Cobertura do seminário gratuito Arte em Hospital


28 novembro 2016

Na última sexta-feira, 25 de novembro, aconteceu o Seminário Arte em Hospital, uma realização do Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) e do Canto Cidadão, com o patrocínio da Sanofi, Casa Tognini, Elfa Medicamentos e Yakult, e o apoio da Unibes Cultural. O evento reuniu aproximadamente 150 pessoas no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo-SP.

O objetivo do evento foi o diálogo sobre as possibilidades e os desafios da presença de manifestações artísticas em ambiente hospitalar. Para tanto, foram realizadas palestras, painéis, apresentação de casos práticos e intervenções artísticas.

Entre os participantes, em torno de 50% estavam representando hospitais e organizações que realizam atividades artísticas em unidades de saúde. Os outros 50% eram formados por estudantes, voluntários e outros perfis interessados em aprender e compartilhar saberes relacionados ao tema.

Na abertura do evento, Felipe Mello, diretor-fundador do Canto Cidadão, apresentou o Portal Arte em Hospital (www.arteemhospital.com.br), criado para dar visibilidade a projetos artísticos de todo o país. No endereço eletrônico, os hospitais poderão cadastrar as iniciativas que acontecem em sua unidade, sendo que no Portal é possível acompanhar individualmente cada projeto e também visualizar um mapeamento geral de resultados de todas as iniciativas cadastradas. 

O diretor-fundador dos Doutores da Alegria, Wellington Nogueira, fez a palestra de abertura, fazendo um resgate histórico do papel da Arte e dos artistas nos processos de cuidados com a saúde humana, convidando a todos para uma aproximação constante entre todos que buscam contribuir para a causa.

Durante o dia, hospitais e organizações sociais artísticas apresentaram seus casos práticos, apontando conquistas e desafios. A saber: Hospital das Clínicas, Hospital Pérola Byington, GRAAC, Hospital São Paulo, Beneficência Portuguesa, HSPM, Viva e Deixe Viver, Cirurgiões da Alegria, APM e Canto Cidadão.

Além das etapas citadas, ao longo do dia aconteceram apresentações artísticas, como por exemplo a apresentação de quatro cenas teatrais que estão circulando por 12 hospitais públicos e filantrópicos da Grande São Paulo, e que já beneficiaram mais de 22 mil pessoas, entre pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. Trata-se do programa sociocultural Arte nos Hospitais – Ano II, produzido pelo Canto Cidadão.

Durante o Seminário, duas pesquisadoras que investigam diversos aspectos da Arte em hospital (Morgana Masetti e Ana Elvira Wuo) também participaram de uma roda de conversa, trazendo elementos teóricos que comprovam a relevância do desenvolvimento de expressões artísticas para a melhoria constante das relações interpessoais nas unidades de saúde. 

Na palestra de encerramento, Maria Júlia Paes da Silva (livre docente pela USP em Enfermagem) abordou a importância da Arte e da Comunicação como remédios para o aprimoramento dos bons encontros nos hospitais.

Clique aqui para ver a Galeria de Fotos do Seminário Arte em Hospital.