Início das atividades das turmas de preparação de novas(os) integrantes do CantoRia e do EnCanta

Canto Cidadão
6 maio 2020

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Ferring Pharmaceuticals, Urubupungá Turismo, Yakult e Canto Cidadão apresentam: Preparação de novos integrantes para o CantoRia e EnCanta.

No final de 2019, o novo ciclo de preparação inicial de voluntárias(os) foi planejado, internamente. Decidiu-se pela realização de duas turmas de novas(os) integrantes, sendo uma para o CantoRia (música em hospitais) e outra para o EnCanta. Cada turma oferece, em geral, 25 vagas para o CantoRia e até 35 vagas para o EnCanta. 

O cronograma previa que o PIP fosse realizado durante os meses de março e abril de 2020. Lembrando que o PIP é o Programa de Identificação de Perfil, que reúne as etapas do processo de entrada de novas(os) integrantes, em busca de uma aproximação junto às pessoas interessadas. 

Ao longo do PIP, são realizadas as seguintes etapas:

  • Inscrição inicial;
  • Palestra de apresentação institucional do Canto Cidadão e do processo de preparação inicial;
  • Questionário comportamental online;
  • Dinâmicas de grupo.

Então, com a chegada da quarentena, todo o cronograma teve de ser repensado. E, mais, a própria realização das atividades tiveram de ser alteradas. 

A escolha foi pela manutenção do processo, mesmo com as possíveis e prováveis adaptações que teriam de ser feitas.

Mantiveram-se as datas, com as inscrições sendo feitas no prazo inicialmente estipulado. Felizmente, a adesão foi bastante expressiva, com cerca de 450 inscrições iniciais e, efetivamente, em torno de 250 pessoas assistindo às palestras de apresentação, que foram realizadas, em vídeo, por conta da quarentena, seguidas de questionários sobre os conteúdos. 

A etapa seguinte, após as palestras, trouxe o preenchimento do questionário comportamental online, cuja metodologia abre aos participantes a possibilidade de apresentação de formas de pensar e agir, em especial no que diz respeito a competências socioemocionais associadas a engajamento, comunicação empática e direitos humanos.

Felizmente, a adesão ao questionário também foi expressiva, com quase a totalidade de participantes presentes, também, nessa etapa do processo. 

A partir desse momento do PIP, surge, usualmente, a demanda de observação das ofertas das pessoas participantes, para convite a quem seguirá o processo, para a etapa das dinâmicas. 

Um ponto essencial, para o Canto Cidadão, é expressar a ideia de que a escolha feita reflete o que foi apresentado pela pessoa interessada, naquele momento, naquele método. Ou seja, que as pessoas que não forem convidadas para a sequência do processo não devem entender que não podem ou não são capazes de realizar uma atividade voluntária, seja conosco ou em outras tantas frentes. O que existe é a necessidade de se compreender, dadas as características de nossas atividades e aquilo que as pessoas participantes ofereceram, no processo, da forma mais transparente e justa, quais são os encontros que, neste momento, fazem mais sentido. 

Chegou, então, o momento das dinâmicas. Em tempos normais, elas seriam realizadas de forma presencial, em grupos de 5 a 10 pessoas, com ao menos duas pessoas na facilitação das atividades. 

Encontrou-se a possibilidade de realizar essa etapa, também, de forma virtual. Com a participação de 10 pessoas na facilitação nas 16 sessões, cada uma com cerca de cinco pessoas, foi possível conhecer mais sobre as pessoas interessadas. Aqui, faz-se um especial agradecimento às pessoas que ajudaram nesse processo de observação e facilitação de etapas do PIP.

E, assim, após deliberação bastante desafiadora, chegou-se ao conjunto das pessoas a serem convidadas a participar da preparação inicial dos programas socioculturais. 

Ao final de abril, as duas turmas começaram a jornada, em um encontro coletivo, em sala virtual com mais de 70 pessoas presentes, entre novos(as) integrantes, equipe do Canto Cidadão e voluntárias(os) já atuantes trazendo seus depoimentos e palavras de estímulo. 

Desde então, no início de maio e pelas próximas semanas, as novas turmas do EnCanta e CantoRia terão encontros regulares, em uma frequência próxima à semanal, para avançarem na sua preparação. Novamente, assim como no processo de entrada, surgem desafios constantes relacionados à adaptação das atividades à mediação virtual. 

Felizmente, os primeiros encontros já trouxeram indícios sobre a possibilidade da sequência das atividades de preparação, com avanço em ritmo diferente do usual, em jornadas mais presenciais, mas, ainda assim, avançando-se. 

Passo a passo, vai-se constituindo um caminho diferente, mas, ainda, conectado à proposta central de preparação para bons encontros, seja pela ludicidade ou pelo canto em grupo. Durante o tempo que durar a quarentena, o processo seguirá, valendo-se de inúmeras ferramentas tecnológicas e, sobremaneira, da colaboração das(os) participantes, à espera do momento adequado de transição para o ambiente presencial. 

A seguir, alguns depoimentos de participantes das turmas constituídas a partir do PIP 2020:

Bruna Ramacciotti:

“Mesmo com todas as dificuldades de nosso atual cenário, o PIP é criativo e nos permite muita troca com várias palestras virtuais e com a plataforma de atividades super interativa. Com certeza que, pessoalmente teríamos um contato mais pessoal, mas da forma atual vem sendo uma experiência e tanto, carregada de reflexões e troca de experiências! Toda atenção e abertura dada pela equipe nos faz sentirmos super acolhidos!”

Katya Rahal:

Uma amiga muito querida me falou que ia fazer inscrição para o PIP do CantoRia e eu fiquei interessada também depois de visitar o site. Já fazia algum tempo que pensava em voltar a fazer trabalho voluntário e, quando fiquei sabendo que existia a possibilidade de fazer isso com canto em coral, fiquei mais animada ainda!
Senti firmeza na proposta do CantoCidadão: bom senso, estrutura e organização bacanas. O processo foi bem tranquilo, com informações precisas a cada fase do PIP. Fiquei ansiosa para saber o resultado e feliz por ter conseguido entrar. Agora é participar do treinamento e aguardar para que possamos visitar os hospitais e trocar coisas boas com todos – participantes do CantoRia e pacientes – levando alegria e música para acalentar os corações.

Natalia Tobias:

“Ao me candidatar para fazer parte do EnCanta tive que passar pelo PIP, um processo de algumas etapas para que o Canto Cidadão me conhecesse um pouco melhor. Minha experiência nesse processo foi muito boa, a começar pela organização. Achei incrível a forma como tudo foi organizado de maneira extremamente clara para que pudéssemos realizar cada etapa da melhor forma possível. Além disso gostei muito das dinâmicas propostas que variaram entre saber se conhecíamos um pouco do Canto Cidadão, qual é a nossa visão sobre diversos aspectos da sociedade e um pouco de quem somos. Acho que a forma como tudo foi feito não deixou com uma cara de processo seletivo, em que muitos ficam nervosos em fazer, mas sim em algo leve que visava mesmo conhecer o voluntário e reconhecer se ele estava apto ao trabalho naquele momento.”

Renata Noeding:

“Minha experiência foi ainda melhor do que eu esperava. O Canto desde o início prezou pela transparência em todas as etapas do processo. Recebíamos avisos e informações a cada etapa. Desde o primeiro dia, me senti acolhida. O cuidado e atenção que recebemos tem sido constante. Os encontros virtuais foram mais do que um mero processo seletivo, foram momentos de reflexão e crescimento. Me sinto muito feliz por ter participado e por hoje fazer parte da equipe de voluntários. Ansiosa para em breve poder abraçar os novos colegas e iniciar os trabalhos nos hospitais.”

Tales Jaloretto:

“Em tempos sombrios e de um internamento quase que compulsório, faz-se a necessidade da doação ao outro, sair de si. O processo foi bastante concorrido, talvez a humanidade ainda tenha cura. Foram muitas etapas, com um cuidado minucioso em cada uma, para que ambas as partes se conhecessem. Mas dentro deste processo, estando junto agora, ou nos próximos, a formação humanitária, e as referências teóricas, e ainda a somar as conversas com importantes artistas, foram enriquecedoras. Adaptações realizadas para estes tempos de isolamento, para chegarmos muito bem preparados.”