A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai permitir ligações gratuitas para o Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio da criação da Linha da Vida. O atendimento é voluntário e presta apoio emocional de prevenção ao suicídio.
O ato de autorização foi assinado, na última terça-feira, pelo Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vitor Elísio Menezes, e deverá ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União.
A medida só deve entrar em vigor em 180 dias. Mas, quem precisar da ajuda emocional pode contar com outros canais.
A desativação do número atual código do CVV, deverá ocorrer em até 180 dias a partir da data de publicação do ato. Após a desativação, os usuários que ligarem para o 141 terão, por 90 dias, as chamadas interceptadas e receberão uma mensagem orientando a discagem para o 188.
Hoje, as ligações custam por minuto em média R$0.07 de telefones fixos e R$0,70 de celulares.
Uma linha-piloto gratuita foi implantada no Rio Grande do Sul. Durante os testes, os atendimentos triplicam na região: passaram de 3,6 mil para 9,2 mil ligações.
O perfil das chamadas também mudou: antes, 70% eram oriundas de telefones fixos; agora, 90% delas são feitas pelo celular.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um milhão de pessoas morrem todo ano vitimas de suicídio no mundo, sendo que essa é uma das três principais causas de morte de pessoas na faixa de 15 a 44 anos.
Como funciona:
Qualquer pessoa que precisar de apoio emocional para vencer um período conturbado da vida, pode conversar com um voluntário do CVV ligando 141 ou diretamente no posto de sua região.
O voluntário guarda o anonimato e haverá estrito sigilo sobre tudo que for dito. O atendimento é gratuito.
Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/online/anatel-vai-permitir-ligacoes-gratuitas-para-o-cvv-1.1781422