Canto Cidadão já beneficiou 5 milhões de pessoas pelo voluntariado


28 agosto 2013

No dia 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. A data lembra a importância da mobilização e atuação de voluntários em práticas que contribuem para o desenvolvimento do país.

 

A ONG Canto Cidadão, organização social sem fins lucrativos, atua há 11 anos em programas sociais de arte e comunicação para sensibilizar pessoas e realizar atividades voluntárias nas áreas da saúde e educação. Neste período, a ONG já treinou 2.000 voluntários que beneficiaram 5 milhões de pessoas. O início se deu com o grupo de voluntários que, caracterizados de palhaços, visita o público adulto de hospitais públicos e filantrópicos. Hoje, a organização também tem grupos de teatro e coral que atuam em hospitais, entre outras iniciativas em sua sede localizada na zona oeste de São Paulo.

 

Um diferencial da organização é o treinamento oferecido aos voluntários, antes e durante a realização das atividades. Exemplo é o “Caminho do Protagonista”, porta de entrada dos programas de voluntariado do Canto Cidadão. Os interessados, antes mesmo de serem treinados, são estimulados a realizarem tarefas que fortalecem a consciência e prática cidadãs. Com isso ampliam-se as chances de maior comprometimento e qualidade na realização das ações.

 

O voluntariado no Brasil

 

De acordo com o estudo realizado pela organização britânica Charities AID Foundation (CAF), o “Word Giving Índex 2012 – A global view of giving trends”, o Brasil está entre os dez países com o maior número de voluntários. A pesquisa ainda mostra que os Estados Unidos ainda ocupam a primeira posição, possuem uma média de 105 milhões de pessoas que já praticaram algum ato solidário. A Índia aparece em segundo lugar com 87 milhões. Já o Brasil apresenta 18 milhões de pessoas.