[CantoEduca Online] “Solte a bruxa que existe em vocês – Criação e interpretação de personagem”, minioficina de artes cênicas, com Marcelo Costa

15 setembro 2020 Artes

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Ferring Pharmaceuticals, Urubupungá Turismo, Yakult e Canto Cidadão apresentam: CantoEduca Online e Gratuito.

Seguimos com a vontade de compartilhar bons encontros, por meio de eventos de sensibilização, informação e educação. No dia 15 de setembro de 2020, terça, das 19h às 21h, teremos uma minioficina sobre artes cênicas e criação e interpretação de personagem, com Marcelo Costa.

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece capacitação continuada, sobre temas que elevam a vida, por meio da oferta de palestras, oficinas e outros eventos, gratuitamente, à comunidade, assim como aos integrantes do voluntariado da organização. Os temas são relacionados a expressões artísticas e ao comportamento humano.

Evento: “Solte a bruxa que existe em você – Criação e Interpretação de personagens”, dia 15 de setembro (ter.), das 19 às 21h

O evento foi criado, especificamente, para atores e atrizes iniciantes, assim como pessoas interessadas no tema, que queiram aprimorar ou mesmo conhecer por meio de uma técnica específica um novo caminho dentro de seu fazer artístico na hora da criação de seus personagens. Este método de interpretação poderá ser usado nas três linguagens artísticas de atuação: teatro, cinema e televisão.

O objetivo principal do evento é possibilitar ao participante, por meio do uso da linguagem artística do teatro, uma breve vivência lúdica, através do fazer artístico – o prazer de estar em cena -, permeado por momentos individuais e em grupo de fruição, reflexão e conhecimento, além de possibilitar a ampliação de seu universo cultural.

Alguns objetivos específicos:

  • Gerar novas possibilidades e estratégias dentro da cena;
  • Consciência corporal e descoberta do potencial criativo no campo artístico;
  • Conhecimento prático da Motivação e Objetividade de uma personagem;
  • Ruptura com algumas convenções corporais impostas e existentes na sociedade, que atrapalham na liberdade da criação artística;
  • Conhecimento das diferentes características físicas de uma mesma personagem;
  • Aproximação entre o ego e a essência humana por meio da técnica aplicada;
  • Vivenciar na prática o teatro de Willian Shakespeare.

Minicurrículo da Facilitadora

Marcelo Costa é um diretor teatral e arte-educador brasileiro, com mais de trinta anos de carreira dentro das artes cênicas, entre outras atividades artísticas e culturais. Dentro do projeto Vivência Cultural / Múltiplas Linguagens realizado pela FAFE – Fundação de Apoio a Faculdade de Educação da USP, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, coordenou oficina teatral para docentes das escolas municipais. Atuou como arte-educador em importantes projetos como: Revelando Talentos dentro da Casa de Solidariedade II no ICC – Instituto Criança Cidadã pela FUSSESP – Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo; Enturmando – Circo Escola São Remo; Parceiros do Futuro e Arquimedes. Pelo SESC São Paulo trabalhou nos projetos Alta Voltagem e Tribo Urbana. Produziu e dirigiu os espetáculos teatrais O Buda Quebrado – Exercício no 01; Muita Chuva e Um Bolero; Auto de São Lourenço; Auto da Compadecida. Nestes também fez a dramaturgia: Passando o Chapéu – Tributo a Piaf; O Circo de Seu Bolacha; Os Menestréis do Mar; Entre dois Carnavais; Nelson Ferreira – o Moreno Bom; Sina de Um Povo; Valores Do Passado- “Frevendo” no Presente.

Informações gerais

  • Dia e horário: 15 de setembro, terça, das 19 às 21h;
  • Plataforma: Zoom;
  • Evento GRATUITO;
  • Número máximo de participantes simultâneos: 100.

Orientações para participação:

  • ID da reunião: 889 4375 1219
  • Senha: CE15Set
  • Como acessar a plataforma Zoom: o Zoom é uma plataforma de chamadas virtuais simultâneas e para seu uso é necessário fazer o download do aplicativo, tanto no Celular, quanto no Computador.
  • 📱Se você for acessar via CELULAR, é necessário baixar o aplicativo pela lojinha do seu aparelho. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).
  • 🖥️ Se você for acessar via COMPUTADOR, também é necessário baixar o aplicativo, disponível no site do Zoom. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).