CantoRia | Interessados & Interessantes | Notícias do Canto Cidadão | Voluntariado
[Perfil do Voluntariado] Patricia Cerdá – CantoRia
Confere essa entrevista com a Patricia Cerdá, integrante do elenco voluntário do CantoRia.
Ministério da Cultura, Solenis, Urubupungá, Mobifácil, Elfa e Canto Cidadão apresentam:
O que é o CantoEduca?
É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece atividades educativas em diversos formatos, especialmente sobre manifestações artísticas como teatro, palhaçaria, música, narração de histórias e outras. São palestras, oficinas, rodas de conversa e outros tipos eventos, predominantemente GRATUITOS, abertos à comunidade e às pessoas integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão.
A oficina pretende tratar os tópicos abaixo em um ambiente descontraído e interativo (com jogos e dinâmicas), convidando os/as participantes à ação e reflexão, buscando-se oferecer uma visão abrangente do riso e de sua importância na vida humana.
– A Natureza do Riso: exploração do que é o riso, suas características e sua expressão em diferentes culturas;
– Saúde mental e o Riso: como o riso afeta o nosso bem-estar emocional, aliviando estresse e promovendo a felicidade. Estudos sobre a conexão entre riso e saúde mental;
– Riso e Relações Sociais: como o riso pode fortalecer laços sociais e criar conexões entre indivíduos. O papel do riso na comunicação e na construção de relacionamentos;
– Riso terapêutico: contato com a terapia do riso e seus benefícios. Como o riso pode ser utilizado para melhorar a qualidade de vida;
– Resultados Científicos: Apresentação de pesquisas e estudos sobre os efeitos fisiológicos do riso, como a liberação de endorfinas e os benefícios para o sistema imunológico;
– Jogos e dinâmicas: atividades práticas que promovam a experiência do riso e os seus efeitos no indivíduo e nos grupos sociais.
Nesta oficina, as pessoas participantes serão introduzidas aos fundamentos do teatro como ferramenta de expressão e autoconhecimento, explorando como a performance pode revelar e desenvolver a inteligência emocional. Por meio de exercícios práticos e dinâmicas de grupo, as pessoas participantes serão convidadas a se conectar às suas emoções, utilizando técnicas teatrais que promovem a empatia, a escuta ativa e a comunicação eficaz. Por meio de atividades que estimulam a criatividade e a autoexpressão, os/as participantes também descobrirão como o teatro pode ser um espaço seguro para experimentar diferentes perspectivas e vivências. Ao final da oficina, pretende-se um passo a mais em direção a novas habilidades emocionais e uma compreensão mais profunda de si mesmo e dos outros, para aplicação desses aprendizados em diversas dimensões da vida.
Esta oficina é direcionada a principiantes e também para aqueles que já possuem alguma experiência em cantar e tem por objetivo principal mostrar que todos(as) podem cantar com a voz que possuem. Não existe um modelo, um padrão de voz que deva ser imitado. Cada voz é única e por isso mesmo, preciosa. Para isso vamos introduzir a técnica para cantar e emitir a melhor qualidade de voz possível e o conceito de corpo-voz, ou seja, a voz não se dissocia do corpo, sempre respeitando as individualidades de cada um/a.
Imagine que uma história, um conto, é uma semente de uma árvore. Uma semente que você quer ver germinar, crescer, se espalhar pelo mundo. Quais os cuidados que você tem que ter para que essa semente/conto se desenvolva? Que tipo de “adubo” eu posso oferecer para que a semente/conto cresça saudável? Nesta oficina, quero compartilhar um pouco de uma experiência/possibilidade de se aproximar e se apropriar de um conto, de como dar a ele uma forma cênica e transformar um conto escrito em uma “história de boca”… e de coração também!
Confere essa entrevista com a Patricia Cerdá, integrante do elenco voluntário do CantoRia.
Você sabia que é possível nos ajudar a cuidar de nossa Sede através do PIX SOLIDÁRIO?
Oficinas artísticas GRATUITAS presenciais na Sede do Canto Cidadão! Confira o Calendário para as próximas oficinas abertas do CantoEduca.