Confira o que foi apresentado no Global Health and Humanitarian Summit


16 abril 2013

Entre os dias 12 e 14 de abril o Canto Cidadão participou do congresso internacional “Global Health and Humanitarian Summit”. No primeiro dia o Dr. Neil Shulman, fundador do encontro, fez um discurso com humor e provocações. Ele lançou a seguinte ideia: e se todos que discriminassem alguém se transformassem imediatamente em alguém daquela raça, religião ou qualquer outra peculiaridade individual? Como essa medida miraculosa ainda não existe, completa Neil, temos de praticar o humanitarismo.

 

O ator, produtor, músico e empresário Marlon Campbell falou que a arte fez com que ele e os irmãos escapassem da morte, e hoje ajudam inúmeras pessoas. A cunhada de Martin Luther King Jr. E dirigente da Fundação A.D. King, Naomi King falou sobre amor. “Tudo o que precisamos é amor, doce amor. O que você está fazendo pelos outros? Mostre Amor! Agora e sempre!”, diz Naomi.

 

O ex-jogador da NBA (liga nacional de basquete nos EUA), Dikembe Mutombo, também marcou presença no evento. Ele é embaixador da UNICEF e realiza ações humanitárias em diversos locais e em especial no Congo, o país de origem dele.

 

Nathaniel Nyok contou uma grande história na palestra que fez. Nathaniel Nyok escapou de um massacre que peregrinava a região do Sudão do Sul, o país de origem dele, até chegar à Etiópia e receber asilo com outros jovens refugiados. Anos depois, ele conseguiu uma bolsa de estudos e foi para os Estados Unidos, sendo o primeiro membro da família a chegar tão longe nos estudos. O palestrante também contou que ao visitar o local de origem, há dois anos, teve a certeza de que a única forma de mudar a realidade de sua comunidade seria a construção de escolas acessíveis a todos. Por isso ele fundou a ONG Embaixadores para a Mudança. Nathaniel quer arrecadar recursos e conseguir parceiros para construir escola no Sudão do Sul.

 

Em outra palestra, um jovem de 18 anos deu mais um exemplo de protagonismo. Ele se chama Siddant Thukral e depois de conhecer um livro sobre cuidados com a saúde teve um impacto positivo na vida. Depois disso começou a visitar hospitais e escolas para compartilhar o que tinha aprendido naquelas páginas. O título em português seria algo do tipo “Alertas vermelhos do seu corpo: dicas médicas que podem salvar a sua vida”, (Your Body’s Red Light Warning Signs: Medical Tips That May Save Your Life. Dell Publishing. April 1999. Autor: Neil B. Shulman).

 

Inicialmente Siddant não recebeu nenhum apoio. Ninguém queria recebê-lo ou ajudá-lo a compartilhar aqueles conhecimentos, em especial relacionados aos cuidados preventivos com a saúde. Mas depois de muita persistência ele começou a mobilizar médicos e estudantes da área.

 

Outra novidade veio com a atriz Dominique Nicole, que apresentou a ONG criada por ela, a Life & Love. O objetivo da organização é ampliar a capacidade de crianças e jovens de avaliar o que é bom e o que é ruim na indústria da televisão, música e cinema. Além disso, ela busca orientar jovens artistas em suas carreiras. A fundadora contou que sofreu muito na adolescência por conta do desejo de ser artista, pois caiu na forte sedução promovida pelas indústrias citadas. E quando alguém está seduzido por esse sonho pode se tornar presa fácil para aproveitadores. Por meio desse trabalho, Dominique pretende despertar a consciência tanto no consumo de conteúdo de TV, cinema e música, quanto no comportamento daqueles que pretendem entrar nesses segmentos de trabalho.

 

A participação do Canto Cidadão nesse evento foi possível por causa do apoio da Delta Air Lines e da JSL.