[CantoEduca Online] “Improvisação com objetos”, minioficina de artes cênicas, com Rita Cavassana

21 outubro 2020 Artes

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Ferring Pharmaceuticals, Urubupungá Turismo, Yakult e Canto Cidadão apresentam: CantoEduca Online e Gratuito.

Seguimos com a vontade de compartilhar bons encontros, por meio de eventos de sensibilização, informação e educação. No dia 21 de outubro de 2020, quarta, das 19h às 21h, teremos uma minioficina sobre artes cênicas e improviso, com Rita Cavassana.

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece capacitação continuada, sobre temas que elevam a vida, por meio da oferta de palestras, oficinas e outros eventos, gratuitamente, à comunidade, assim como aos integrantes do voluntariado da organização. Os temas são relacionados a expressões artísticas e ao comportamento humano.

Evento: “Improvisação com objetos”, minioficina sobre artes cênicas, com Rita Cavassana, no dia 21 de outubro (qua.), das 19 às 21h

A oficina abordará o objeto como uma ferramenta de criação de vínculos e de troca simbólica junto à criança, e pretende por meio do objeto o exercício das relações de improvisação, entre os participantes. Os objetivos gerais da oficina são:

  • Treinar as relações de ludicidade, por meio de objetos;
  • Apresentar a manipulação de objeto, como forma de interação com crianças;
  • Refletir sobre a criação de laços de confiança e troca simbólicas, por meio do objeto.

Resumo do embasamento teórico e aplicabilidade prática:

A prática de manipulação de objetos como uma ferramenta para criar laço afetivo e de confiança, contribui para a relação de proximidade e a troca simbólica entre o artista e a criança. A oficina tem como embasamento teórico alguns pressupostos das artes integradas e artes corpo, mas sobretudo da relação a importância dos objetos lúdicos e do brinquedo como uma forma de aprendizagem e troca simbólica que na educação infantil é valorizada. Os teóricos que nos guiam nesta prática são Viola Spolin (“O jogo teatral no livro do diretor”) e Walter Benjamin (“A hora das crianças”).

Minicurrículo da Facilitadora

Rita Cavassana é arte educadora e pesquisadora nas linguagens de Teatro, Dança contemporânea e Artes Visuais. Bacharel
em Comunicação Das Artes do Corpo – Habilitação: Dança, Teatro e Performance (PUC-SP). Especialista em Arte Educação / Linguagens das Artes (USP). Mestra em Artes Cênicas (UFRN). Cursa Licenciatura em Artes Visuais (Uniplena).

Informações gerais

  • Dia e horário: 21 de outubro, quarta, das 19 às 21h;
  • Plataforma: Zoom;
  • Evento GRATUITO;
  • Número máximo de participantes simultâneos: 100.

Orientações para participação:

  • ID da reunião: 830 5008 9775
  • Senha: CE21OUT
  • Como acessar a plataforma Zoom: o Zoom é uma plataforma de chamadas virtuais simultâneas e para seu uso é necessário fazer o download do aplicativo, tanto no Celular, quanto no Computador.
  • 📱Se você for acessar via CELULAR, é necessário baixar o aplicativo pela lojinha do seu aparelho. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).
  • 🖥️ Se você for acessar via COMPUTADOR, também é necessário baixar o aplicativo, disponível no site do Zoom. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).