[CantoEduca Online] MiniOficina sobre “Narração de Histórias”, com Drika Nunes, no dia 07 de junho de 2021, às 19h

7 junho 2021 Artes

Olá! Seja bem-vinda e bem-vindo. Pois bem, vamos para mais um evento do CantoEduca 2021? Viva! Tem muita coisa legal para acontecer, este ano. Seguimos com a vontade de compartilhar bons encontros, por meio de eventos de sensibilização, informação e educação. No dia 07 de junho de 2021, SEGUNDA, das 19h às 21h30, teremos uma minioficina online e GRATUITA, sobre narração de histórias, com Drika Nunes. Saiba tudo, a seguir, e venha!

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece capacitação continuada, sobre temas que elevam a vida, por meio da oferta de palestras, oficinas e outros eventos, gratuitamente, à comunidade, assim como aos integrantes do voluntariado da organização. Os temas são relacionados a expressões artísticas e ao comportamento humano.

Evento: “Narração de Histórias”, com Drika Nunes, no dia 07 de junho (seg.), das 19h às 21h30

Contar histórias é possivelmente uma das mais antigas manifestações artísticas da humanidade. Nossos ancestrais primitivos já contavam suas histórias através de desenhos rupestres, os indígenas se reuniam em círculos para transmitir sua cultura e rituais. A criança tem seu primeiro contato com o mundo, pela boca e a partir da boca, seu primeiro contato com o texto oral/oralidade. Ouvir e contar histórias produz em nós as mais diversas emoções. Acionamos sistemas representacionais: visual, cinestésico, auditivo conforme recebemos estímulos externos que são registrados em nossa fisiologia.

Metodologia ON LINE: A apresentação do tema se dará a partir do que é memória, de como trazemos a força de nossa ancestralidade inclusive em nosso nome ancorada em quem somos e na presença do que estamos fazendo. Abordaremos os inícios e términos nas histórias, a abertura desse portal imaginário e das possibilidades de encontro por meio e através dos afetos e de reflexões do eu contador. Os participantes serão estimulados a buscarem a origem e a história do próprio nome e a trazerem a presença para a potência do encontro pela arte do narrar e encantar.

Aplicabilidade: despertar a escuta para as possíveis histórias do dia-a-dia, tomar consciência do que é ter um corpo em prontidão, aprender alguns exercícios que cuidam da voz, criar a partir de pequenos gatilhos, estar confortável no olho a olho e nos silêncios que também são narrativos, a verdade com que eu entrego uma história nessa arte do encontro.

Minicurrículo da Facilitadora

Drika Nunes é comunicóloga, atriz, contadora de histórias e mediadora de leitura. Atua nas artes narrativas desde 2010 e possui várias formações nacionais e internacionais. Também formada e capacitada pelo método Ivaldo Bertazzo – reeducação do movimento. Aprovada pelo edital da Prefeitura de São Paulo – Secretária Municipal de Cultura em 2018/2019 com as oficinas: “Entrelinhas e Palavras, Metáforas do Contar!” e “Vozes do Tempo, um Tempo de Redescobertas!”. É professora de Literatura Viva, mediação e narração de histórias no projeto Metamorfoses na ONG Casulo e na Associação Crescer Sempre Educação em Parceria da Cia. Porto Seguro de Seguros. Diretora e criadora da Cia. Hespérides ao lado de Vanessa Meriqui, narra histórias e promove leitura e literatura infanto-juvenil para diversos públicos em: teatros, bibliotecas, centros culturais, escolas, festivais, feiras literárias, livrarias e outros.

Informações gerais

  • Dia e horário: 07 de junho, segunda, das 19h às 21h30;
  • Plataforma: Zoom;
  • Evento GRATUITO;
  • Número máximo de participantes simultâneos: 40.

Orientações para participação

  • ID da reunião: 864 2620 8548
  • Senha: CE07JUN
  • Como acessar a plataforma Zoom: o Zoom é uma plataforma de chamadas virtuais simultâneas e para seu uso é necessário fazer o download do aplicativo, tanto no Celular, quanto no Computador.
  • 📱Se você for acessar via CELULAR, é necessário baixar o aplicativo pela lojinha do seu aparelho. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).
  • 🖥️ Se você for acessar via COMPUTADOR, também é necessário baixar o aplicativo, disponível no site do Zoom. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).