[PIP 2021] Página inicial do processo de entrada para o treinamento de novas turmas de voluntariado

Canto Cidadão
26 fevereiro 2021

Nossas mais calorosas boas vindas!

Olá! Como vai você? Que bom que você chegou aqui! É uma alegria poder te contar mais sobre a preparação inicial de novos(as) integrantes dos nossos programas de voluntariado. As inscrições estão abertas até 19 de março, sexta-feira!

Desde 2002, desenvolvemos atividades que misturam arte, comunicação, voluntariado, cidadania e saúde. Aqui, em nosso site, você poderá encontrar muito sobre as nossas atividades. Fique à vontade para navegar, livremente! Seja bem-vinde!

O que você vai encontrar, nesta postagem?

Aqui, vamos tratar, especificamente, da preparação de novas turmas de voluntariado dos programas socioculturais Doutores Cidadãos (palhaçaria) e EnCanta (ludicidade, cultura e educação), que acontecem, em período normal, em hospitais públicos e filantrópicos da Grande São Paulo, e, enquanto durar as medidas de distanciamento físico, acontecem de forma online, junto a diversas instituições parceiras!

Importante: a idade mínima para participação das iniciativas é de 18 anos. Sendo assim, podem participar pessoas que já tem 18 anos ou mais, ou que completarão 18 anos até o final de agosto de 2021.

Vamos saber mais sobre eles?

O que são os Doutores Cidadãos (palhaçaria)?

É o nosso programa que leva visitas de palhaços e palhaças, acolhedoras, descontraídas e interativas, a hospitais e outros locais (lembrando, que durante a pandemia, estamos no formato online), contemplando diversos espaços e públicos dos locais parceiros. Você pode buscar informações sobre o programa, clicando aqui. E, na palestra de apresentação deste processo de entrada, você poderá saber muito mais, diretamente da nossa equipe, para sanar todas as suas dúvidas.

E, o que é o EnCanta (atividades lúdicas, culturais e educativas)?

É o nosso programa que leva atividades lúdicas, culturais e educativas a brinquedotecas hospitalares de unidades de saúde públicas e filantrópicas, na Grande São Paulo, interagindo, com prioridade com as crianças internadas, mas, também, com olhar atento aos acompanhantes (lembrando, que durante a pandemia, estamos no formato online). Você pode saber tudinho sobre o programa, clicando aqui. E, na palestra de apresentação deste processo de entrada, você poderá saber muito mais, diretamente da nossa equipe, para sanar todas as suas dúvidas.

Conheça o Acordo de Responsabilidades!

Antes das etapas do processo de entrada, queremos compartilhar uma questão essencial, logo de cara: o nosso relacionamento com as centenas de pessoas que fazem parte de nossos elencos, atualmente. Trata-se do Acordo de Responsabilidades. Por aqui, além do Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário, documento obrigatório pela legislação brasileira, o nosso Acordo prevê um conjunto de combinados, entre as partes, tem tratando de diversos temas, inclusive o calendário de atividades e outros direitos e deveres das partes envolvidas. Ou seja, é a busca por uma maneira lúcida, adulta e respeitosa de deixar bastante evidente, entre as partes, o que foi combinado. Faz sentido para você? A vigência de cada Acordo é semestral, sendo que ao final dos semestres, uma Assembleia é feita para confirmar ou atualizar os termos.

Antes de seguir com mais informações sobre o calendário do PIP, compartilhamos as versões atuais dos Acordos de Responsabilidades dos Doutores Cidadãos e do EnCanta! Recomendamos que você conheça.

Vamos às etapas da entrada de novos(as) integrantes?

Antes de começar o treinamento, em qualquer um dos programas de voluntariado que o Canto Cidadão realiza, as pessoas interessadas fazem parte de uma jornada, com algumas etapas.

Desde já, queremos deixar muito evidente que não se trata de um processo de seleção que determina quem é “bom” ou “rum”, “competente” ou “incompetente”, ou definições do tipo. Todo o nosso empenho, nos últimos 18 anos, foi para compreendermos cada vez melhor quais são as habilidades e competências comportamentais que os nossos programas de voluntariado pedem, dos seus integrantes e das suas integrantes.

Isso porque estamos falando de atividades a serem realizadas em ambientes sensíveis (seja presencialmente ou em formato online), o que por si só já traz algumas peculiaridades e demandas, em termos de competências comportamentais e, também, artísticas. Sendo assim, buscaremos reconhecer, ao longo das etapas citadas no calendário abaixo, quais são as pessoas que, neste momento, nos apresentam as características mais adequadas para a realização das atividades dos Doutores Cidadãos e EnCanta.

Vale lembrar que o PIP, assim como o treinamento e as atuações nos hospitais, são atividades GRATUITAS. Ou seja, não há taxa de adesão ou quaisquer outras, para participar do processo.

Atenção: como cada um dos programas têm características específicas, vamos, agora, dividir em duas páginas. Acesse, a seguir, para saber mais detalhes sobre o processo de entrada do programa do seu interesse.