CARGA-HORÁRIA
O evento terá 2h de duração em um ÚNICO encontro, no dia 18 de novembro, Terça-feira, das 19h30 às 21h30.
Evento ONLINE pela plataforma ZOOM.
SINOPSE:
Brincar é um direito fundamental de todas as crianças e adolescentes, e é dever do Estado e da sociedade garantir que esse direito seja plenamente respeitado e efetivado. Nesta Roda de Conversa, vamos discutir como o brincar atua como uma ferramenta social indispensável, permitindo que crianças se expressem com o corpo, com a voz ou apenas com a imaginação.
O espaço das crianças com deficiência ou com outras necessidades específicas precisa ser garantido de forma inclusiva e atenta às suas particularidades. Durante o encontro, serão abordadas referências teóricas, legislações, possibilidades de adaptações, entre outros, visando a construção de práticas do brincar mais acessíveis para todas as crianças.
FACILITADORA
Isabela Mello é graduada em Pedagogia pelo Instituto Singularidades e faz parte da equipe do Canto Cidadão desde 2018, atuando na coordenação do programa sociocultural EnCanta, que leva atividades lúdicas e pedagógicas para crianças, adolescentes e profissionais em hospitais, escolas, ONGs e outras instituições de ensino e acolhimento. Atualmente está cursando o Mestrado em Letras na UNESP, no estudo e tradução de Contos de Fadas Radicais. Atua em especial no estudo de Mitologia e Contos Populares, com foco na investigação de Contos de Fadas e narrativas semelhantes. Entre 2018 e 2024, mediou o treinamento de diversas turmas de voluntariado e ministrou Grupos de Estudos sobre: Contos de Fadas, Mitologia Grega, Mitologia Nórdica, Mitologia Brasileira e Contação de Histórias. É apaixonada por educação, jogos e brincadeiras.