Flores do Primavera


15 junho 2003

Entidade de Campinas tira do papel o importante conceito da sustentabilidade, criando oportunidades para jovens de baixa renda resgatarem sua cidadania.

“Ter alegria nas coisas da vida é o melhor cosmético da mulher.” Esta frase da atriz estadunidense Rosalind Russel dá fortes pistas daquilo que é fundamentalmente trabalhado na organização a ser apresentada neste espaço.
Semeando a iniciativa
Para contextualizarmos a atual apresentação, pegamos carona no túnel do tempo para contar que a entidade em questão – desculpem-nos o trocadilho óbvio – desabrochou as suas primeiras pétalas lá pelos idos de 1981, a partir da decisão de 3 voluntárias, mães e donas de casa, que atenderam a um chamado direto de 6 adolescentes moradoras do Jardim São Marcos, na periferia de Campinas/SP, que pediam a oportunidade de aproveitarem de forma útil o seu tempo livre.
Estava claro que aquelas adolescentes buscavam o referido cosmético em suas vidas, provavelmente de modo instintivo, como um gesto de resistência à palidez de um ambiente que mais parecia um rosto sem motivos para sorrir, sem motivos para embelezar aquelas jovens mulheres com a alegria nas coisas da vida. Felizmente o chamado foi respondido, e a partir de então, dia após dia, uma nova semente era incorporada ao terreno, indicando que ali se formava um rico jardim, que de flor em flor deu origem ao Grupo Primavera, organização juridicamente estruturada em 1992, momento no qual as atividades já aconteciam durante 5 dias por semana, em dois períodos. O nome foi escolhido pelas próprias jovens e tem um simbolismo muito forte: trata-se de uma analogia à fase de suas vidas, em pleno florescimento. Os encontros durante este período tinham como foco o diálogo franco entre as voluntárias e as adolescentes, sendo que aquelas ouviam os anseios e esperanças destas, para juntas afirmarem valores morais, éticos e sociais, utilizando-se do ensino de trabalhos manuais para o desenvolvimento de uma relação de confiança e amizade.
Pilares básicos
A evolução das atividades e as necessidades recorrentes fizeram com que o Grupo Primavera não desviasse o seu alicerce de 4 pilares básicos: focar o atendimento às adolescentes do sexo feminino, ter a sua localização no próprio bairro dos usuários, desenvolver e cultivar o caráter voluntário e buscar incessantemente a sustentabilidade própria. Estas definições tornaram sólida a base do trabalho, permitindo alcançar resultados expressivos, tais como o atual atendimento às 300 jovens garotas que freqüentam as suas atividades.
Os trabalhos têm como objetivos principais o resgate dos valores de cidadania, a auto-estima, o despertar dos agentes internos potencializadores de mudanças e a colaboração para a inserção social de cidadãs, fomentando conhecimentos específicos e treinamento de atitudes básicas para o trabalho e a continuidade dos estudos. O Grupo Primavera, desenvolvendo um programa sócio-educativo fundamentado em valores, demonstra uma forte preocupação com a qualidade do atendimento, sendo que a passagem das jovens tem duração de até 4 anos e atendimento personalizado. Até hoje, mais de 1500 adolescentes passaram pela entidade, e constituem um grupo de verdadeiras mulheres cidadãs, atuando em profissões diversificadas como enfermeiras, professoras, esteticistas, costureiras, artesãs, cozinheiras, e até engenheiras, sociólogas e pedagogas.
Fabricando futuros e bonecas
É difícil imaginar que uma singela boneca de pano trazida da Filadélfia em 1996 iria afetar tão diretamente a vida das garotas que faziam parte das atividades da organização, e proporcionaria um impulso tão significativo no processo de captação de recursos do Grupo Primavera. O início dessa história se deu quando um empresário americano, o Sr. Morton Sand, em visita ao Grupo Primavera constatou tanto o potencial da instituição quanto à necessidade de se buscar fontes de sustentabilidade para a obra. Retornando aos Estados Unidos, Sand intermediou a aproximação entre o Grupo Primavera e a empresa Little Souls, cuja proprietária, Gretchen Wilson, possui um trabalho de cooperação com o serviço social de países em desenvolvimento. Em 1997, uma jovem formada no Grupo Primavera foi aos Estados Unidos para receber treinamento e adquirir o “know-how” da confecção das bonecas, cedido pela empresa Little Souls. A fabricação começou de forma tímida: 200 unidades em 1997, passando a 340 em 1998, 450 bonecas em 1999 e a expectativa de produzir 800 no ano seguinte. Surpreendentemente a produção e a venda de bonecas extrapolou todas as previsões no ano de 2000, chegando ao total de 3.500 unidades, número esse acrescido para 3.600 em 2001. Tornando-se o símbolo “mascotes” do Grupo Primavera, as bonecas são comercializadas em shopping centers, lojas de artigos infantis, feiras diversas e eventos. As bonecas de pano do Grupo Primavera conseguem mobilizar a vida de muitas adolescentes, ajudando a captar recursos para sustentar a entidade, além de trazer uma contribuição efetiva ao orçamento de muitas famílias da comunidade. Mais que o benefício financeiro, o trabalho social que se evidencia torna toda a experiência muito valiosa.
Interação de funcionários e voluntários
Observando de perto a trajetória do Grupo Primavera, fica evidente a importância dada ao espírito voluntário. Da fundação, em 1981, até a estruturação jurídica, em 1992, os trabalhos foram todos liderados e executados por um corpo de voluntários dedicado e motivado. E vale ressaltar que a união e coesão do grupo de voluntários estão diretamente relacionadas à atitude da liderança, que inspira aqueles que navegam no mesmo barco. As crescentes exigências dos programas, que já atendiam centenas de usuárias, fizeram com que a organização passasse a contratar funcionários e prestadores de serviços especializados, porém, cultivando em todos o espírito de serviço e doação das voluntárias. Outro ponto importante a se destacar: quando existem grupos de funcionários desenvolvendo atividades em conjunto com voluntários, é ainda mais premente a manutenção do sentimento de equipe, de participação coletiva, fazendo emanar a certeza de que todos, sem exceção, possuem parcela de responsabilidade na superação dos obstáculos e no alcance dos resultados.
Nestes 23 anos de atividades passaram pelo Grupo Primavera aproximadamente 170 voluntários.  Alguns desses estão na instituição desde sua fundação e muitos deles, mesmo residindo no exterior, continuam ligados à instituição, ajudando-a de alguma forma e dando apoio aos programas. Atualmente a instituição conta com uma equipe de 32 voluntários e 26 funcionários, dos quais 15 são jovens formadas na entidade, hoje contratadas como artesãs, promotoras de vendas ou monitoras. Estas profissionais, em função da importância de seus papéis, são convidadas a participar freqüentemente de cursos e seminários do terceiro setor, internos e externos, treinamentos em informática, workshops de comunicação, cursos específicos como gestão e outros, além de reuniões e vivências motivacionais semestrais. Ponto para a administração da entidade, que além de dar oportunidade de desenvolvimento das próprias atendidas, investe na sua capacitação contínua.
Superando os desafios através da auto-sustentação
A captação de recursos está sempre na pauta das organizações sociais, uma vez que é peça insubstituível para manter funcionando a engrenagem das atividades. E o Grupo Primavera, através de suas estratégias de captação de recursos, mostra caminhos interessantes. Buscando segurança para o desenvolvimento de suas ações, é muito prudente que a entidade diversifique as suas fontes de recurso, a fim de que não seja surpreendida por uma interrupção de um apoiador. Dentro do Grupo Primavera, os recursos têm várias origens, sendo as principais as contribuições do governo municipal, de empresas privadas, de agências internacionais e o mais importante e digno de aplausos, da venda de artesanato produzido na própria entidade.
Então quer dizer que a venda de artesanato é uma fonte mais nobre do que aquela advinda de uma agência internacional? Não devemos avaliar com tal simplicidade. A relevância desta informação reside no fato de que anualmente mais de 51% da receita da entidade provêm de fontes próprias. O que significa isto? As oficinas de produção de bonecas são responsáveis pela maior parte dos recursos que mantêm a organização, aliando o desenvolvimento dos atendidos ao processo de melhoria da entidade. Cria-se, assim, uma forte corrente de comprometimento, fazendo com que a equipe seja verdadeiramente dona de seu destino, estimulando um senso muito oportuno de propriedade, especialmente em função dos constantes desafios encarados. Não podemos nos furtar a relatar que os custos das atividades da organização são crescentes, e a captação de recursos não pode sofrer qualquer retração. Pertinente lembrar também que as verbas públicas destinadas à organização são cada vez menores, além de que o fato do Grupo Primavera ter recebido alguns prêmios pelo seu desempenho chega até a passar a errônea impressão de que não há uma necessidade constante e crescente de novos recursos.
E para deixar muito claro e transparente tudo aquilo que o seu trabalho produz, ganhando credibilidade no momento de angariar recursos, a entidade dá outro exemplo ao ter o seu balanços auditado pela FEAC e Price Waterhouse Coopers, publicando-o anualmente em um jornal de grande circulação da cidade de Campinas.
Qualidade do sorriso
A organização considera como pontos fortes a sua organização, transparência e qualidade, além de outros como a quebra de paradigmas – inovando para atingir os objetivos sócio-educativos propostos. Desses pontos, elege como o mais forte a qualidade, perseguida desde os pequenos detalhes de uma peça bordada até os programas mais abrangentes de transformação comunitária. Todas as propostas da instituição passam por uma rigorosa análise, planejamento, acompanhamento e avaliação. Afinal de contas, estas medidas são indispensáveis para assegurar que a missão do Grupo, representada em sua essência pela frase exposta no início deste texto, seja alcançada em sua plenitude, primavera após primavera.

Grupo Primavera em números
„X Capacidade de atendimento atual: 300
„X Atendimentos: 1500
„X Voluntários: já passaram 170 voluntários pela organização, sendo que atualmente são 32
„X Necessidades:

Voluntariado
Funções para colaboradores voluntários:
„« Arte e Cultura (Expressão Corporal, Música, Atividades externas de exercício de cidadania, Artes Plásticas – teatro, Dinâmicas);
„« Comunicação e Expressão (Dinâmica de grupo, Pesquisas e debates, Montagem de apresentação, Avaliações);
„« Trabalhos Manuais – Bordado a Fios Contados (Bordar, ler gráficos, escolher modelos, combinar cores, criar, desenvolver atenção, estética);
„« Preparação para o Trabalho (Psico-drama, Saúde, Economia doméstica, Treinamento profissional, Ética e cidadania);
„« Atividades Extras (Coral, Leitura Dirigida, Computação, Programa de Férias)

Mais informações sobre as funções no site da organização, no link “Una suas mãos conosco”.


 
Contatos:
Grupo Primavera
Telefone/fax: (19) 3246-0021 ou 3246-0832
E-mail: gprimavera@gprimavera.org.br
Endereço: Rua Dr. Luiz Aristeu Nucci, 30 – Jd. S. Marcos – 13082-220 – Campinas, SP
(próximo a CEASA, Makro e saída 142 da Rodovia D. Pedro).

<!– AddThis Button BEGIN –>

 

[removed]// <![CDATA[
var addthis_config = {"data_track_addressbar":true};
// ]]>[removed]
[removed][removed]
<!– AddThis Button END –>