[CantoEduca PRESENCIAL] “Despertando Para a Máscara da Palhaçaria”, com Paola Musatti

5 novembro 2022 Artes

Olá! Seja bem-vinda e bem-vindo! Vamos em frente com os Grupos de Estudos do CantoEduca, na temporada 2022! Viva! Tem muita coisa legal para acontecer. Por aqui, está cada vez mais potente a vontade de construir espaços de compartilhamento de saberes e sabores que elevem a vida, pela arte, educação e humanitarismo.

Aqui, apresentamos o Encontro 10 do Grupo de Estudos “Despertando Para a Máscara da Palhaçaria”, com Paola Musatti – PRESENCIAL (Sede do Canto Cidadão), que acontecerá no dia 05 de novembro de 2022, sábado, das 10h às 12h30.

Observação 1: serão diversos encontros ao longo do semestre, e as pessoas interessadas podem participar de todos os encontros (caso existam vagas disponíveis) ou podem escolher algumas datas ao longo do percurso. A entrada pode acontecer a qualquer momento do semestre. Quanto mais presença, mais profundidade no mergulho!

Observação 2: a participação de Convidados(as) Externos(as) nesta e em outras oficinas pode ser um caminho para a entrada em nossos elencos artísticos voluntários.

Saiba tudo, a seguir, e venha participar, de forma gratuita e presencial.

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece eventos gratuitos de preparação continuada sobre temas artísticos e comportamentais, com palestras, oficinas e outros formatos, para integrantes dos elencos voluntários da organização, assim como para pessoas da sociedade, em geral.

Por meio desses eventos, colocamos os(as) integrantes em contato com profissionais que contribuem para o fortalecimento das técnicas e comportamentos importantes para o aprimoramento contínuo das atividades artísticas e humanitárias dos programas regulares da organização, em especial pela palhaçaria, música, narração de histórias, artes cênicas e outras.

Evento: Grupo de Estudos PRESENCIAL “Despertando Para a Máscara da Palhaçaria”, com Paola Musatti

Dia e horário: 05 de novembro de 2022 – Encontro 10 | Sábado, das 10h às 12h30 | PRESENCIAL na Sede do Canto Cidadão

Fazer palhaço. Aprender alguns de seus truques, faz sentir-se corporalmente mais livre. Ativar o riso, produzir o inusitado, jogar, descobrir o valor ridente das coisas gratuitas e praticá-las afastam um pouco os tropeços e desencontros da vida. Essa arte milenar ativa o princípio risonho e festivo e tem o poder de encontrar o sublime e o grotesco que reside em cada ser. A facilitadora pretende introduzir a linguagem do palhaço de forma prazerosa, desenvolvendo o interesse da equipe e também aprofundando o conhecimento técnico nesta arte. Serão trabalhados jogos e brincadeiras coletivas visando o entrosamento, conhecimento e divertimento do grupo. Através de exercícios específicos das artes cênicas, das artes circenses trabalharemos conceitos fundamentais da linguagem como o ridículo, a cumplicidade com a plateia, dentre outros tantos milhares.

Quem é a facilitadora?

Paola Musatti , é atriz formada pela Escola de Arte Dramática – USP em 1997. Aprendeu as artes Circenses no Circo Escola Picadeiro em 1992 com Jose Wilson Leite e Acrobático Fratelli. Nesse mesmo ano fundam a Cia Cênica Nau de Ícaros. Trabalha com a linguagem do palhaço há mais 25 anos. Foi integrante do grupo Jogando no Quintal grupo que trabalha a linguagem de palhaço e improvisação por 13 anos. Trabalha no elenco da Associação dos Doutores da Alegria há 24 anos. Desenvolve um trabalho de duo desde 2005 com a atriz Vera Abbud e criaram a Cia Pelo Cano. Já participaram de diversos Festivais Internacionais de Circo e Teatro no Brasil e na Argentina, Chile, Colombia, Espanha e Austria .Em televisão atuou no Programa Quintal da Cultura da TV Cultura. Dá cursos pelo Brasil na linguagem da Palhaçaria para cias de teatro e grupos que trabalham em Hospital. Teve como mestres Fernando Sampaio – La Minima ( Brasil ), Leris Colombaione (Itália), André Riot-Sarcey (França), Avner Einsenberg (USA), Leo Bassi (ESP) Ricardo Puccetti- (Lume -Brasil). Sue Morrison. ( Canadá), Norman Thaylor ( Belgica),dentre outros. E todos os palhaços que vieram antes e depois dela.

Conheça um pouco mais sobre esse Grupo de Estudos, pelo vídeo a seguir:

Para se inscrever e conferir mais informações sobre a facilitadora e as formas de participação, acesse o formulário de inscrição, abaixo!

Estamos te esperando! Vamos nessa?
Beijos e sorrisos. 🙂