[CantoEduca Online] “Conhecendo a improvisação teatral”, minioficina com Rhena de Faria, no dia 26 de junho (sáb.), das 10 às 12h30

26 junho 2021 artes | cidadania | comportamento | educação

Seguimos com a vontade de compartilhar bons encontros, por meio de eventos de sensibilização, informação e educação. No dia 26 de junho de 2021, sábado, das 10h às 12h30, teremos uma minioficina sobre artes cênicas e improviso, com Rhena de Faria.

O que é o CantoEduca?

É um programa socioeducativo do Canto Cidadão, que oferece capacitação continuada, sobre temas que elevam a vida, por meio da oferta de palestras, oficinas e outros eventos, gratuitamente, à comunidade, assim como aos integrantes do voluntariado da organização. Os temas são relacionados a expressões artísticas e ao comportamento humano.

Evento: “Conhecendo a improvisação teatral”, minioficina sobre artes cênicas e improvisação, com Rhena de Faria, no dia 26 de junho (sáb.), das 10h às 12h30

De uns anos para cá o Improviso vem crescendo no Brasil e conquistando um espaço respeitado dentro das Artes Cênicas. Aos poucos vemos a Improvisação ser reconhecida como mais um segmento importante da atividade Teatral no país. Aquilo que há poucas décadas era uma ferramenta de trabalho do ator em sala, hoje passou a ser experimentada aos olhos do público, tornando-se não mais um “meio”, e sim, a finalidade de um processo artístico. Torna-se importante agora não apenas ampliar sua difusão, como também mostrar que a improvisação, assim como os diversos segmentos do teatro, é uma técnica que exige trabalho, esforço e dedicação. A Oficina Introdução à Improvisação pretende abordar os princípios básicos da Improvisação Teatral por meio de jogos e exercícios clássicos de Improvisação.

Serão trabalhados nesta oficina três princípios básicos da Improvisação teatral, a saber:

  • Escuta – a permeabilidade aos acontecimentos. Como estar pronto e aberto para ver, ouvir e assimilar as propostas que surgem ao longo de uma cena e contribuir coerentemente com a história que está sendo construída;
  • Aceitação- a receptividade às ideias dos companheiros, a importância de se dizer “sim” de corpo e alma às propostas que surgem.
  • Capacidade propositiva: a capacidade de criação dentro da improvisação. De se fazer propostas que aportem algo positivo à cena que está sendo construída e inspirem os demais.

Minicurrículo da Facilitadora

Rhena de Faria é atriz-improvisadora, palhaça e diretora teatral. Integrou por treze anos o elenco do espetáculo “Jogando no Quintal”, grande sucesso de público em São Paulo. É professora de Improvisação Teatral, tendo ministrado cursos na Casa11, na Casa do Humor, no Espaço da Comédia e na SP Escola de Teatro, em São Paulo. Em 2018 Foi a treinadora da Cia Barbixas de Humor para o espetáculo “Improvável”.

Já recebeu importantes prêmios, tais como PRÊMIO SÃO PAULO DE INCENTIVO AO TEATRO INFANTIL E JOVEM DE MELHOR DIREÇÃO DE 2018 por “Mary e os Monstros Marinhos”, PRÊMIO RISADARIA 2019 de MELHOR ESPETÁCULO DE HUMOR, por “Bagagem”, do qual é dramaturga e diretora, APCA (2018) de MELHOR ESPETÁCULO INFANTIL COM TEXTO ORIGINAL por “Mary e os Monstros Marinhos” e Prêmio FEMSA de MELHOR ATRIZ DE 2013 por “A Rainha Procura…”, infanto-juvenil da Cia do Quintal com direção de Cesar Gouvêa.

Dirigiu diversos espetáculos teatrais, solos de palhaçaria, improvisação teatral e musical.

Informações gerais

  • Dia e horário: 26 de junho, sábado, das 10h às 12h30;
  • Plataforma: Zoom;
  • Evento GRATUITO;
  • Número máximo de participantes simultâneos: 40.

Orientações para participação:

  • ID da reunião: 831 9121 7918
  • Senha: CE26JUN
  • Como acessar a plataforma Zoom: o Zoom é uma plataforma de chamadas virtuais simultâneas e para seu uso é necessário fazer o download do aplicativo, tanto no Celular, quanto no Computador.
  • 📱Se você for acessar via CELULAR, é necessário baixar o aplicativo pela lojinha do seu aparelho. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).
  • 🖥️ Se você for acessar via COMPUTADOR, também é necessário baixar o aplicativo, disponível no site do Zoom. Depois, crie uma conta gratuita de acesso (Login) e, no dia e horário do evento, clique no botão abaixo, ou entre usando o ID e senha do evento (acima).