CantoRia | Interessados & Interessantes | Notícias do Canto Cidadão | Voluntariado
[Perfil do Voluntariado] Patricia Cerdá – CantoRia
Confere essa entrevista com a Patricia Cerdá, integrante do elenco voluntário do CantoRia.
Ministério da Cultura, Solenis, Urubupungá, Mobifácil, Elfa e Canto Cidadão apresentam:
O que é o CantoEduca?
É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece atividades educativas em diversos formatos, especialmente sobre manifestações artísticas como teatro, palhaçaria, música, narração de histórias e outras. São palestras, oficinas, rodas de conversa e outros tipos eventos, predominantemente GRATUITOS, abertos à comunidade e às pessoas integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão.
A OPPPA é uma oficina permanente de preparação para palhaçaria, criada por Felipe Mello há cerca de 10 anos, como um espaço de exercício e aprofundamento contínuos de estudo e prática. A partir de um ou mais temas, jogos, referências conceituais e material audiovisual, a OPPPA se transforma em um encontro de confiança, provocações, brincadeira e mergulho na infinitude da palhaçaria.
A Corpo Plural se coloca como um lugar de descoberta para caminhos em dança, buscando revelar a expressão que cada corpo carrega. O objetivo é perceber o corpo enquanto potência, possibilitar novos caminhos de ser, de criar, de descobrir lugares por meio do movimento, considerando a pluralidade dos corpos. A busca pelo autoconhecimento e a exploração de vivências corporais são práticas recorrentes para ampliar nossos horizontes e nos colocar presentes de forma autêntica no mundo. Por isso reconhecer o corpo como um lugar de transformação e ressignificação é um meio interessante para desenvolver a consciência e a autonomia. Deixar fluir a forma como o indivíduo compreende a dança, sem formas pré-estabelecidas, usando sua imaginação, a ludicidade, sua própria experiência podem ser métodos para facilitar esse encontro pessoal.
Nesta oficina de 4 encontros, vamos aprofundar o estado e a lógica de cada palhaço/a: O ser, o estar, o jogo e o prazer de criar. A partir de exercícios, improvisações e vivências, vamos mergulhar de cabeça no ridículo e na poesia de cada pessoa, verticalizando a pesquisa de cada participante. Uma oficina divertida e de aprimoramento para pessoas que já possuem experiência com a linguagem da palhaçaria, tendo preferencialmente já atuado como palhaços/as/es. OBS: Oficina voltada para pessoas que já tiveram alguma experiência prévia com Palhaçaria.
Nesta oficina, os(as) participantes serão guiados(as) em uma jornada de autodescoberta e expressão através da exploração da presença cênica, integrando corpo, voz e energia em movimento. Focando em técnicas teatrais e práticas de educação somática, a oficina buscará despertar a consciência das atrizes e atores sobre seus próprios corpos e vozes como ferramentas expressivas essenciais. Os exercícios propostos envolverão o desenvolvimento da expressividade corporal, a liberação vocal e o desenvolvimento da sensibilidade energética, permitindo que os participantes explorem o impulso, o gesto e a emoção traduzindo-os em movimento, ação e sua relação com tempo e o espaço. A prática será voltada para o fortalecimento da presença em cena, capacitando os participantes a criarem performances autênticas e impactantes. A oficina é indicada para atores, atrizes, dançarinos/as, performers, e qualquer pessoa interessada em artes cênicas, promovendo um mergulho profundo na prática cênica e no autoconhecimento expressivo.
A OPPPA é uma oficina permanente de preparação para palhaçaria, criada por Felipe Mello há cerca de 10 anos, como um espaço de exercício e aprofundamento contínuos de estudo e prática. A partir de um ou mais temas, jogos, referências conceituais e material audiovisual, a OPPPA se transforma em um encontro de confiança, provocações, brincadeira e mergulho na infinitude da palhaçaria.
Esta oficina é direcionada a principiantes e também para aqueles que já possuem alguma experiência em cantar e tem por objetivo principal mostrar que todos(as) podem cantar com a voz que possuem. Não existe um modelo, um padrão de voz que deva ser imitado. Cada voz é única e por isso mesmo, preciosa. Para isso vamos introduzir a técnica para cantar e emitir a melhor qualidade de voz possível e o conceito de corpo-voz, ou seja, a voz não se dissocia do corpo, sempre respeitando as individualidades de cada um/a.
De maneira prática e colaborativa, vamos degustar, experenciar e ampliar nossas possibilidades com as práticas narrativas e suas reverberações no corpo. ATENÇÃO: Cada integrante precisa trazer uma fotografia (IMPRESSA) de qualquer momento de SUA vida, pode ser sozinho(a) ou em grupo.
De uns anos para cá o Improviso vem crescendo no Brasil e conquistando um espaço respeitado dentro das Artes Cênicas. Torna-se importante agora mostrar que a improvisação, assim como os diversos segmentos do teatro, é uma técnica que exige trabalho, esforço e dedicação. Esta oficina pretende abordar os princípios básicos da Improvisação Teatral por meio de jogos e exercícios clássicos de Improvisação, como a capacidade propositiva, a aceitação e a escuta.
A partir das variações e riqueza fonéticas, Cleourak articula línguas exclusivamente sonoras, mimetizando línguas estrangeiras ao utilizar uma técnica própria do universo palhacesco, o gramelô ou embromation. Esta técnica ricamente explorada na arte da palhaçaria é utilizada para estimular a criação de variados ambientes sonoros, a partir de diversos sotaques musicais, de canto e ritmo. Entre as variações de sons e línguas das músicas do mundo a oficina explora a música anglo americana, árabe, africana, oriental, russa e tantas línguas mais que os participantes quiserem explorar. Esta oficina promove a sensibilização e mergulho nos sons de variadas origens, possibilitando o uso desta técnica em diferentes contextos. Além da vivência num recurso cênico a oficina propicia explorar a desconexão entre a língua e o fonema, a linguaguem e o discurso, a gramática e fonética. A oficina é destinada a atorxs, músicxs, palhaçxs, estudantxs, pesquisadorxs e público em geral.
Confere essa entrevista com a Patricia Cerdá, integrante do elenco voluntário do CantoRia.
Você sabia que é possível nos ajudar a cuidar de nossa Sede através do PIX SOLIDÁRIO?
Em 2023 a Lei nº 14.617 instituiu o mês de agosto como o Mês da Primeira Infância.