Campanha Travessia #Cilada vai até 11 de setembro

Larissa Costa Mendes
5 novembro 2019

A ONG Corrida Amiga é parceira do Canto Cidadão e está promovendo a campanha Travessia #Cilada, com o objetivo de fiscalizar se os tempos semafóricos estão de acordo com a legislação, para garantir a segurança das pessoas, em especial, de crianças e idosos que mais sofrem com essa distribuição desigual e injusta.

As atividades da Travessia Cilada visam dialogar com os órgãos responsáveis e mobilizar a população sobre a importância de garantir tempos semafóricos seguros e adequados para os pedestres, além de gerar demandas por mudanças ao encaminhar os resultados obtidos para as prefeituras. Quanto mais adequado for o tempo de travessia dos pedestres, aumentam-se as chances das pessoas se deslocarem a pé e se apropriarem dos espaços públicos.

De acordo com a gestora ambiental e idealizadora do instituto Corrida Amiga, Silvia Stuchi, a preferência de circulação do pedestre, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), art 29 § 2o, deve ser garantida.

“97,8% dos idosos da cidade de São Paulo não conseguem caminhar a 4,3 km/h, velocidade padrão adotada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) para os semáforos de SP”

Silvia Stuchi.

Qualquer pessoa pode participar, por meio do aplicativo Colab com a hashtag #Cilada. A prioridade será dada ao mapeamento de semáforos com grande fluxo de pedestres.

Saiba mais sobre a campanha em bit.ly/travessiacilada.
Dúvidas? Escreva pra contato@corridaamiga.org