#BoasHistórias – O primeiro ano de Ricardo Aires no Arte em Todo Canto Hospitais

Larissa Costa Mendes
4 novembro 2019

No #BoasHistórias de hoje você vai conhecer um pouco sobre o Ricardo Aires e seu primeiro ano no programa Arte em Todo Canto Hospitais (ATC Hospitais).

Ricardo Aires tem 28 anos, é ator, bailarino, publicitário, professor e clown. Em 2014 ele foi convidado a participar do elenco profissional do ATC Hospitais. A proposta era apresentar cenas para pacientes dos hospitais parceiros e seus acompanhantes. Ele já tinha atuado em outras ONGs, mas nunca dentro de um hospital:

“Eu não sabia que existia um projeto de teatro em hospitais. O que eu conhecia era o trabalho de clown (palhaço) nesse ambiente”, diz o ator.

Ricardo Aires e grupo em atuação (2017)

Ricardo nos conta que em seu primeiro ano, no qual participava com a CIA Ruído Rosa, o grupo ainda estava inseguro e atento. Por ser um ambiente e uma proposta novos, eles tinham de prestar atenção às mudanças do momento e adaptar a apresentação, como quando passavam muitas macas entre eles ou até mesmo quando ocorria um falecimento no hospital, naquele momento.

“O primeiro ano foi um aprendizado, a gente testou coisas, com quem falar e como adaptar as cenas”.

Ele também nos disse o quanto era gratificante realizar este trabalho, tanto para os pacientes e acompanhantes, quanto para os próprios colaboradores dos hospitais.

“Os funcionários são sempre os mais animados. Quando a gente vai para o almoxarifado, por exemplo, eles ficam muito emocionados, porque no dia a dia não recebem muita atenção”.

Aires lembra que em seu primeiro ano, uma das apresentações era uma cena muda, na qual a única palavra pronunciada era “Genoveva”, o nome de uma das personagens. Quatro meses depois eles voltaram a se apresentar neste mesmo hospital, e as pessoas se lembravam daquele nome, das cenas e da personagem, principalmente. “Foi muito interessante”, conta Ricardo sobre este dia.

Ricardo Aires e grupo em atuação (2018)

O ator continua no ATC – Hospitais. Ele está em seu quarto ano e quarto elenco conosco.

Você conhece alguma história legal que envolve o Canto Cidadão?
Envie para nós pelo e-mail larissa@cantocidadao.org.br :O)