Avaliação correta contribui para diagnóstico e tratamento de atletas com alterações cardiopulmonares


16 julho 2013

Sejam amadores ou profissionais, os atletas devem se preocupar com os riscos que a prática de exercícios pode causar. A falta da conscientização é alarmante. De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo de 2011, 90% dos esportistas não realizam consultas médicas ou exames cardiológicos antes de iniciarem a prática regular de atividades físicas.

 

Coordenadores do “Simpósio Alterações Cardiopulmonares em Atletas” – evento que o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) promoverá no dia 27 de julho –, o Dr. André Albuquerque e o Dr. William Chalela acreditam que a tendência, no entanto, é de mudança no panorama. Para eles, a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil desperta o interesse para a questão e reforça a necessidade de uma boa preparação médica para atender ao aumento da demanda por essas avaliações.

 

“Não há uma faixa etária específica para ter problemas cardiopulmonares relacionados à prática esportiva. O maior fator de risco para os esportistas é a carga de treino e o tempo de atividade em longo prazo. A abrangência da avaliação preventiva deve ser ampliada, mas também é preciso evoluir na padronização das técnicas empregadas pelos profissionais”, diz o Dr. André.

 

O Simpósio visa preparar os profissionais que atuam no atendimento ao atleta para os desafios sobre complicações na saúde dos esportistas e também sedimentar a importância do diagnóstico e do manejo de problemas de saúde dos pacientes. O evento é destinado às áreas de cardiologia, pneumologia, medicina do esporte, ortopedia, clínica médica e fisioterapia. Estão programadas duas sessões práticas com enfoque no teste cardiopulmonar e no diagnóstico de broncoespasmo ao esforço, além de apresentação e debate de casos emblemáticos.

 

“Os atletas podem ter alterações cardiopulmonares que nem sempre são patológicas. Muitas dessas alterações são benignas e ocorrem justamente como uma adaptação fisiológica para obterem um melhor desempenho. No caso das alterações patológicas, as ocorrências mais comuns são a hipertrofia excessiva do miocárdio, as arritmias e a ocorrência de crise asmática de esforço”, explica o Dr. William.

 

As discussões incluem temas como morte súbita em atletas, arritmias, doenças do miocárdio e avaliação de rotina, em linha com as recomendações científicas recentes. Haverá também ampla abordagem sobre as alterações respiratórias em atletas por meio de testes diagnósticos.

 

Serviço

 

Evento: Simpósio de Alterações Cardiopulmonares em Atletas

 

Data: 27/07

 

Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

Endereço: Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo-SP

 

Informações e inscrições: Consultar o site do evento. http://ensino1.hospitalsiriolibanes.com.br/Store/Product.aspx?ProdutoID=354&ProdutoTipoID=&CategoriaID=92