Canto Cidadão viaja para fortalecer grupos de voluntários brasileiros


12 junho 2013

Cidades brasileiras recebem visitas da ONG Canto Cidadão para fortalecer grupo de voluntários local, que atuará em organizações sociais realizando oficinas que despertem o interesse das crianças pelo universo das ciências. A equipe do Canto Cidadão também usará o personagem Doutor Cidadão para passar por hospitais voluntariamente.

 

O projeto Doutor Cidadão consiste na visita voluntária de pessoas caracterizadas de palhaço a pacientes adultos e funcionários de hospitais públicos e asilos. A ideia é estimular o diálogo e contribuir com a “amenização hospitalar”, por meio de conversas descontraídas dos mais diversos temas.

 

O grupo atua em São Paulo há 11 anos e já passou por vários países da America Latina, como Chile e Peru. Além de ter participado nos anos de 2011, 2012 e 2013 do congresso “Global Health and Humanitarian Summit”, para mostrar os benefícios da arte-terapia e do voluntariado hospitalar.

 

O primeiro hospital a receber o Canto Cidadão será a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A instituição fundada em 1814 apresenta 1042 leitos, sendo que 60% são destinados aos pacientes do SUS. E atende a população em mais de 30 especialidades.

 

Ainda em junho e julho o Canto Cidadão passará por Londrina (PR), Uberlândia (MG), Lagoa Santa (MG), Vitória (ES), Cuiabá (MT), Maceió (AL) e Salvador (BA).