Gotas que fazem toda a diferença


15 dezembro 2002

Zona sul de São Paulo, bairro do Brooklin. Endereço da organização social visitada pela equipe do Canto Cidadão. O nome do bairro é importado, mas a desigualdade social latente é bem brasileira. De um lado da avenida, três grandes favelas, becos e cortiços representando a porção excluída da sociedade brasileira. Do outro lado, a uma distância menor do que 200 metros, casas de grande porte,  explicitam o cenário incongruente da composição social.
Mas como este espaço se propõe a apresentar soluções sócio-educativas para minimizar o quadro exposto, focamo-nos em uma das grandes casas da região, oásis de esperança que vem interagindo de forma construtiva com a comunidade, em uma relação baseada principalmente em respeito e comprometimento. Estamos nos referindo ao Programa Social Gotas de Flor com Amor.
Ao chegar à sede da organização, que possui também outras quatro unidades na região, percebemos imediatamente dois importantes ingredientes na obtenção dos objetivos sociais da entidade: a organização e o profissionalismo. Fomos recebidos pelo profissional de comunicação, cujo envolvimento na causa nos propiciou uma excursão muito elucidativa pelos “departamentos” e iniciativas da organização.
O público-alvo atendido é formado por crianças e jovens entre 7 e 17 anos, filhos da exclusão social das favelas já citadas. Regularmente, de segunda à sexta-feira, divididos em dois períodos (manhã e tarde), 128 garotos e garotas freqüentam e desenvolvem inúmeras atividades. Quem vai à escola pela manhã, almoça e lancha na organização. Já quem estuda à tarde, toma café-da-manhã e almoça no Gotas de Flor com Amor. Combustível muito bem-vindo para o composto de atividades.
Nos finais de semana, o número de freqüentadores aumenta bastante, chegando a 275 crianças e jovens, com a participação dos irmãos dos atendidos nas atividades. E quanta atividade! Mas antes de apresentarmos a programação que preenche o tempo da turma, vale lembrar que a organização faz um acompanhamento constante da vida escolar dos seus atendidos, interagindo com as escolas na busca da melhoria do desempenho. O Gotas de Flor com Amor também valoriza muito o diálogo e a participação dos familiares dos atendidos. São reuniões freqüentes, dentro da organização e na comunidade, dando voz aos anseios sociais e solidificando a condição de agentes multiplicadores e transformadores de seus atendidos. O investimento na parceria com a comunidade, fator indispensável para a efetiva continuação do trabalho, se dá inclusive através de pesquisas, realizadas na casa dos atendidos, em parceria com alunos integrantes da PUC Jr. Através destas, a organização consegue conhecer melhor o ambiente e as características de vida dos seus atendidos, obtendo elementos para fazer a diferença em suas vidas.
A primeira atividade que conhecemos foi a sala de arte, onde jovens de 11 a 13 anos tinham acabado de assistir a um episódio da série “Cidade dos Homens”, exibido há alguns dias pela Rede Globo. Após a exibição, a monitora promovia uma troca de idéias e sentimentos entre a garotada. Era nítida a vontade de opinar e participar – bases da democracia – daqueles jovens. A próxima etapa da excursão conduziu-nos ao restaurante, limpo e organizado, onde mães de atendidos, contratadas pela entidade, preparavam o lanche da tarde. Subindo uma escada, encontramos mais 2 espaços de transformações indiscutíveis. Em uma delas, um monitor orientava um grupo entre 14 e 17 anos no exercício da informática, inclusive com técnicas de apresentação para o mercado de trabalho. Este laboratório de informática é uma parceria com o CDI, Centro de Democratização da Informática. Na outra sala, um grupo que acabara de ter aulas de francês, ministradas por uma professora voluntária, começaria a trabalhar na oficina de comunicação, atividade que renderá como fruto inicial um periódico com tiragem de 3 mil exemplares, a serem distribuídos dentro da comunidade carente do entorno, expondo problemas e apresentando soluções.
Continuamos nossa visita e conhecemos um outro laboratório de informática, formado por equipamentos de última geração. A doação foi conquistada graças à apresentação de um projeto de auto-sustentação depois do apoio inicial. Após o primeiro ano, os aprendizes de webdesign ficam responsáveis pela manutenção do espaço, prestando serviços de criação de home pages ao mercado, por exemplo. Evidência de consciência administrativa e forte indicador de sucesso a longo prazo.
 Além da sede própria, conquistada através do apoio do Instituto C&A, Instituto Credicard e mais dois colaboradores particulares, a organização é formada por outras quatro unidades. Uma delas desenvolve atividades com as mães dos atendidos; em uma outra, está sendo concluída, com patrocínio da Nike, uma quadra de esportes; outra abriga oficinas profissionalizantes, com cursos de serigrafia, papel reciclado, pintura em seda entre outros certificados pelo SENAI; a outra unidade é um abrigo conveniado com a Prefeitura.
 As cinco unidades do Gotas de Flor com Amor são mantidas através de uma estratégia de captação de recursos que contempla ações diversificadas, evitando a dependência de uma única fonte. Os recursos chegam pelo apadrinhamento dos atendidos, por bazares realizados em parceria com o Instituto C&A, que doa peças de ponta-de-estoque, além de parcerias com empresas e instituições, como a Dedalus e a Bovespa, juntamente com campanhas específicas.
 Vale lembrar que tudo começou em 1992, quando uma terapeuta floral iniciou uma atividade voluntária com crianças que vendiam doces nos faróis da cidade de São Paulo. Percebendo a chance de devolver a chance de sonhar e recuperar a auto-estima, começou-se um trabalho de aplicação de doses diárias de gotinhas de florais e muito amor. Por conseqüência dos resultados obtidos, o trabalho se estendeu às famílias, escolas e comunidades dos jovens atendidos. Em 1993, as atividades foram institucionalizadas, e o Programa Social Gotas de Flor com Amor se tornou uma ONG sem fins lucrativos. Hoje, 18 terapeutas florais e uma dentista também fazem o acompanhamento dos atendidos, auxiliando na harmonia entre o corpo e a mente.
 Para encerrar nossa visita, buscamos conhecer melhor os ingredientes da fórmula da entidade. A resposta. Uma confirmação muito determinada daquilo que presenciamos dentro da organização, permeando funcionários, voluntários e atendidos. A organização, o profissionalismo e o respeito aos públicos interno e externo, aliados ao respeito à vida humana, vem fazendo toda a diferença para quem passa pelo Gotas de Flor com Amor.

Para conhecer melhor a organização, acesse www.gotasdeflor.org.br

Atividades desenvolvidas pelo Programa Social Gotas de Flor com Amor:

„X 7 a 13 anos – acompanhamento escolar, artesanato, aikido, capoeira, coral, futebol, dança de salão, espanhol, francês, inglês, jardinagem, meio ambiente, desenhando com o lado direito do cérebro, xadrez e valores humanas
„X 14 a 17 anos – serigrafia, reciclagem de papel, informática, pintura em seda, hot stamp, estágios em empresas parceiras, técnicas de mercado de trabalho.
„X Atendimento médico tradicional e alternativo. Dentário e psicológico.

<!– AddThis Button BEGIN –>

 

[removed]// <![CDATA[
var addthis_config = {"data_track_addressbar":true};
// ]]>[removed]
[removed][removed]
<!– AddThis Button END –>