[INSCRIÇÕES ENCERRADAS] Processo de entrada de novas turmas de voluntariado no Canto Cidadão (ludicidade), com atuação PRESENCIAL em dias úteis em São Paulo-SP

Isabela Mello
6 maio 2022

Lista de Convidados(as) para o treinamento – 1ª chamada

Bruno Soares Landi
Caroline Theodoro e Silva
Cíntia Alves dos Santos
Gennir Bitencourt de Carvalho
Ingrid Ribeiro Lima
Joana Matushita
Júlia de Azevedo Poltronieri
Larissa Doin Pogrebinschi
Lucimara Medina
Márcia Romeiro Doin
Priscila Tais Marques Antunes
Rosangela Maria Bombine Pimentel
Rossana Teixeira Pereira
Suely de Fátima Aquino de Souza
Vania Cordeiro de Lima

Nossas mais calorosas boas vindas!

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, DLL, Ademicon – Consórcio e Investimento, Elfa, Urubupungá Transporte e Turismo, e Canto Cidadão apresentam:

Olá! Como vai você? Que bom que você chegou aqui! É uma alegria poder te contar mais sobre a preparação inicial de novos(as) integrantes dos nossos programas de voluntariado. As inscrições estão abertas até 29 de maio, domingo!

Desde 2002, desenvolvemos atividades que misturam arte, comunicação, voluntariado, cidadania e saúde. Aqui, em nosso site, você poderá encontrar muito sobre as nossas atividades. Fique à vontade para navegar, livremente! Seja bem-vinde!

O que você vai encontrar, nesta postagem?

Aqui, vamos tratar, especificamente, da preparação de novas turmas de voluntariado do programa sociocultural EnCanta (ludicidade, cultura e educação), que acontece em hospitais públicos e filantrópicos, escolas da rede pública, ONGs, SAICAs e outros espaços de educação e acolhimento da Grande São Paulo.

ATENÇÃO: Este treinamento será para a formação de voluntários e voluntárias que tem interesse em atuar com escolas, ONGs e SAICAs da Grande São Paulo, presencialmente, durante a semana (seg. a sex.) e em horário comercial! Por enquanto, não estamos com inscrições abertas para a atuação em hospitais e aos finais de semana.

Antes de mais nada, vamos saber mais sobre o programa?

O que é o EnCanta (atividades lúdicas, culturais e educativas)?

É o nosso programa que leva atividades lúdicas, culturais e educativas para crianças e adolescentes na Grande São Paulo, interagindo, com prioridade com as de hospitais, escolas, ONGs, CCAs (centros de contraturno) e SAICAs (casas de acolhimento). As atividades do programa são híbridas, com a maioria delas sendo presencial e, em alguns momentos, também no formato online. Você pode saber tudinho sobre o programa, clicando aqui. E, na palestra de apresentação deste processo de entrada, você poderá saber muito mais, diretamente da nossa equipe, para sanar todas as suas dúvidas.

Conheça o Acordo de Responsabilidades!

Antes das etapas do processo de entrada, queremos compartilhar uma questão essencial, logo de cara: o nosso relacionamento com as centenas de pessoas que fazem parte de nossos elencos, atualmente. Trata-se do Acordo de Responsabilidades. Por aqui, além do Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário, documento obrigatório pela legislação brasileira, o nosso Acordo prevê um conjunto de combinados, entre as partes, tem tratando de diversos temas, inclusive o calendário de atividades e outros direitos e deveres das partes envolvidas. Ou seja, é a busca por uma maneira lúcida, adulta e respeitosa de deixar bastante evidente, entre as partes, o que foi combinado. Faz sentido para você? A vigência de cada Acordo é semestral, sendo que ao final dos semestres, uma Assembleia é feita para confirmar ou atualizar os termos.

Antes de seguir com mais informações sobre o calendário do PIP, compartilhamos a versão atual do Acordo de Responsabilidades do EnCanta! Recomendamos que você conheça.

Vamos às etapas da entrada de novos(as) integrantes?

Antes de começar o treinamento, em qualquer um dos programas de voluntariado que o Canto Cidadão realiza, as pessoas interessadas fazem parte de uma jornada, com algumas etapas. O nome desse processo é PIP, ou seja, o Programa de Identificação de Perfil, para fazer parte do EnCanta. Verifique o calendário completo da jornada de entrada e, TAMBÉM, o calendário do treinamento, em si, para verificar se, caso você seja convidado(a) a participar, a sua agenda esteja compatível com a nossa.

Desde já, queremos deixar muito evidente que não se trata de um processo de seleção que determina quem é “bom” ou “rum”, “competente” ou “incompetente”, ou definições do tipo. Todo o nosso empenho, nos últimos 19 anos, foi para compreendermos cada vez melhor quais são as habilidades e competências comportamentais que os nossos programas de voluntariado pedem, dos seus integrantes e das suas integrantes.

Isso porque estamos falando de atividades a serem realizadas em ambientes sensíveis (seja presencialmente ou em formato online), o que por si só já traz algumas peculiaridades e demandas, em termos de competências comportamentais e, também, artísticas. Sendo assim, buscaremos reconhecer, ao longo das etapas citadas no calendário abaixo, quais são as pessoas que, neste momento, nos apresentam as características mais adequadas para a realização das atividades do EnCanta.

Vale lembrar que o PIP, assim como o treinamento e as atuações, são atividades GRATUITAS. Ou seja, não há taxa de adesão ou quaisquer outras, para participar do processo.

Outras informações importantes, de largada:

  • Serão convidadas até 50 pessoas, divididas em duas turmas, ao final do processo de entrada, para fazer parte do treinamento;
  • Importante: a idade mínima para participação das iniciativas é de 18 anos. Sendo assim, podem participar pessoas que já tem 18 anos ou mais, ou que completarão 18 anos até o final de agosto de 2021.
  • Neste momento, buscamos voluntários e voluntárias com disponibilidade de atuação média de duas vezes, por mês, ao final do processo de formação preparação inicial, durante a semana, em horário comercial, de forma presencial;
  • A experiência prévia em atividades que envolvem ludicidade, contação de histórias ou educação (treinamento e atuação) não são obrigatórias; ou seja, mesmo que ainda não tem experiência, pode avançar no processo. Mas, a experiência pode ajudar, sim, caso os demais pontos da pessoa interessada também estejam em consonância com as características que a atividade solicita.

[Primeira Etapa] Inscrição Inicial

Até o dia 29 de maio às 23h59, você deve preencher o formulário eletrônico (link, a seguir), para se inscrever no PIP (Programa de Identificação de Perfil). Em até três (3) dias úteis após a sua inscrição, uma representante do Canto Cidadão entrará em contato com você via WhatsApp para enviar as orientações da próxima etapa do processo.

[Segunda Etapa] Questionário Comportamental Eletrônico

Após a sua inscrição inicial, enviaremos via WhatsApp um link que levará ao Questionário Comportamental Eletrônico do PIP, desenvolvido por profissionais da Psicologia, que permitirá que a gente conheça melhor alguns aspectos do seu comportamento e maneira de pensar, que são essenciais para aquilo que os programas socioculturais pedem de seus integrantes. Após o seu preenchimento, dentro do prazo estabelecido, vamos em frente para a próxima etapa.

ATENÇÃO: o prazo de preenchimento vai até o dia 30 de maio, uma segunda-feira, às 23h59, impreterivelmente.

[Terceira Etapa] Palestra e Dinâmicas presenciais

Após a o preenchimento do Questionário Eletrônico, o Canto Cidadão convidará um conjunto de pessoas para a Terceira Etapa, composta por um dia de atividades na sede do Canto Cidadão. Será realizada uma Palestra, uma Dinâmica em Grupo e uma Dinâmica Individual. O resultado das pessoas convidadas para a Terceira Etapa sairá gradualmente até dia 02 de junho*.

A Terceira Etapa acontecerá de forma presencial e os(as) participantes do processo poderão escolher uma das datas abaixo para participar:

Primeira opção: 04/06, sábado, das 14h às 18h, na Sede do Canto Cidadão (Pinheiros, São Paulo-SP)

Segunda opção: 11/06, sábado, das 14h às 18h, na Sede do Canto Cidadão (Pinheiros, São Paulo-SP)

ATENÇÃO: Essa etapa é OBRIGATÓRIA para a sequência no processo, portanto já reserve a data escolhida na sua agenda.

*Conforme formos recebendo as respostas no Questionário Comportamental, faremos a leitura dessas respostas e daremos a devolutiva para os(as) participantes o quanto antes, sendo o limite máximo de retorno dia 02 de junho 😉

Divulgação dos(as) convidados(as) para o treinamento

No dia 14 de junho , divulgaremos a lista de pessoas convidadas para o Treinamento 2022.1 do EnCanta.

ATENÇÃO: o calendário completo do treinamento, está apresentado, abaixo. Observe com bastante atenção as datas do treinamento, pois há um limite máximo de 25% de falta na carga-horária total.

Lembre-se: neste momento, buscamos voluntários e voluntárias com disponibilidade de atuação média de duas vezes por mês, na semana (segunda à sexta) e em horário comercial.

Atenção ao Calendário do Treinamento

Neste semestre, teremos dois (2) treinamentos acontecendo de forma simultânea, para possibilitar a participação de mais pessoas interessadas. Confira abaixo quais serão as datas de cada treinamento e, no Formulário Inicial, selecione em qual das duas turmas gostaria de participar.

ITEM 1 – Encontros teórico-vivenciais (carga-horária: 25 horas)

TURMA ASegundas-feiras, das 15h às 18h

  1. Primeiro encontro de imersão: 25 de junho, sábado, das 9h30 às 18h, com uma hora e meia de intervalo, entre 12h30 e 14h;
  2. Segundo encontro: 27 de junho, segunda-feira, das 15h às 18h
  3. Terceiro encontro: 04 de julho, segunda-feira, das 15h às 18h
  4. Quarto encontro: 11 de julho, segunda-feira, das 15h às 18h
  5. Quinto encontro: 18 de julho, segunda-feira, das 15h às 18h
  6. Sexto encontro: 25 de julho, segunda-feira, das 15h às 18h
  7. Sétimo encontro: 01 de agosto, segunda-feira, das 15h às 18h

TURMA B – Quintas-feiras, das 19h às 22h

  1. Primeiro encontro de imersão: 25 de junho, sábado, das 9h30 às 18h, com uma hora e meia de intervalo, entre 12h30 e 14h;
  2. Segundo encontro: 30 de junho, quinta-feira, das 19h às 22h
  3. Terceiro encontro: 07 de julho, quinta-feira, das 19h às 22h
  4. Quarto encontro: 14 de julho, quinta-feira, das 19h às 22h
  5. Quinto encontro: 21 de julho, quinta-feira, das 19h às 22h
  6. Sexto encontro: 28 de julho, quinta-feira, das 19h às 22h
  7. Sétimo encontro: 04 de agosto, quinta-feira, das 19h às 22h

Outros ITENS do treinamento (carga-horária: 30 horas)

Além da presença em 75% dos encontros com datas definidas, acima, as pessoas participantes também cumprirão uma carga-horária complementar de cerca de 30 horas, até o final de 2022, composta por palestras, rodas de conversa, oficinas, acompanhamento de ensaios e atividades com público final (de outros núcleos, já atuantes), assim como ensaios e atividades com público final (dos participantes deste novo treinamento).

Ou seja, além da parte de preparação conceitual, durante o processo de treinamento, as pessoas participantes acompanharão e realizarão atividades com os públicos atendidos pelo programa sociocultural. Em termos de dedicação, pode-se calcular uma média de 2 horas por semana, ao longo do semestre (agosto a dezembro).

Atenção: o preenchimento do formulário é o primeiro passo das etapas citadas. Todo o processo do PIP e treinamento deverá ser realizado no formato PRESENCIAL, na sede do Canto Cidadão. Este cenário pode ser alterado, caso as autoridades sanitárias mudem a sua orientação, ao longo dos meses, contra a Covid-19.

Em caso de dúvidas, sugerimos como primeira alternativa a leitura de um material que preparamos para você: Perguntas e Respostas Essenciais. Para acessá-lo, pasta ir para a página específica do EnCanta, aqui no nosso site, e rolar até o final da página. Acreditamos que você conseguirá eliminar as suas dúvidas.

Se as dúvidas persistirem, envie um e-mail, por favor, para isabela@cantocidadao.org.br, ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 98417-1177, aos cuidados de Isabela.