O que fazemos
Atuamos pela vontade de promover bons encontros, ingredientes indispensáveis para a vida coletiva. Seja na vida, em geral, e, especificamente, em hospitais, escolas e outras organizações sociais, pelo voluntariado e pela arte, essencialmente.


Missão
Convidar, preparar e apoiar pessoas para atividades que melhorem a convivência, pela Arte, Educação, Comunicação e Voluntariado.

Visão
Pela inquietude, entusiasmo e compromisso com o bem fazer, ser inspiração na gestão de atividades sociais.

Valores
Transparência, Respeito incondicional, Entusiasmo, Inquietude, Cooperação, Protagonismo social, Capricho e Descontração.

Origem
O Canto Cidadão começou as suas atividades no segundo semestre de 2001, mas, tornou-se uma organização não-governamental sem fins lucrativos, oficialmente, em 19 de julho de 2002. As primeiras atividades se deram por meio da realização de palestras sobre cidadania, produção/apresentação de programa de rádio e visitas de palhaços a hospitais públicos e filantrópicos. Com a aproximação de mais pessoas interessadas, os programas socioculturais e socioeducativos foram se ampliando, chegando a mais organizações parceiras e seus públicos.
A organização social
O maior desejo é aprimorar as práticas de um voluntariado inspirado, organizado e competente. Para isso, diversos ajustes vêm sendo realizados: novo processo de entrada de voluntários; preparação inicial e continuada revisada e ampliada; fortalecimento da gestão cotidiana dos grupos voluntários; geração de indicadores compartilhados com todos os públicos de interesse; mais comunicação interna/externa e criação de um programa de reconhecimento.

Quem somos
O atual mandato, vigente entre 2021 e 2026, tem como diretores: Felipe Mello, Joca Paciello e Ubiratan Mendonça Jr..
Nos termos do Estatuto da organização, compete à Diretoria: elaborar e submeter à Assembleia Geral a proposta de programação anual da organização; executar a programação anual de atividades da organização; elaborar e apresentar à Assembleia Geral o relatório anual; reunir-se com instituições públicas e privadas para mútua colaboração em atividades de interesse comum; contratar e demitir funcionários; regulamentar as Ordens Normativas da Assembleia Geral e emitir Ordens Executivas para disciplinar o funcionamento interno da organização.
O atual mandato, com vigência entre 2021 e 2026 tem como integrantes do Conselho Fiscal: Ana Carolina Zanoti, Ana Clara Dumont, Camila Rocha, Célio Soledade Romano, Cristiane Magen, Maria Júlia Paes da Silva, Ricardo Falcão e Silvia Stuchi. Confira mais sobre o Conselho clicando aqui.
Nos termos do Estatuto da organização, compete ao Conselho Fiscal: examinar os livros de escrituração da organização; opinar sobre os balanços e relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas, emitindo pareceres para os organismos superiores da organização (Lei 9.790/99, inciso III do art. 4º); requisitar, a qualquer tempo, documentação comprobatória das operações econômico-financeiras realizadas pela organização; convocar extraordinariamente a Assembleia Geral;
O Conselho Fiscal se reunirá ordinariamente a cada seis (6) meses e, extraordinariamente, sempre que necessário.
Pessoas de diversas idades e perfis que vêm ao Canto Cidadão para, após a preparação inicial, realizar trabalho não-remunerado em hospitais, escolas e outros locais.
Organizações que recebem, pontual ou regularmente, atividades socioculturais do Canto Cidadão. Destacamos os hospitais públicos e filantrópicos, que recebem as atividades de palhaçaria, teatro, música e ludicidade em brinquedotecas; assim como, escolas públicas, lares de pessoas idosas, abrigos de crianças e organizações sociais.
Resultados gerais
- Resultados Gerais | Primeiro Semestre 2025
- Plano Anual 2024 – Livro Final
- Música e Teatro em todo Canto 2024 – Livro final
- Circuito Cultural Teatro pela Vida 2023 – Livro Final
- Tibúrcia 2023: Temporada de espetáculo infantil gratuito – Livro Final
- Plano Anual 2022 – Relatório FINAL
- Plano Anual 2021 – Relatório Final
- Plano Anual 2021 – Infográficos Resumidos e Depoimentos
- Plano Anual 2020 – Lei de Incentivo à Cultura – Relatório FINAL
- Plano Anual 2020 – Lei de Incentivo à Cultura – Planilha Financeira FINAL
- Plano Anual 2020 – Lei de Incentivo à Cultura – Resultados em Infográficos
- Plano Anual 2020 – Lei de Incentivo à Cultura – Vídeo Final
- Plano Anual 2020 – Lei de Incentivo à Cultura – Atestados das Visitas Virtuais (online) – Parte 1
- Plano Anual 2020 – Lei de Incentivo à Cultura – Atestados das Visitas Virtuais (online) – Parte 2
- Teatro em Todo Canto – ProAc – Orçamento FINAL (até Abril/2020)
- Teatro em Todo Canto – ProAc – 7º Relatório FINAL (até Abril/2020)
- Resultados 2019 – Infográficos Gerais e por Programas
- Plano Anual Canto Cidadão 2019 – Relatório Final (Dez/19)
- Plano Anual Canto Cidadão 2019 – Orçamento (Dez/19)
- ProAc Doutores Cidadãos – Relatório Final (Dez/19)
- ProAc Doutores Cidadãos – Orçamento (Dez/19)
- ProAc Teatro em Todo Canto – Orçamento (Dez/19)
- Resultados Gerais Canto Cidadão – 1º Semestre de 2019
- Resultados Gerais Consolidados 2018
- PARTE 1 – Relatório Parcial: Plano Anual 2020 (PDF Anexo de Peças de Comunicação – Janeiro a Setembro)
- PARTE 2 – Relatório Parcial: Plano Anual 2020 (PDF Anexo de Peças de Comunicação – Janeiro a Setembro)
Projetos incentivados e editais em execução em 2025
Canto Cidadão – Plano Anual 2025
Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil | PRONAC 243066
Apresentações artísticas gratuitas em escolas públicas, hospitais públicos, ONGs, lares de pessoas idosas, abrigos de crianças, espaços públicos (praças, parques e vias) e da sede da proponente., assim como oficinas artísticas gratuitas.

Bonde Cultural a Pé
Projeto financiado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD), por meio do Termo de Fomento TFM/010/2025/SMDHC/FUMCAD, conforme a Lei 13.019/2014 – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.
Apresentações teatrais itinerantes no entorno de escolas públicas, levando os alunos em um bonde cultural guiado, com as cenas contando histórias relacionadas ao contexto daquele local, assim como promovendo valores humanos positivos.

Edital Legado Arte Despertar
O Canto Cidadão foi selecionado neste edital que tem o objetivo de expandir o impacto social da Arte Despertar de forma duradoura, identificando e apoiando projetos e organizações alinhadas ao nosso legado. Estamos em busca de iniciativas que promovam a Humanização e Arte-Educação na Saúde, priorizando o fortalecimento institucional e a realização de ações estruturantes.
Por meio do apoio deste edital, serão realizadas atividades de fortalecimento institucional do Canto Cidadão, temporada profissional de música e narração de histórias em hospitais e outras instituições e apoio no aprimoramento artístico do elenco voluntário de narração de histórias da instituição.

Agradecimentos
O Canto se sente privilegiado pela quantidade de pessoas e instituições que escolhem oferecer algum tipo de apoio às suas atividades. Aqui, de peito aberto, registramos o nosso sincero agradecimento às pessoas que trabalham, diariamente, na equipe da organização, tanto na parte administrativa quanto artística. Também, muito alegremente, somos gratos a todas as pessoas que se voluntariam em nossos programas socioculturais, assim como às instituições, em especial hospitais, escolas e outras organizações que confiam no que oferecemos e abrem suas portas para que possamos interagir com os seus públicos. Ainda, agradecemos aos órgãos governamentais e empresas que decidem nos apoiar de diversas formas, seja diretamente ou por meio de incentivos fiscais. E, que fique registrado o nosso abraço a quem torce por nós! Viva a arte pela vida.