CantoEduca PRESENCIAL | ESPAÇO DE PESQUISA: Laboratório de Comédia Canto Cidadão, com Julieta Zarza

22 julho 2025 Artes | Artes Cênicas | Comportamento | Evento Gratuito | Improviso | Lúdico | Palhaço | Presencial | Protagonismo

CARGA-HORÁRIA

O evento será PRESENCIAL no dia 22 de Julho de 2025, das 19:30 às 21:45.

Este evento acontecerá de forma recorrente, ou seja, a proposta é que aconteça em diversas terças-feiras. Você pode participar uma única vez ou várias vezes, sendo obrigatória a inscrição em cada data que você queira participar. Basta pesquisar aqui no Sympla quais as datas já estão abertas para inscrições.

SINOPSE

Laboratório de Comédia Canto Cidadão – Experimentos (quase) seguros de humor

O Laboratório de Comédia do Canto Cidadão é um espaço de encontro, treino e aprendizado onde investigamos, por tentativa, erro e gargalhada, os mistérios do riso. O espaço é destinado a pessoas adultas, tanto para iniciadas quanto iniciantes no tema, e até mesmo para quem quer chegar mais perto. De forma democrática, a proposta oferece momentos de prática e observação. A participação pode ser recorrente ou pontual. A hipótese central é simples: se colocarmos pessoas incríveis em troca constante, e adicionarmos uma pitada de treino regular, surgirão descobertas valiosas sobre timing, comédia física, composição cômica, palhaçaria e improvisação — e será divertido. Muito divertido.

Evitaremos a todo custo, e com rigor científico, os elementos tóxicos dos ambientes de teste, como competitividade, julgamento precoce. Em nosso Laboratório, todo experimento é válido, inclusive os que falham espetacularmente. Para evitar explosões e incidentes radioativos, o Laboratório de Comédia é cuidadosamente facilitado por Julieta Zarza, com a produção do time do Canto Cidadão e a eventual participação de professoras(es) convidadas(es).

FACILITADORA

Julieta Zarza é intérprete-criadora com vasta produção autoral. Há mais de 20 anos, dirige, atua e coreografa espetáculos de circo, música e palhaçaria. É uma das poucas mulheres mágicas atuantes na cena brasileira. Com seus solos de Palhaçaria, mágica e tango, Mini Cabaré Tanguero e Planeta Zulpeta,  circula por festivais e programações de circo e dança no Brasil e na Argentina desde 2012. Participou do Palco Giratório 2021/22 com apresentações, rodas de conversa e oficinas de iniciação à palhaçaria e comédia física. Foi produtora associada e curadora de circo na “Difusa Fronteira – Núcleo de Integração Cultural Brasil-Argentina” por 10 anos. Como palhaça Zulpeta, além de atuar em festivais circenses e produções cinematográficas (Palhaços Tristes, Colher de Chá e Marés), também se apresenta como mestra de cerimônias em importantes mostras de cinema infantil, como o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Curta Brasília e Festival Buster. No audiovisual, trabalha como atriz, roteirista, diretora e produtora executiva, especialmente em projetos de comicidade e empoderamento feminino.