Canto Cidadão compartilha resultados personalizados com os(as) voluntários(as) de seus programas socioculturais

Canto Cidadão
2 agosto 2019

Nos últimos semestres, o Canto Cidadão assumiu a decisão de compartilhar, com todos os seus grupos voluntários, pessoa por pessoa, resultados personalizados, de cada período de atividades realizadas.

Assim, ao final de cada Acordo de Responsabilidades, que é o período de seis meses, cada integrante recebe, além dos resultados gerais da organização e do seu núcleo de atuação (por exemplo, o seu núcleo do hospital em que atua), programa por programa, um demonstrativo dos seus resultados individuais.

O voluntário Max Canova Bonani Francisco, ou Dr. Sasamilhone, voluntário palhaço hospitalar desde 2016, no Instituto Central do Hospital das Clínicas, em São Paulo-SP, que ilustra este texto, comentou, ao receber o seu material: “Ah, meu irmão. Eu tenho um carinho enorme por vocês. Acho que isso ‘quem por aqui chega, não anda mais só’ é o que define a nossa ligação. É incrível. Vocês são uma referência para mim e para muitos que estão interessados em verdadeiramente promover o afeto, carinho e o amor, como forma de revolução. Sinto-me seguro em saber que posso contar com vocês. Fico imensamente feliz, de verdade.”

Cada vez mais, acreditamos que a transparência seja essencial para o construção e manutenção de relacionamentos firmes e respeitáveis, com todos os públicos de interesse da organização. Por isso, além do compartilhamento com o público interno, o Canto Cidadão compartilha, também, com as instituições parceiras, patrocinadores e sociedade civil, em geral, todos os relatórios e demonstrativos de suas atividades. Aqui, neste site, é possível encontrar, tanto na página O Canto ou na página de qualquer programa sociocultural (cada um tem uma página interna própria), diversos indicadores de resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos. Por exemplo, visite a página dos Doutores Cidadãos para verificar essa iniciativa de transparência.

O material personalizado foi enviado a 361 pessoas, nos últimos dias, tanto voluntários(as) atuantes, quanto as pessoas que solicitaram afastamento, as que estão retornando à atuação e as que estão concluindo o treinamento inicial e começando a sua jornada, tanto nos Doutores Cidadãos (palhaçaria hospitalar), EnCanta (atividades em brinquedotecas hospitalares), CantoRia (coral itinerante hospitalar) e ATC Hospitais (teatro itinerante hospitalar).

Além dos itens expostos, acima, havia uma página adicional, com um texto escrito pelo diretor-fundador do Canto Cidadão, Felipe Mello, em reconhecimento e agradecimento pela companhia dos(as) voluntários(as) nas jornadas.

“É curioso pensar que, até algum tempo atrás, pouco tempo, se levarmos em consideração a quantidade de vida já vivida, por nós, antes, a gente sequer se conhecia. mas, a vida, com suas curvas, caprichos, portas, janelas, desvios, atalhos, pontes, muros e jornadas, fez com que os nossos caminhos se esbarrassem.

E, no contato, deu liga, deu faísca, deu laços. e, nesse encontro de nós, melhor que nós que apertam, fizemos de nós, nós aprimorados, enlaçados, ampliando o simbolismo do presente, do encontro, raro, tão raro, pois inspirado e pautado por um tipo de vontade que não se encontra, em qualquer canto.

Aqui, no Canto, a gente foi se aproximando, apertando mãos, mirando olhos com compromisso de verdade, uns dos outros, escutando, falando, aprendendo, ensinando, compartilhando, duvidando, vivendo um punhado de nuances de nós, inéditos, em nós. sem a pretensão de explicar ou definir o mundo, tampouco curar as suas dores, mas, com a possibilidade de um genuíno interesse em saber melhor como ajudar a cuidar, a nutrir, a ver e gerar beleza singela, ou ainda, como evitar intoxicar a nós, ao outro, ao mundo.

Nossa razão e sentimento se encontram na vontade de bons encontros, de promoção de arte pela vida, com desejo de mais gente existindo com dignidade, equidade e alegria. Pela palhaçaria, música, teatro, brincadeiras, escuta ativa, olhar interessado, educação, voluntariado e tantas outras manifestações humanas, declaramos ao mundo nossa mais revolucionária pretensão: estar cada vez mais onde estamos, com quem estamos, fazendo o que estamos fazendo, bancando as nossas escolhas, iluminados pelo vigor ético que nos sugere que a máxima lucidez é empenhar a energia na melhoria da convivência.

Existimos para que você venha e, ao vir, você fez nosso Canto se iluminar, ainda mais. aqui, você tem parcerias, amizades, torcida e ombro, para os bons momentos e desafios. aqui, celebramos a beleza que reside na vontade de se fazer o bem de forma bem feita. Cada vez mais, somos o que fazemos para melhorar o que fazemos, juntos, juntas, juntxs. que o nosso encontro se espalhe no tempo, eternizado no já vivido e infinito no porvir.

Receba o nosso melhor abraço, intenso em gratidão e alegria pela sua presença. Vida longa e saudável ao nosso encontro.”

Cada vez mais, no Canto Cidadão, celebramos o voluntariado, a arte pela vida e os bons encontros como formas lúcidas e sensíveis de agir no mundo.