[OPPA EnCanta] Oficina de Preparação Permanente para Atuação em brinquedotecas hospitalares, com Cida Molina

29 fevereiro 2020

[OPPA EnCanta] Oficina de Preparação Permanente para Atuação em brinquedotecas hospitalares

Prática da vez: Produção de materiais com EVA

Sinopse:

Oficina de ampliação de conceitos, técnicas e REPERTÓRIO relacionados ao EnCanta, programa que leva atividades lúdicas para brinquedotecas hospitalares. Neste evento, você conhecerá mais sobre a filosofia do programa, a importância do acolhimento no ambiente hospitalar e, com enfoque especial, criação de repertório de atividades, assim como compartilhará e receberá dicas e formas de atuação, podendo ampliar o seu repertório e contribuir para que os colegas também o façam.
Esses eventos têm caráter contínuo, ou seja, acontecerão diversas vezes, ao longo do ano, e você pode participar quantas vezes quiser.
A mediação será feita por Isabela Mello, seguida da participação especial da Cida Molina, oficineira que ensinará aos participantes técnicas de criação com EVA.

Reforçando: a OPPA é destinada, sobremaneira, aos integrantes do EnCanta. No entanto, voluntários(as) de outros programas também poderão participar, caso tenham interesse em mergulhar mais no universo da ludicidade hospitalar.
Os demais programas já têm ou terão atividades semelhantes de aprimoramento de técnicas e repertórios.

Local, carga-horária, data e horário

  • Na sede do Canto Cidadão: Rua Galeno de Almeida, 557 – Cerqueira César – São Paulo-SP (a 10 minutos a pé da estação Sumaré do Metrô).
  • 29 de fevereiro de 2020, sábado, das 14h às 17h

Perfil do público
A oficina é destinada a interessados em geral, com idade superior a 16 anos, com prioridade para os integrantes do EnCanta e atuantes em outros grupos que buscam levar a ludicidade para o ambiente hospitalar. Neste evento, você conhecerá mais sobre os pilares essenciais do EnCanta: filosofia, presença, acolhimento e ludicidade, com enfoque especial na criação de repertório. A atividade da vez será uma oficina de criações com EVA, mediada pela oficineira Cida Molina.

Processo de seleção
A prioridade das vagas será para integrantes do EnCanta. Mas, em toda oficina, haverá até cerca de 25% de vagas para convidados de outros programas do Canto Cidadão e, também, convidados externos. Caso o número de interessados seja maior que o número de vagas, será realizado um sorteio. A confirmação será feita por WhatsApp, em até sete dias antes do evento.

Informações essenciais

Valor de investimento

A oficina é GRATUITA, como parte do processo de democratização do acesso à cultura.

Número de vagas disponíveis

20 vagas.

Processo de inscrição

A inscrição se dará via formulário eletrônico.

A inscrição deve ser feita até 21/02/2020. Nesse mesmo dia, caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas, faremos um sorteio. Ainda no dia 21/02/2019, divulgaremos a lista de sorteados para o evento. Caso exista alguma desistência, a ordem da lista será respeitada para convocações complementares (sortearemos uma quantidade adicional, para essa possibilidade de desistência).

ATENÇÃO: A lista de convidados(as) para o evento será divulgada aqui, nesta mesma página, até o dia 21/02/2020.

Sobre a oficineira

Cida Molina

Maria Aparecida Vianna Cintra Molina é Assistente de Saúde-Enfermagem desde 1998. A partir de 2015, assume o cargo de Coordenadora das atividades da brinquedoteca do Hospital Municipal Doutor Arthur Ribeiro de Saboya, no Jabaquara, ministrando oficinas de Artesanato nas enfermarias pediátricas e psiquiátricas. Sua oficinas e formações tem com enfoque o trabalho em Recursos Humanos, terapia com florais, Reiki, brinquedos terapêuticos e contação de histórias.

Outras informações importantes

– Em função dos objetivos da oficina, solicita-se a atenção à questão do horário de chegada, pois os facilitadores serão bastante pontuais no início das atividades.

– Para um melhor aproveitamento das atividades, é indicada a utilização de roupas esportivas durante a oficina.

Muito obrigada pelo interesse a boa sorte! 

Equipe do Canto Cidadão :o)