[CantoEduca] Oficina extensiva presencial “Canto de Mulheres”, com Alessandra Cino, a partir de 27 de abril de 2023

27 abril 2023 Artes

Olá, seja bem-vinda e bem-vindo ao CantoEduca 2023! O CantoEduca um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece eventos gratuitos de preparação continuada sobre temas artísticos e comportamentais, com palestras, oficinas e outros formatos, para integrantes dos elencos voluntários da organização, assim como para pessoas da sociedade, em geral.

Por meio desses eventos, colocamos os(as) integrantes em contato com profissionais que contribuem para o fortalecimento das técnicas e comportamentos importantes para o aprimoramento contínuo das atividades artísticas e humanitárias dos programas regulares da organização, em especial pela palhaçaria, música, narração de histórias, artes cênicas e outras.

CantoEduca: “Canto de Mulheres”, com Alessandra Cino, no Canto Cidadão

Período de inscrição

As inscrições para esta oficina estarão abertas entre 07 e 21 de abril de 2023. No dia 22 de abril será divulgada a lista de pessoas convidadas para participação, tanto como participante atuante no elenco quanto para a condição de ouvinte.

Descrição geral da proposta

Esta oficina extensiva gratuita de CANTO (coral e outros gêneros) reunirá integrantes para a criação de um espetáculo musical (duração estimada de 60 minutos) que homenageará mulheres compositoras e cantoras. Os encontros serão divididos entre momentos teóricos (compartilhamento e exercício dos principais conceitos e técnicas de canto), assim como diversos momentos de preparação do repertório escolhido. Como possibilidades para o formato final da apresentação: coro completo e outras formações (como duetos, trios, quartetos, quintetos e outros) com as pessoas do elenco.

*Atenção: apesar do tema da oficina, a participação não é exclusiva para mulheres, sendo aberta a todas as pessoas interessadas. 😊

Para quem e por que esta oficina vai acontecer

Esta oficina é destinada a pessoas que já possuem alguma experiência com o universo musical, em especial o canto coral, em nível básico ou intermediário, que pode vir de cursos livres, cursos formais, prática ou formação autodidata. Pessoas sem nenhuma experiência poderão participar como ouvintes. Ao final do processo, além das apresentações na sede do Canto Cidadão, o elenco será convidado a realizar outras apresentações, em hospitais públicos, lares de pessoas idosas e outros, como parte de um programa de voluntariado do Canto Cidadão, que oferece apresentações musicais e acolhimento em espaços importantes para a vida.

Facilitadora

Alessandra Cino tem Bacharelado em Artes Cênicas – Interpretação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, a ECA-USP. Também, é formada em Canto erudito pela ULM – Escola livre de Música “Tom Jobim”. Há cerca de 15 anos trabalha como professora de técnicas vocais e teatro em oficinas, cursos e produções artísticas, além de participar de temporadas de narração de histórias.

Número de vagas e Processo de inscrição

A oficina é integralmente gratuita e dispõe de 30 vagas. As pessoas interessadas devem preencher um formulário acessível pelo botão abaixo. Caso o número de pessoas interessadas seja superior ao número de vagas, o processo de escolha se dará a partir das informações oferecidas pelas pessoas interessadas no formulário de inscrição. Por isso, recomendamos que preencha com muito carinho.

*Atenção: apesar do tema da oficina, a participação não é exclusiva para mulheres, sendo aberta a todas as pessoas interessadas. 😊

Informações sobre os dias, horários e local (ensaios e apresentações)

Entre os ensaios e as duas primeiras apresentações ao público, serão 15 encontros, todos na sede do Canto Cidadão, em São Paulo-SP (Rua Galeno de Almeida, 557 – Pinheiros).

Todos os encontros serão às QUINTAS-FEIRAS, das 19h15 às 22h. As exceções são os dois últimos dias (sábado e domingo), nos quais acontecerão as apresentações abertas ao público, na sede do Canto Cidadão.

  • Quintas-feiras (19h15 às 22h): 27/04, 04/05, 11/05, 18/05, 25/05, 01/06, 15/06, 22/06, 29/06, 06/07, 13/07, 20/07 e 27/07;
  • Sábado (10h às 18h): 29/07 (ensaios finais e apresentação);
  • Domingo (10h às 18h): 30/07 (ensaios finais e apresentação).

Outras informações muito importantes

  • Para participação nas apresentações ao final da oficina, a pessoa participante deve ter quantidade de presença nos encontros superior a 75%;
  • A pontualidade será altamente exigida para o melhor aproveitamento da oficina;
  • As pessoas que se inscreverem como ouvintes acompanharão o processo sem participação direta nos ensaios musicais, podendo assumir funções na parte de produção das apresentações finais, caso tenham interesse;
  • A direção da oficina e suas apresentações é de responsabilidade exclusiva da facilitadora e do Canto Cidadão.