[CantoEduca PRESENCIAL] Grupo de Estudos “Comunicação Expressiva – 5”, dia 27 de abril, quarta, às 19h30

27 abril 2022 Artes

Olá! Seja bem-vinda e bem-vindo. Vamos retomar os Grupos de Estudos do CantoEduca, na temporada 2022? Viva! Tem muita coisa legal para acontecer. Por aqui, está cada vez mais potente a vontade de construir espaços de compartilhamento de saberes e sabores que elevem a vida, pela arte, educação, filosofia, humanitarismo e outras fontes de percepção, ação e desenvolvimento.

Aqui, apresentamos o Grupo de Estudos “Comunicação Expressiva – 5”, que será facilitado por Felipe Mello ao longo do semestre, com diversos encontros. Este acontecerá no dia 27 de abril, quarta, das 19h30 às 21h30. Saiba tudo, a seguir, e venha!

Esta atividade será GRATUITA e PRESENCIAL, e pode ser realizada por integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão e pessoas interessadas, em geral. Conheça a seguir o formato de PARTICIPANTES e OUVINTES. 😉

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece eventos gratuitos de preparação continuada sobre temas artísticos e comportamentais, com palestras, oficinas e outros formatos, para integrantes dos elencos voluntários da organização, assim como para pessoas da sociedade, em geral.

O que são os Grupos de Estudos do CantoEduca e quem pode participar?

Os Grupos de Estudos (GE’s) são eventos que fazem parte do processo de preparação continuada dos(as) integrantes dos elencos voluntários do Canto Cidadão. Mas, de forma democrática, oferecem vagas a pessoas interessadas, em geral, em especial na condição de ouvinte (confira abaixo). Por meio desses eventos, colocamos os(as) integrantes em contato com profissionais que contribuem para o fortalecimento das técnicas e comportamentos importantes para o aprimoramento contínuo das atividades artísticas e humanitárias dos programas regulares da organização, em especial pela palhaçaria, música, narração de histórias, artes cênicas e outras. Estes eventos podem acontecer em ciclos de 1, 2, 3 ou mais encontros, de modo online ou presencial.

FORMAS DE PARTICIPAR:

  • No GE Comunicação Expressiva, as pessoas inscritas como PARTICIPANTES serão, prioritariamente, integrantes do elencos voluntários do Canto Cidadão. Estas pessoas vão participar ativamente dos encontros, com interação constante, nas atividades dinâmicas e diálogos;
  • No GE Comunicação Expressiva, as pessoas inscritas como OUVINTES serão interessadas, em geral, não necessariamente voluntárias da organização, e participarão como espectadoras, observando a transmissão dos conceitos e a realização das atividades práticas. Se, ato do evento, o(a) facilitador(a) convidar um ou mais ouvintes à participação, caberá à pessoa convidada a decisão de participar ou não. 😉

Evento: Grupo de Estudos “Comunicação Expressiva – 5″, com Felipe Mello, em 27 de abril, quarta, das 19h30 às 21h30

Dia e horário do evento: 27 de abril, quarta, das 19h30 às 21h30, PRESENCIAL na sede do Canto Cidadão.

Este grupo de estudos (GE) chamado de “Comunicação Expressiva” pretende ser um espaço de compartilhamento investigação e exercício de temas relacionados ao comportamento humano, em especial em sua comunicação (em diversas frentes e relacionamentos) e atuação. Essa investigação sobre a comunicação e a atuação vai transitar entre campos da vida mais cotidiana, por assim dizer, e também as formas mais artísticas de se comunicar e atuar. Como objetivo geral dos encontros, a ampliação da consciência e o aprimoramento das habilidades relacionadas aos temas.

Vale lembrar que este grupo de estudos terá ao menos 10 encontros no primeiro semestre. A cada data, pode acontecer a sequência de algum tema tratado no encontro anterior, ou pode ser proposto um novo item de investigação. Esta decisão vai derivar do que acontecer a cada encontro (em consonância com a proposta central do grupo de estudos), e os detalhes sobre o conteúdo específico de cada data serão divulgados com pelo menos uma semana de antecedência. ATENÇÃO: você poderá se inscrever para participar de apenas 1 (uma) data ou de todas as datas, a depender da sua agenda ou da disponibilidade de vagas do evento.

Durante os encontros, pretende-se criar um espaço para os seguintes caminhos:

  • Exposição de ideias, conceitos e vivências sobre comportamento, comunicação e atuação;
  • Experimentação de dinâmicas de grupos relacionadas aos temas;
  • Espaços de diálogos provocativos e propositivos, com mediação;
  • Sugestão de referências diversas de aprofundamento nos temas;
  • Identificação de exercícios/desafios cotidianos que podem contribuir para o aprimoramento das habilidades desejadas pelo grupo de estudos.

CARACTERÍSTICAS

  • Respeito ao momento de cada participante, com trabalho em conjunto para criação do clima adequado, para a participação e aprimoramento de habilidades de todas as pessoas;
  • Interatividade, com diversos momentos de exercícios práticos dos conceitos apresentados;
  • Descontração, com um clima leve e acolhedor, para estimular a participação.

Minicurrículo do Facilitador

Felipe Mello é fundador e diretor voluntário do Canto Cidadão, que desde 2002 já levou arte e acolhimento a mais de três milhões de pessoas em escolas, hospitais, organizações da sociedade civil, lares de pessoas idosas, espaços públicos e outros, em várias localidades do Brasil e do mundo, em especial na Grande São Paulo.

Além da preparação prática relacionada ao Protagonismo, Autoconhecimento, Ética, Criatividade e Inovação e Colaboração, Felipe tem mestrado pela Cásper Líbero e graduação em Comunicação pela ESPM. Também é ator formado pelo Célia Helena, locutor radialista pelo Senac-SP e com especialização em Cambridge (Inglaterra), em temas ligados ao protagonismo humano.

Também, é palestrante e facilitador de eventos de desenvolvimento humano, e vem colecionando diversas experiências marcantes: mudanças profissionais radicais, criação de duas empresas, atuação como palhaço de hospital, viagens internacionais para realização de ações sociais, apresentação de programas de rádio e televisão, atuação em peças teatrais, peregrinação de 900 quilômetros rumo a Santiago de Compostela, entre outras.

Informações gerais

Dias e horários: 27 de abril, quarta, das 19h30 às 21h30, PRESENCIAL na sede do Canto Cidadão.

Endereço: Rua Galeno de Almeida, 557 – Cerqueira César – São Paulo-SP. Confira o link do Google Maps.

Evento GRATUITO;

Número máximo de participantes simultâneos:

  • Até 12 pessoas como PARTICIPANTES: inscrição por outro formulário, para voluntários do Canto Cidadão;
  • Até 20 pessoas como OUVINTES: inscrição pelo formulário disponível, pelo botão, abaixo.

Inscrição para o evento: participantes e ouvintes

Para participar desta edição do grupo de estudos (GE) “Comunicação Expressiva”, com Felipe Mello, clique no botão, abaixo. Para ver a agenda completa do CantoEduca, clique aqui.