Tá de brincadeira? Ludicidade, arte e acolhimento que transformam

Canto Cidadão
20 julho 2021

Conteúdo produzido por Esther Fuentes, voluntária do Time de Reportagem do Canto Cidadão

Mais do que um simples passatempo, as atividades lúdicas são uma ferramenta única de conexão entre os participantes e que auxiliam profundamente no seu desenvolvimento pessoal. Os voluntários do EnCanta sentem na pele essa realidade e, por isso, conversamos como uma voluntária do programa, que compartilhou sua experiência conosco.

Vocês já pensaram no poder que uma história tem? E, uma brincadeira?

Normalmente estas atividades são associadas a doces períodos da nossa infância que, apesar de muito saudosas, tendem a ser vistas apenas como uma etapa natural deste período da vida, tal qual ligamos a figura dos adultos ao trabalho.

Porém, as chamadas “brincadeiras de criança” podem ter um impacto muito mais intenso do que imaginamos. Aqui, no Canto Cidadão, defendemos essa ideia e vivenciamos, na prática, como esta estratégia é uma aposta mais do que certeira.

Dentre os vários programas da organização, vamos falar um pouco mais sobre o EnCanta, iniciativa da Canto Cidadão que promove atividades lúdicas, artísticas e educativas com crianças e adolescentes. Originalmente, realizado nas brinquedotecas dos hospitais, o programa precisou se adaptar para o ambiente online, tendo em vista o contexto da pandemia.

Mesmo assim, soube dar a volta por cima deste novo desafio e, como o próprio nome diz, continua encantando as mentes e corações dos participantes. Ficaram curiosos para saber como eles fazem isso? Então continuem com a gente, porque o papo mais do que especial de hoje é com uma das voluntárias do EnCanta: a Carolzinha.

Como integrante da turma de 2020, Carolzinha, que tem 20 anos, entrou no programa em pleno processo de readaptação e pode conferir de perto o impacto desta mudança. Se por um lado a situação de saúde global obrigou a equipe a fazer seus saraus – nome dado aos encontros do EnCanta – na modalidade online, por outro eles tiveram a oportunidade de expandir sua atuação, atendendo também escolas, abrigos, organizações sociais, entre outras parcerias.

A trajetória de Carolzinha com a Canto Cidadão começou quando estava procurando opções de trabalho voluntário com crianças. Sua busca, eventualmente, a fez encontrar a organização e, quando descobriu o EnCanta, sentiu-se imediatamente identificada e conectada a ele.

As atividades do projeto são variadas, mas podem ser divididas em dois eixos principais: a contação de histórias e as brincadeiras (como jogos de associação de palavras, jogos de memória, jogos de adivinhação, desenhos e muito mais). Assim, os saraus combinam uma preciosa fórmula de arte, ludicidade, acolhimento e conhecimento.

Mas se engana quem pensa que basta, simplesmente, aparecer nos saraus e ler uma história, de uma forma qualquer. Segundo nos conta Carolzinha, a improvisação é muito bem-vinda, contudo, a equipe também se prepara bastante, seja para os eventos ou, até mesmo, antes deles.

Isto porque para atuar no EnCanta, os interessados devem passar primeiro por um período de treinamento, em que aprendem tanto sobre a Canto Cidadão e seus valores, como também sobre a melhor forma de realizar os saraus, técnicas de contação de histórias, etc.

Além disso, para cada encontro é elaborado um roteiro, cujo intuito não é de servir como uma estrutura engessada, mas, sim, um guia para as atividades e que também seja flexível o suficiente para se moldar às condições do momento.

De acordo com Carolzinha, o segredo para um sarau de sucesso é combinar de forma dinâmica e equilibrada a contação de histórias com as brincadeiras, não se focando somente em um ou outro. Caso contrário, perde-se o ritmo e, junto com ele, a atenção dos espectadores.

Assim, durante os saraus, os voluntários incentivam a interação e a presença ativa dos participantes, ao longo das histórias, seja por meio de perguntas, sugerindo temas ou se engajando nas atividades propostas pelo time do EnCanta. Segundo nos conta Carolzinha, esta abordagem é o que torna a experiência muito mais rica e divertida, agradando tanto crianças quanto adolescentes e, até mesmo, as famílias e demais acompanhantes, que também se envolvem no processo.

No entanto, pode ser que ainda fique a pergunta: qual é o real impacto das atividades do EnCanta? E mais, qual a importância da ludicidade na vida das crianças e adolescentes?

Segundo Carolzinha, apoiada também nos relatos de outros voluntários e dos participantes dos saraus, não há a menor dúvida: o efeito é imediato e extremamente positivo, graças a uma série de fatores.

Entre eles, a voluntária destaca que a contação de histórias e as atividades lúdicas realizadas pelo EnCanta são responsáveis por diversos benefícios, como a promoção da criatividade, do trabalho em equipe e da cooperação, assim como o desenvolvimento pessoal das crianças e adolescentes, seja ao conviver e interagir mais harmonicamente entre si ou saber lidar melhor com as diferentes situações, que surgem em suas vidas.

Além disso, é um excelente incentivo para uma maior consciência social, visto que em todos os saraus se procura passar provocações desse tipo, a partir das histórias, sem contar que se torna uma maneira muito mais leve e divertida de estimular o interesse pelo aprendizado.

Como se pode ver, as vantagens de empreender neste método são inúmeras!

Por fim, ao contrário do que se possa imaginar, não são somente as crianças e adolescentes participantes que colhem os bons frutos desta experiência, mas também o próprio time de voluntários.

Para muito além da indescritível emoção que sente em cada novo e surpreendente encontro, Carolzinha afirma que fazer parte da equipe do EnCanta a ajudou a se tornar uma pessoa mais expressiva, bem como a desenvolver sua criatividade, convivência social e superar a sua timidez. Assim, ela se permitiu ser mais brincalhona e, inspirada nas crianças, a se questionar mais sobre nossa realidade.

No final das contas, podemos dizer que não somente as crianças e adolescentes que participam dos saraus, mas também o time do EnCanta, terminam os encontros com um sorriso no rosto e um aprendizado para a vida.

Aproveitamos para convidar vocês para visitar a nossa página na internet, assim como as nossas redes sociais, para conhecer mais sobre o que a gente faz. Até logo!

Site: www.cantocidadao.org.br

Instagram: www.instagram.com/canto_cidadao

Facebook: www.facebook.com/cantocidadao

YouTube: www.youtube.com/cantocidadao