[CantoEduca Online] Roda de Conversa “Aromaterapia e Auriculoterapia – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, com Fumie Sato e Juliana Rizzo, em 23 de setembro de 2021, às 19h30

23 setembro 2021 Artes | Saúde

Olá! Seja bem-vinda e bem-vindo. Vamos para mais uma temporada de RODAS DE CONVERSA do CantoEduca! Viva! Tem muita coisa legal para acontecer, ainda, este ano. Seguimos com a vontade de compartilhar bons encontros, por meio de eventos de sensibilização, informação e educação. Aqui, apresentamos o evento “Aromaterapia e Auriculoterapia – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, com Fumie Sato e Juliana Rizzo, em 23 de setembro de 2021, às 19h30 Saiba tudo, a seguir, e venha!

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece capacitação continuada, sobre temas que elevam a vida, por meio da oferta de palestras, oficinas e outros eventos, gratuitamente, à comunidade, assim como aos integrantes do voluntariado da organização. Os temas são relacionados a expressões artísticas e ao comportamento humano.

“Aromaterapia e Auriculoterapia – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, com Fumie Sato e Juliana Rizzo, em 23 de setembro de 2021, às 19h30

A aromaterapia é uma Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) que se utiliza do aroma e das partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro. Sua aplicação alivia sintomas de natureza emocional e promove o bem-estar físico e mental, fortalecendo também o sistema imune. Já a auriculoterapia é outra PICS que faz uso do pavilhão auricular como a área reflexa do corpo. Utiliza pontos específicos para tratamentos adjuvantes e complementares de doenças diversas que se manifestam no corpo e mente. O estímulo auricular pode promover bom funcionamento e equilíbrio do corpo, da mente e das emoções.

O objetivo dessa mesa redonda é esclarecer e expandir os conhecimentos de quem ouve em relação às PICS como terapêuticas naturais que auxiliam na redução de sintomas, sejam no equilíbrio do corpo ou da mente e que possui melhorias de qualidade de vida.

Sobre as convidadas

Leonice Fumiko Sato Kurebayashi possui graduação em Educação Artística pela Faculdade Paulista de Arte da Academia Paulista de Música (1982), graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo – Campus Pompeia (2006), mestrado em Enfermagem (2007), doutorado em Enfermagem (2013) e pós-doutorado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é sócia e proprietária do Instituto de Terapia Integrada e Oriental, coordenadora dos Cursos de pós-graduação de acupuntura e massagem oriental do ITIO, em parceria com a Faculdade Ibrate e pesquisadora do Grupo de Estudos de Práticas Alternativas e Complementares da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. É também educadora e tem experiência clínica há 30 anos na área de Práticas Integrativas e Complementares, atuando principalmente em acupuntura, auriculoterapia, fitoterapia chinesa, moxabustão, ventosa, reiki e astrologia.

Juliana Rizzo Gnatta é professora contratada e Pós-Doutoranda da Escola de Enfermagem da USP, enfermeira com experiência clínica em Centro Cirúrgico e desenvolve pesquisas nas áreas de prevenção e controle de infecção relacionada à assistência à Saúde. Exerce também Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, com enfoque em aromaterapia.

Informações gerais

  • Dia e horário: 23 de setembro, quinta, às 19h30.
  • Plataforma: Zoom;
  • Evento GRATUITO;
  • Número máximo de participantes simultâneos: 100.

Orientações para participação

  • ID da reunião: 847 8745 3466
  • Senha: CE23SET
  • Como acessar a plataforma Zoom: o Zoom é uma plataforma de chamadas virtuais simultâneas e para seu uso é necessário fazer o download do aplicativo, tanto no Celular, quanto no Computador.
  • 📱Se você for acessar via CELULAR, é necessário baixar o aplicativo pela lojinha do seu aparelho. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).
  • 🖥️ Se você for acessar via COMPUTADOR, também é necessário baixar o aplicativo, disponível no site do Zoom. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).