Como é o treinamento da monitoria dos Doutores Cidadãos?

Larissa Costa Mendes
26 novembro 2019

Olá! No dia 23/11 (sábado), houve mais um treinamento de monitoria do programa Doutores Cidadãos, que leva palhaçaria hospitalar para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.

Você sabe o que é e como funciona a monitoria? Abaixo, Felipe Mello, fundador do Canto Cidadão explica sobre o assunto:

O que é a monitoria e qual seu objetivo?

O grupo de monitores(as) dos Doutores Cidadãos existe para oferecer apoio no processo de preparação inicial e continuada dos integrantes do grupo. Atualmente, o grupo da monitoria está num processo de ampliação e treinamento, para oferecer um suporte cada vez mais qualificado ao grupo.

Treinamento de monitores dos Doutores Cidadãos no dia 23/11

Quando surgiu e quem participa da monitoria?

Ela existe há cerca de 15 anos, e participam da monitoria voluntários(as) convidados pela organização, buscando-se uma amplitude de perfis, tanto na forma de atuar quanto em outras características. Assim, a monitoria pretende ser uma expressão bastante representativa do grupo.

O que diferencia o treinamento dos monitores, do treinamento de voluntários?

O treinamento que está sendo realizado é um laboratório de pesquisa filosófica e artística dos Doutores Cidadãos. Durante as quase 30 horas do treinamento que está acontecendo desde setembro (e, seguirá até meados de dezembro), os participantes estão conversando sobre a essência, os princípios, as possibilidades e a forma de atuar do grupo, hoje e no futuro. São quatro os pilares que a organização está compartilhando com a monitoria, para depois fazer chegar a todo o grupo: Filosofia, Presença, Acolhimento e Comicidade.
Em breve, todo o grupo começará a receber essas provocações e capacitações, também.

Participantes do treinamento no dia 23/11

Qual o conteúdo dos treinamentos?

Em cada encontro do treinamento, exercitamos desde a parte filosófica, como já foi dito, como, em especial, jogos de improviso, técnicas de acolhimento e palhaçaria e, com muito carinho e atenção, como construir um caminho para fazer chegar esses aprendizados a todas as pessoas do grupo. Vem muita novidade legal por aí, sempre com o objetivo de fazer o bem de forma bem feita.