Canto Cidadão leva teatro profissional a milhares de pessoas em hospitais públicos


13 maio 2016

Criado com o objetivo de democratizar o acesso ao teatro e contribuir para a melhoria das relações humanas em ambiente hospitalar, o programa sociocultural “Arte em Hospitais” foi idealizado pela ONG Canto Cidadão, que desde 2002 desenvolve atividades culturais e educacionais.

Em sua segunda temporada consecutiva, o programa teve início no dia 16 de maio no Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini (Hospital Brigadeiro), em São Paulo-SP, contando com o patrocínio da Sanofi, Casa Tognini, Elfa Medicamentos e Yakult, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Brasil.

O tema da temporada 2016 é "Vi boas imagens, ouvi boas palavras, vivi bons encontros" e busca provocar nos espectadores bons momentos e memórias afetivas positivas por meio da comicidade, nas mais de 1000 cenas teatrais a serem realizadas nas unidades de saúde parceiras. Três trios de atores se revezarão nas apresentações, que acontecerão diariamente em um hospital diferente, de segunda à sexta-feira, até dezembro de 2016.

“Quanto melhores forem as relações humanas dentro de um hospital, melhores serão os resultados, inclusive, em termos físicos. Buscamos oferecer uma contribuição para a aproximação, por meio de expressões artísticas, entre pacientes, acompanhantes e profissionais.”, explica o diretor-fundador do Canto Cidadão e responsável técnico pelo programa, Felipe Mello.

Dentre os hospitais participantes, estão o Hospital São Paulo, Hospital das Clínicas (diversos institutos), Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital Universitário – USP, Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini (Hospital Brigadeiro), Hospital Geral do Grajaú, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital Dante Pazzanese e Hospital Municipal de Barueri.

Conheça mais sobre o programa, inclusive sobre a temporada 2015, clicando aqui.