já ministrou formações com alunos de universidade e em empresas de porte nacional nas áreas de voluntariado.

Inscreva-se pelo formulário eletrônico

Para se inscrever como ouvinte em um ou mais encontros de “Jogos, dinâmicas e brincadeiras”, com Isabela Mello, clique no botão, abaixo. Para ver a agenda completa do CantoEduca, clique aqui.