[CantoEduca Online] Grupo de Estudos “OPPA – Oficina de Preparação para Palhaçaria”, com Felipe Mello, em 11/09/21 (encontro único)

11 setembro 2021 Artes

Olá! Seja bem-vinda e bem-vindo. Vamos para mais um Grupo de Estudos do CantoEduca 2021! Viva! Tem muita coisa legal para acontecer, ainda, este ano. Seguimos com a vontade de compartilhar bons encontros, por meio de eventos de sensibilização, informação e educação. Aqui, apresentamos o Grupo de Estudos “Comunicação Expressiva”, que será facilitado por Felipe Mello, no dia 11 de setembro, sábado, das 16h às 18h30. Saiba tudo, a seguir, e venha!

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece capacitação continuada, sobre temas que elevam a vida, por meio da oferta de palestras, oficinas e outros eventos, gratuitamente, à comunidade, assim como aos integrantes do voluntariado da organização. Os temas são relacionados a expressões artísticas e ao comportamento humano.

O que são os Grupos de Estudos do CantoEduca e quem pode participar?

Os Grupos de Estudos são eventos que fazem parte do processo de preparação continuada dos(as) integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão. Mas, também, de forma complementar, oferecemos vagas para pessoas interessadas, em geral, em especial na condição de ouvinte (confira abaixo). Por meio desses eventos, colocamos os(as) integrantes em contato com profissionais que contribuem para o fortalecimento das técnicas e comportamentos importantes relacionados às manifestações artísticas dos programas regulares da organização, em especial palhaçaria, música, narração de histórias, artes cênicas e outras. Estes eventos podem acontecer em ciclos de 1, 2, 3 ou mais encontros.

FORMAS DE PARTICIPAR:

  • As pessoas inscritas como PARTICIPANTES serão, prioritariamente, integrantes do elencos voluntário de palhaçaria do Canto Cidadão. Estas pessoas vão participar ativamente dos encontros, com câmera ligada e interação constante, nas discussões e dinâmicas;
  • As pessoas inscritas como OUVINTES serão interessadas, em geral, não necessariamente voluntárias da organização, e participarão como espectadores, observando a transmissão dos conceitos e a realização das atividades práticas, com câmera e áudio desligada. Se, por ventura, no dia do evento, o facilitador convidar um ou mais ouvintes à participação, ficará a cargo da pessoa convidada a decisão de participar.

Evento: “OPPA – Oficina de Preparação para Palhaçaria”, com Felipe Mello, em 11 de setembro, sábado, das 16h às 18h30

Dia e horário do evento: 11 de setembro, sábado, das 16h às 18h30.

O evento se propõe à preparação contínua das(os) integrantes do elenco de palhaçaria do Canto Cidadão, que realiza atividades em hospitais e outras instituições, de forma presencial e online (durante a pandemia). O evento também receberá convidadas(os) externos, como participantes especiais (ouvintes). O evento buscará oferecer os seguintes elementos, com mais ênfase para os momentos práticos:

  • Dinâmicas e jogos de palhaçaria, artes cênicas, improviso e outros;
  • Exercícios de criação de cenas de palhaçaria;
  • Criação de repertório para atuação online e presencial;
  • Integração entre as pessoas participantes;
  • Compartilhamento e troca de ideias sobre conceitos e técnicas de palhaçaria.

CARACTERÍSTICAS

  • Respeito ao momento de cada participante, com trabalho em conjunto para criação do clima adequado, para o fortalecimento das habilidades de todos;
  • Interatividade, com diversos momentos de exercícios práticos dos conceitos apresentados;
  • Descontração, com um clima leve e acolhedor, para estimular a participação.

Minicurrículo do Facilitador

Felipe Mello é fundador do Canto Cidadão, que desde 2002 já levou Arte a mais de três milhões de pessoas em escolas e hospitais, em várias localidades do Brasil e do mundo, em especial na Grande São Paulo.

Além da preparação prática relacionada ao Protagonismo, Autoconhecimento, Ética, Criatividade e Inovação e Colaboração, Felipe tem mestrado pela Cásper Líbero e graduação em Comunicação pela ESPM. Também é ator formado pelo Célia Helena e fez uma especialização em Cambridge, na Inglaterra.

Hoje, além de fazer a gestão da ONG de forma voluntária, é palestrante e facilitador de oficinas em diversas empresas de grande porte. Ainda, vem colecionando diversas experiências marcantes: mudanças profissionais radicais, criação de duas empresas, atuação como palhaço de hospital, viagens internacionais para realização de ações sociais, apresentação de programas de rádio e televisão, atuação em peças teatrais, peregrinação de 900 quilômetros rumo a Santiago de Compostela, entre outras.

Informações gerais

Dias e horários: 11 de setembro, sábado, das 16h às 18h30.

Plataforma: Zoom;

Evento GRATUITO;

Número máximo de participantes simultâneos:

  • Até 12 pessoas como PARTICIPANTES: inscrição por outro formulário, para voluntários do Canto Cidadão;
  • Até 20 pessoas como OUVINTES: inscrição pelo formulário disponível, pelo botão, abaixo.

Orientações para participação

Para se inscrever como ouvinte nesta edição da “OPPA”, com Felipe Mello, clique no botão, abaixo. Para ver a agenda completa do CantoEduca, clique aqui.