Inscrições para preparação de novos integrantes: voluntariado hospitalar (coral e brinquedoteca)

Isabela Mello
7 fevereiro 2020

Nossas mais calorosas boas vindas!

Olá! Como vai você? Que bom que você chegou aqui! É uma alegria poder te contar mais sobre a preparação inicial de novos(as) integrantes dos nossos programas de voluntariado. Desde 2002, desenvolvemos atividades que misturam arte, comunicação, voluntariado, cidadania e saúde. Aqui, em nosso site, você poderá encontrar bastante de nossas atividades. Fique à vontade para navegar, livremente! Seja bem-vindx!

O que você vai encontrar, nesta postagem?

Aqui, vamos tratar, especificamente, da preparação de novas turmas de voluntariado dos programas socioculturais CantoRia e EnCanta, que acontecem em hospitais públicos e filantrópicos da Grande São Paulo! Vamos saber mais sobre eles?

O que é o CantoRia?

É o nosso programa que leva apresentações musicais itinerantes, descontraídas e interativas (de diversos ritmos, com prioridade absoluta para a música brasileira), a hospitais, contemplando desde a recepção até a UTI, em unidades de saúde públicas e filantrópicas. Atualmente, somos quatro (4) elencos, no CantoRia, atuando em três (3) hospitais. Você pode saber tudinho sobre o programa, clicando aqui.

E, o que é o EnCanta?

É o nosso programa que leva atividades lúdicas e culturais a brinquedotecas hospitalares de unidades de saúde públicas e filantrópicas, na Grande São Paulo, interagindo, com prioridade com as crianças internadas, mas, também, com olhar atento aos acompanhantes. Atualmente, somos 60 voluntários, no EnCanta, atuando em cinco (5) hospitais. Você pode saber tudinho sobre o programa, clicando aqui.

Conheça o Acordo de Responsabilidades!

Antes das etapas do processo de entrada, queremos compartilhar um dos pontos centrais, logo de início: o nosso relacionamento com os(as) mais de 300 voluntários(as) atuantes, hoje, está baseado no Acordo de Responsabilidades. Além do Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário, documento obrigatório pela legislação brasileira, o nosso Acordo prevê um calendário de atividades, combinado entre as partes (nós e você). Ou seja, vamos combinar as datas, horários e locais das atividades que faremos, juntxs. Ou seja, é a busca por uma maneira lúcida, adulta e respeitosa de deixar bastante claro, entre as partes, o que foi combinado, porque a gente valoriza demais o que estamos nos propondo a fazer, juntos. Faz sentido para você?

Antes de seguir com mais informações sobre o calendário do PIP, compartilhamos as versões atuais dos Acordos de Responsabilidades do CantoRia e do EnCanta! Recomendamos que você conheça.

Vamos às etapas da entrada de novos(as) integrantes?

Antes de começar o treinamento em qualquer um dos programas de voluntariado de arte em hospital que o Canto Cidadão realiza, as pessoas interessadas fazem parte de uma jornada, com algumas etapas.

Desde já, queremos deixar muito claro que não se trata de um processo de seleção que determina “bons” e “ruins”. Nada disso! Todo o nosso empenho, nos últimos 17 anos, foi para compreendermos cada vez melhor quais são as habilidades e competências comportamentais que os nossos programas de voluntariado pedem, de quem participa.

Isso porque estamos falando de atividades a serem realizadas em ambientes hospitalares, o que por si só já traz algumas peculiaridades e demandas em termos de competências comportamentais. Sendo assim, buscaremos reconhecer, ao longo das etapas citadas no calendário abaixo, quais são as pessoas que, neste momento, demonstram as condições mais adequadas para a realização das atividades do CantoRia e EnCanta.

Vale lembrar que o PIP, assim como o treinamento e as atuações nos hospitais, são atividades GRATUITAS. Ou seja, não há taxa de adesão para participar do processo.

Atenção: como cada um dos programas têm características específicas, vamos, agora, dividir em duas páginas. Acesse, a seguir, para saber mais detalhes sobre o processo de entrada do programa que mais te interessou.