Cidades brasileiras recebem visitas da ONG Canto Cidadão para fortalecer grupo de voluntários local, que atuará em organizações sociais realizando oficinas que despertem o interesse das crianças pelo universo das ciências. A equipe do Canto Cidadão também usará o personagem Doutor Cidadão para passar por hospitais voluntariamente.
O projeto Doutor Cidadão consiste na visita voluntária de pessoas caracterizadas de palhaço a pacientes adultos e funcionários de hospitais públicos e asilos. A ideia é estimular o diálogo e contribuir com a “amenização hospitalar”, por meio de conversas descontraídas dos mais diversos temas.
O grupo atua em São Paulo há 11 anos e já passou por vários países da America Latina, como Chile e Peru. Além de ter participado nos anos de 2011, 2012 e 2013 do congresso “Global Health and Humanitarian Summit”, para mostrar os benefícios da arte-terapia e do voluntariado hospitalar.
O primeiro hospital a receber o Canto Cidadão será a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A instituição fundada em 1814 apresenta 1042 leitos, sendo que 60% são destinados aos pacientes do SUS. E atende a população em mais de 30 especialidades.
Ainda em junho e julho o Canto Cidadão passará por Londrina (PR), Uberlândia (MG), Lagoa Santa (MG), Vitória (ES), Cuiabá (MT), Maceió (AL) e Salvador (BA).