Ministério da Cultura, Solenis, Urubupungá, Mobifácil, Elfa e Canto Cidadão apresentam:
O que é o CantoEduca?
É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece atividades educativas em diversos formatos, especialmente sobre manifestações artísticas como teatro, palhaçaria, música, narração de histórias e outras. São palestras, oficinas, rodas de conversa e outros tipos eventos, predominantemente GRATUITOS, abertos à comunidade e às pessoas integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão.
O evento pretende explorar, a partir da exposição de conceitos, exercícios interativos e troca de ideias com os participantes, os mecanismos por trás do humor, discutindo tópicos como ironia, sarcasmo, exagero, tempo da comédia e outros. Ainda, buscará analisar por que rimos de situações inesperadas, absurdas ou que subvertem expectativas, e como a comédia reflete aspectos culturais e sociais. Uma roda de conversa sobre o poder e as possibilidades do riso na convivência humana, com ênfase no fazer artístico da palhaçaria.
É possível participar de 1, 2 ou 3 encontros – não é necessária a participação em todos os encontros:
Encontro 1 | Escuta Criativa (03/04): Nesse encontro vamos juntos investigar a arte da escuta e da presença como um caminho de conexão vigorosa, principalmente em ambientes de urgências.Temas abordados:zona de silêncio, esvaziamento, habitar o instante, canais de percepção, intuição e autenticidade.
Encontro 2 | Empatia (17/04): Existe empatia boa e empatia ruim? Vamos discorrer sobre o tema com especial enfoque para intervenções artísticas ressaltando as especificidades de um corpo que se afeta e outro que se envolve. Temas abordados: etimologia da palavra, experiência significativa, escuta compassiva.
Encontro 3 | CNV – Comunicação não-violenta (08/05): Um encontro para refletirmos sobre a comunicação não violenta a partir da cultura e da arte como instrumentos de transformação. Temas abordados: conhecer os principais componentes da comunicação não violenta propostos por Marshall B. Rosenberg; auto responsabilidade; a importância da escuta de si; comunicar para tornar comum.
Como funciona o Clube do Cultural? A cada encontro pontual, com começo, meio e fim, o Canto Cidadão escolhe um tema relacionado a diversos estímulos contemporâneos e prepara uma roda de conversa sobre o tema, buscando aumentar o repertório cultural, de histórias, bibliográfico e social dos participantes. Não é necessário saber sobre o tema previamente, venha apenas com o coração aberto e a vontade de aumentar sua bagagem cultural.
No primeiro Clube Cultural de 2025 (em 2024, conhecido como Clube do Livro), iremos embarcar em uma viagem Brasil-Coreia do Sul! Já ouviu falar sobre Dorama, K-Pop, Idols e outros termos relacionados à cultura coreana? Há alguns anos, a cultura da Coreia do Sul atrai as crianças e adolescentes do Brasil e, recentemente, até mesmo os adultos entraram nesse intercâmbio. Quer conhecer um pouco mais sobre o tema e se preparar para estar enturmado em aulas e atividades com crianças? Vem com a gente!