[CantoEduca Online] Grupo de Estudos “Primeiros passos pra cantar melhor”, com Wilson de Moraes, ciclo #01, início em 05/08/21 (três encontros)

5 agosto 2021 artes | cidadania | comportamento | educação

Olá! Seja bem-vinda e bem-vindo. Vamos para mais um Grupo de Estudos do CantoEduca 2021! Viva! Tem muita coisa legal para acontecer, ainda, este ano. Seguimos com a vontade de compartilhar bons encontros, por meio de eventos de sensibilização, informação e educação. Aqui, apresentamos o Grupo de Estudos “Primeiros passos pra cantar melhor”, com Wilson de Moraes, nos dias 05, 12 e 19 de agosto, quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. Saiba tudo, a seguir, e venha!

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece capacitação continuada, sobre temas que elevam a vida, por meio da oferta de palestras, oficinas e outros eventos, gratuitamente, à comunidade, assim como aos integrantes do voluntariado da organização. Os temas são relacionados a expressões artísticas e ao comportamento humano.

O que são os Grupos de Estudos do CantoEduca e quem pode participar?

Os Grupos de Estudos são eventos que fazem parte do processo de preparação continuada dos(as) integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão. Mas, também, de forma complementar, oferecemos vagas para pessoas interessadas, em geral, em especial na condição de ouvinte (confira abaixo). Por meio desses eventos, colocamos os(as) integrantes em contato com profissionais que contribuem para o fortalecimento das técnicas e comportamentos importantes relacionados às manifestações artísticas dos programas regulares da organização, em especial palhaçaria, música, narração de histórias, artes cênicas e outras. Estes eventos podem acontecer em ciclos de 1, 2, 3 ou mais encontros.

FORMAS DE PARTICIPAR:

  • As pessoas inscritas como PARTICIPANTES serão, prioritariamente, integrantes do elencos voluntário de palhaçaria do Canto Cidadão. Estas pessoas vão participar ativamente dos encontros, com câmera ligada e interação constante, nas discussões e dinâmicas;
  • As pessoas inscritas como OUVINTES serão interessadas, em geral, não necessariamente voluntárias da organização, e participarão como espectadores, observando a transmissão dos conceitos e a realização das atividades práticas, com câmera e áudio desligada. Se, por ventura, no dia do evento, o facilitador convidar um ou mais ouvintes à participação, ficará a cargo da pessoa convidada a decisão de participar.

Evento: “Primeiros passos pra cantar melhor”, com Wilson de Moraes, nos dias 05, 12 e 19 de agosto, quintas-feiras, das 19h30 às 21h30

Dias e horários do evento: 05, 12 e 19 de agosto, quintas-feiras, das 19h30 às 21h30.

O evento se propõe a oferecer às pessoas participantes um contato inicial com elementos importantes para o aprimoramento do canto, em nível básico, com compartilhamento de conceitos e muitos momentos práticos. O evento é destinado a integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão, mas, também, receberá convidadas(os) externos, como participantes especiais (ouvintes). O evento buscará oferecer os seguintes elementos, com mais ênfase para os momentos práticos:

  • Saúde da voz: entrando em contato com cuidados essenciais para uma voz saudável;
  • Postura: colocando o corpo (respiração, expressão corporal) à disposição da música;
  • Ressonância: descobrindo as possibilidades de cada voz;
  • Tonalidade: descobrindo o que é e qual é o melhor tom para cada voz;
  • Percepção melódica: compreendendo o que a melodia/ritmo pedem de quem vai cantar.

CARACTERÍSTICAS

  • Respeito ao momento de cada participante, com trabalho em conjunto para criação do clima adequado, para o fortalecimento das habilidades de todos;
  • Interatividade, com diversos momentos de exercícios práticos dos conceitos apresentados;
  • Descontração, com um clima leve e acolhedor, para estimular a participação.

Minicurrículo do Facilitador

Wilson de Moraes é músico instrumentista (piano, violão e canto). Também, é ator, com habilitação pelo Instituto Emilio Fontana. Formado em Regência Coral pela ETEC de Artes. Tem curso de dublagem nos estúdios BKS. Radialista pela Rádioficina. Realizou diversos workshops e oficinas: Dança-teatro-improviso com Cristiane Paoli Quito; Interpretação com Beto Silveira; Encenação teatral, com Marcos Bulhões; Dança contemporânea com várias companhias no CEU Cidade Dutra; A voz da célula, na BMC; O ator sem caráter, com Julio Adrião no Sesc Pinheiros; A máscara em cena, Fabio Caniatto. Participou do projeto “Devorando Hamlet”, com coordenação de Marcos Bulhões. Atua, desde 2011, na ONG Canto Cidadão, como regente do CantoRia, programa que leva corais itinerantes e interativos a hospitais. . Na mesma organização, atua na produção do programa sociocultural “Arte em todo Canto – Hospitais”, que leva teatro a hospitais, desde 2008.

Informações gerais

Dias e horários: 05, 12 e 19 de agosto, quintas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Plataforma: Zoom;

Evento GRATUITO;

Número máximo de participantes simultâneos:

  • Até 12 pessoas como PARTICIPANTES: inscrição por outro formulário, para voluntários do Canto Cidadão;
  • Até 20 pessoas como OUVINTES: inscrição pelo formulário disponível, pelo botão, abaixo.

Orientações para participação

Para se inscrever como ouvinte nesta edição da “Primeiros passos pra cantar melhor”, com Wilson de Moraes, clique no botão, abaixo. Para ver a agenda completa do CantoEduca, clique aqui.