[CantoEduca Online] Confira os grupos de estudos disponíveis, no primeiro semestre de 2021

Canto Cidadão
22 fevereiro 2021

Olá! Como você está? Esperamos que muito bem, com saúde e coragem.

Agradecemos a sua visita ao nosso espaço virtual. Aqui, apresentamos a você a descrição dos Grupos de Estudos (GE) do Canto Cidadão, no primeiro semestre de 2021. Estas atividades são destinadas, como programa regular, às pessoas que fazem parte dos elencos voluntários da organização: palhaçaria, música, teatro e atividades lúdicas. No entanto, pela vontade de compartilhar cada vez mais atividades socioeducativas e socioculturais, abrimos vagas para pessoas que queiram acompanhar, na condição de ouvintes, esses encontros.

Características importantes da participação como Ouvinte

Uma última palavrinha, antes das descrições e acesso para inscrições. Observe as características da participação como ouvinte:

  • As pessoas inscritas como Ouvintes não participarão das dinâmicas ou momentos de interação com microfone ligado;
  • A presença do(a) Ouvinte se assemelha a uma plateia em uma palestra, majoritariamente observando e, em casos pontuais, interagindo em espaços para respostas de dúvidas, sob coordenação da pessoa facilitadora do evento;
  • Os(as) ouvintes não precisarão ficar com o vídeo ligado, assim como, em alguns momentos, receberão a solicitação para desligarem os seus vídeos, por conta de alguma atividade específica;
  • Atenção: no dia do evento, caso falte alguma pessoa inscrita como Participante, pessoas inscritas como Ouvintes receberão o convite da pessoa facilitadora do evento para assumir aquela vaga, caso queiram.

Muito bem! Após essas explicações, vamos às descrições dos Grupos de Estudos (GE) do Canto Cidadão, no primeiro semestre de 2021.

Grupos de Estudos de Palhaçaria

Facilitadora: Rhena de Faria (saiba mais sobre a facilitadora, aqui)

Descrição: este evento foi idealizado como parte da preparação continuada do elenco voluntário dos Doutores Cidadãos, grupo de palhaçaria do Canto Cidadão. Cada ciclo terá três (3) encontros de 2,5 horas, cada. Mas, quem vier como Ouvinte, poderá participar de aulas avulsas. O treinamento de Palhaço parte dos princípios de que o palhaço é um ser autêntico, sincero e espontâneo e que sabe rir de si mesmo. E principalmente: que cada palhaço é único, pessoal e intransferível. Todos os encontros consistirão no desenvolvimento de exercícios e pretextos diversos para que os palhaços/palhaças se revelem aos demais (e consequentemente a si mesmos). Mostrar-se e descobrir-se palhaço/palhaça é o foco dos encontros. Como são poucos os encontros, qualquer assunto que fuja disto não será abordado. Partindo desses princípios serão trabalhados: A relação com a máscara – o nariz vermelho; Estar presente: trabalhar o “aqui/agora”; Descobrimento de seu próprio ridículo e a capacidade de rir de si mesmo.

Inscrições: para datas disponíveis e inscrições, gratuitamente, como Ouvinte, clique aqui.

Facilitador: Felipe Mello (saiba mais sobre o facilitador, aqui)

Descrição: este evento foi criado para dar continuidade ao processo de criação de repertório para atuação online dos Doutores Cidadãos, em especial por meio da palhaçaria (mas, também, com integração de outras manifestações artísticas), com ênfase na realização de visitas a públicos diversos, especialmente, em lares de pessoas idosas, hospitais e instituições com público infantil. Nos encontros, serão realizados exercícios de aquecimento, colaboração, investigação de possibilidades e testes dos itens trazidos ou criados, durante o evento. Também, serão exploradas referências, como fontes de inspiração. Trata-se de um espaço aberto para criação e experimentação, que busca um ambiente colaborativo e estimulante ao risco e à invenção.

Inscrições: para conferir as datas disponíveis e inscrever-se, gratuitamente, como Ouvinte, clique aqui.

Grupos de Estudos de Ludicidade e Contação de Histórias

Facilitadora: Drika Nunes (saiba mais sobre a facilitadora, aqui)

Descrição: este evento foi criado para dar continuidade ao processo de criação de repertório para atuação online, em especial por meio de saraus virtuais contendo contação de histórias e diversos tipos de atividades lúdicas, com o público infanto-juvenil. Cada ciclo do evento terá três (3) encontros de 2,5 horas, cada. Mas, quem vier como Ouvinte, poderá participar de aulas avulsas. Todos os encontros, de maneira lúdica, consistirão em oportunizar a experiência do narrar, levando-se em conta três pontos: o contador, o ouvinte e o conto.

Inscrições: para conferir as datas disponíveis e inscrever-se, gratuitamente, como Ouvinte, clique aqui.

Facilitadora: Isabela Mello (saiba mais sobre a facilitadora, aqui)

Descrição: este evento foi criado para dar continuidade ao processo de criação de repertório para atuação online, em especial por meio de saraus virtuais contendo contação de histórias e diversos tipos de atividades lúdicas, com o público infanto-juvenil. Cada oficina terá três encontros, com 2,5 horas, totalizando 7,5 horas. Todos os encontros terão um panorâmico histórico-social dos Contos de Fadas, buscando compreender a importância dessas narrativas, além de experimentações práticas da metodologia EnCanta, programa sociocultural do Canto Cidadão, com foco em atividades lúdicas e educativas, junto ao público infantil.

Inscrições: para conferir as datas disponíveis e inscrever-se, gratuitamente, como Ouvinte, clique aqui.

Grupos de Estudos de Música

Facilitadores(as): Alessandra Cino, Diego Salles e Wilson de Moraes (regente do CantoRia) – Saiba mais sobre os(as) facilitadores(as), aqui.

Descrição: neste primeiro semestre, o CantoRia (grupo musical voluntários do Canto Cidadão) terá convidados e convidadas (PILAR A – Alessandra Cino e PILAR B – Diego Salles), em seus grupos de estudos (ensaios), que farão companhia ao regente Wilson de Moraes, no compartilhamento de conceitos e atividades práticas, tanto para aprimoramento do repertório do CantoRia, em si, mas, também, para desenvolvimento das habilidades técnicas dos integrantes do elenco e pessoas inscritas como Ouvintes. Entre os temas técnicos que terão destaque, no primeiro semestre, citamos: percussão corporal e técnicas de respiração. Os(as) convidados(as) se revezarão nos ensaios, que terão sempre a presença do regente.

Inscrições: para conferir as datas disponíveis e inscrever-se, gratuitamente, como Ouvinte, clique aqui.