Canto Cidadão vai à Olímpia, SP!

Canto Cidadão
3 outubro 2023

Ministério da Cultura, Solenis, Austral, Urubupungá, Ferring Pharmaceuticals, Elfa, Mobifácil, Condumax, Incesa e Canto Cidadão apresentam: Circuito Cultural Teatro Pela Vida e Tibúrcia: A galinha pó-popstar!

O Canto Cidadão foi convidado a visitar a cidade de Olímpia, no interior de São Paulo, que fica a cerca de 456 quilômetros distantes da capital. Nós fomos convidados pela Condumax e Incesa, empresas da cidade de Olímpia que patrocinam os projetos do Canto Cidadão por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Lei Rouanet, em 2023. A partir do patrocínio, houve a possibilidade de, ao longo da temporada, levarmos algumas apresentações da peça “Tibúrcia: A galinha pó-popstar” no formato Itinerante, assim como as cenas do Circuito Cultural Teatro pela Vida para escolas públicas, organizações sociais, hospitais e lar de pessoas idosas em Olímpia. Assim, combinamos uma primeira ida entre os dias 18 e 20 de setembro deste ano.

18 de Setembro
No primeiro dia efetivo de atividades nós visitamos uma organização da Sociedade Civil chamada Cidade Mirim, que é uma instituição que atende crianças da comunidade e do entorno e desenvolve atividades educativas, socioculturais e de acolhimento com crianças desde a creche até por volta dos seus quatro anos de idade. Na sede da Cidade Mirim também chegaram crianças da Escola Municipal Helena Covelo, pois há uma parceria entre essas duas instituições, com crianças que já tinham cinco e seis anos de idade para assistir tanto a versão Itinerante da Tibúrcia quanto algumas cenas do CCTV.

Na parte da tarde fizemos apresentações do CCTV e da Tibúrcia na Creche Cidade da Imaculada, onde frequentam crianças desde o berçário até os quatro anos de idade. Em ambos os locais fomos muito bem recebidos, com muito carinho, muita atenção e uma receptividade muito grande das equipes e das crianças.

19 de Setembro
Na parte da manhã fomos à uma escola pública, a EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Irma Tereza Soares, onde fizemos outra apresentação da Tibúrcia Itinerante e das cenas do CCTV para as crianças que tinham entre cinco e seis anos de idade. Depois disso, nós dividimos o elenco para a apresentação das cenas itinerantes.

Um trio foi para o Abrigo São José, que atende pessoas idosas.

E um outro trio foi para a Santa Casa de Misericórdia da cidade de Olímpia.

20 de Setembro

No último dia fizemos uma apresentação em mais uma Escola Municipal, a Dona Luísa Seno, para um grupo muito grande de crianças: cerca de 280 alunas(os), além das(os) professoras(es), e crianças na faixa de seis a nove anos de idade.

No total, foram 726 pessoas beneficiadas, 9 atividades realizadas e 7 instituições beneficiadas. Além disso, entregamos um kit com livros ilustrados da Tibúrcia para cada instituição beneficiada para que pudessem utilizar em suas atuações, totalizando 200 exemplares de livros entregues.

Demos uma entrevista no programa de rádio, o Espaço Livre AM, a nossa presença foi noticiada em alguns portais de notícias da cidade e região, e acreditamos ter cumprido com sucesso essa primeira jornada em Olímpia, onde retornaremos em novembro, para uma sequência de mais atividades como essas citadas.