#BoasHistórias – EnCanta, o programa que, de fato, encanta seus voluntários
Larissa Costa Mendes
11 novembro 2019
Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Elfa Medicamentos, Ferring Pharmaceuticals e Sompo Seguros apresentam:
Na última quinta-feira, 07 de novembro, houve mais um treinamento para a nova turma de voluntários do EnCanta, que atuará em brinquedotecas hospitalares. Neste dia, os grupos apresentaram um pouco de suas propostas de atividades baseadas na historinha do Rei Midas, e nos concederam alguns depoimentos bem bacanas:
A Patrícia de Farias dos Santos, por exemplo, já havia sido voluntária no Canto Cidadão em 2017, no Arte em Todo Canto – Hospitais. Mas não era bem o que ela queria fazer, por isso saiu e retornou este ano no EnCanta. Patrícia é professora de educação infantil e no programa ela se encontrou
“Foi exatamente o que eu imaginava e esperava. Estava dentro daquilo que eu desejava mesmo. Por ser algo que eu já lidava no dia a dia, ou seja, crianças, arte, o lúdico e muito do pedagógico também, foi mais tranquilo para mim”
A professora conta que se inspirou em atividades de outros grupos do EnCanta para propor um exercício em sala com foco no Setembro Amarelo.
“Eu aproveitei o gancho dos monstrinhos da emoção para utilizar isso com a minha turma da escola. Nós montamos os monstrinhos e eu trabalhei a historinha com eles”
Roseli Holanda que é coordenadora de backoffice e voluntária do EnCanta, estava presente no treinamento. Ela fala um pouco sobre como o seu grupo se dividiu para realizar a proposta de atividade:
“No grupo, a gente se dividiu para cada um fazer uma coisa. A Sol fez os bonequinhos, a Mickelle fez a introdução/ resumo da história, a Flávia fez um jogo da memória, a Andressa fez um teatrinho, eu fiz a roupinha do cenário… E nós montamos uma historinha com marionetes”
Já a administradora Cristina César comentou um pouco sobre o treinamento em si
“Eu acho que nós temos um treinamento de excelência e agregador. Ela (Isabela, responsável pelo EnCanta) tem muito a passar e ela consegue dominar o time com as ideias e informações novas, ela consegue prender a atenção das pessoas”.
Cristina diz ainda que o nome do programa faz jus ao que propõe: “não é por acaso que o projeto tem esse nome ‘EnCanta’, eu saio daqui encantada mesmo”. E complementa explicando que as diferenças que compõem seu grupo, fortalece a criatividade e produtividade da equipe:
“As pessoas são diferentes, mas todas tem o mesmo objetivo e isto está somando de forma muito positiva. Por exemplo, no meu grupo tem uma psicóloga que tem ideias excelentes, ela é muito organizada e ela pensa sempre na nossa questão emocional. Tem uma outra integrante, a Andressa (que está chegando agora, risos), ela é muito jovial e cheia de energia, tem o Camilo que traz muitas ideias diferentes, além do óbvio, isso é maravilhoso!”
Você conhece alguma história legal que envolve o Canto Cidadão? Envie para nós pelo e-mail larissa@cantocidadao.org.br :O)