Conhecimento a serviço do meio ambiente


15 dezembro 2003

O WWF-Brasil desenvolve suas atividades respeitando as necessidades locais, mas aproveita a sua presença em uma rede mundial para captar recursos e trocar experiências enriquecedoras.

Formalizando a relação com o Brasil
Em 1971 começava a relação da WWF com o Brasil. Naquela oportunidade, a organização iniciou o apoio ao Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado, no Rio de Janeiro. Passado o primeiro momento, foram percebidas as demandas locais e, nos anos seguintes, vários pequenos projetos em todo o Brasil contaram com a ajuda financeira do WWF. Na década de 80 a presença se intensificou, com o apoio ao dez primeiros anos do Projeto Tamar, entre outras iniciativas. Com a ampliação do suporte técnico-financeiro a diversos projetos ao longo dos anos, tornou-se necessária a criação de um escritório de representação do WWF no Brasil, o que aconteceu em 1990. Desde lá, a estrutura do escritório e o número de técnicos e funcionários vem crescendo continuamente, reflexo da ampliação das iniciativas.
O tempo se encarregou da tarefa de provar que um país com as dimensões e a biodiversidade do Brasil pedia uma entidade nacional, que pudesse contribuir de forma mais efetiva para o debate e as soluções dos problemas ambientais. Assim, em 30 de agosto de 1996, foi criado oficialmente o WWF-Brasil, com a posse do primeiro Conselho Diretor, formado por representantes do empresariado, ambientalismo e outros setores da sociedade brasileira. Apesar de fazer parte da Rede WWF, os 70 funcionários atuais, todos brasileiros, são responsáveis pelos projetos, campanhas, estudos, parcerias e vendas de produtos. É o WWF-Brasil que responde por todas as ações da instituição no país. A Rede WWF funciona de forma semelhante à Organização das Nações Unidas. Há diretrizes mundiais tomadas em conjunto por todas as nações participantes, mas há independência para cada unidade ou país participante empreender as estratégias que julgar pertinente.

Fontes de recursos
Durante todo este tempo de Brasil, são evidentes as especificidades da unidade brasileira, assim como são nítidas as lições que podem ser trazidas e implementadas da rede mundial. Um exemplo: a criatividade do povo brasileiro representa um diferencial na atuação da organização, uma vez que, com bem menos recursos que os colegas estrangeiros, o WWF-Brasil concretiza diversas atividades e projetos. Ponto para o jeito brasileiro de ser. Entretanto, um outro exemplo aponta para um alvo que deve ser almejado: o fortalecimento da cultura de afiliados locais. Para se ter uma idéia, basta perceber que são 4,7 milhões afiliados em todo o mundo, contra cerca de 6.400 afiliados por aqui. A importância do crescimento deste número reside no fato de que, com a ajuda dos afiliados, a instituição amplia os recursos necessários para as campanhas de preservação da natureza e do uso sustentável dos recursos naturais, além de potencializar a interação direta com a sociedade civil, aumentando as chances de melhor representá-la.
Mas a atual situação do número de afiliados no Brasil não significa que a organização não conquista vitórias na captação de recursos. Basta lembrar que, em 2002, foram fechados os dois maiores contratos da Rede WWF. Um deles é o contrato com o banco HSBC, através do qual a instituição financeira repassou a quantia de 5 milhões de dólares para que o WWF-Brasil desenvolvesse, no intervalo de 5 anos, seu programa de gestão e conservação de água doce no Brasil. O segundo contrato foi para o programa Áreas Protegidas da Amazônia, por meio do qual foi criado o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, em agosto de 2002. Com 3,8 milhões de hectares, é o maior parque nacional do mundo em área de floresta tropical. Em linhas gerais, os recursos utilizados pelo WWF-Brasil ainda são, em sua maioria, obtidos no exterior, junto à Rede WWF, mas a organização local, além de estabelecer suas prioridades, elaborar projetos e firmar contratos com as organizações da rede mundial, vem demonstrando avanços na concretização de parcerias com o setor privado e governamental. E mais, a política é aplicar no país todos os recursos arrecadados.

Estratégia a ser desenvolvida
Em função do sucesso desta iniciativa em vários pontos do planeta, abordaremos com mais detalhes a questão do relacionamento com afiliados, prática ainda em desenvolvimento nas organizações sociais brasileiras, e que pode representar a formação de uma sólida base para o desenvolvimento, em função dos recursos materiais e humanos envolvidos. Obviamente utilizaremos como exemplo o caso do WWF, que apresenta muito sucesso ao redor do mundo. Ao se afiliar, a pessoa não apenas passa a contribuir diretamente com a realização dos projetos da organização. Logo após a confirmação de seu cadastro, os afiliados recebem um kit exclusivo. Um boletim trimestral também é enviado ao endereço do afiliado, permitindo que ele possa acompanhar de perto o andamento dos projetos e ações desenvolvidas pela organização. No site do WWF-Brasil na Internet, recebem acesso diferenciado, podendo consultar a íntegra de publicações da instituição, interagir com outros afiliados, receber notícias diretamente em sua caixa postal. Algumas lojas parceiras, e a própria loja do WWF, que vende produtos exclusivos com a marca da organização, também oferecem descontos especiais aos afiliados. Em tempos de luta pela captação continuada de recursos, cultivar os sócios-contribuintes apresenta-se como uma ótima receita. No Brasil, é preciso trabalho contínuo e muita qualidade para criar a cultura de afiliação, até porque as ações indiscriminadas de telemarketing em busca de recursos assusta até mesmo o cidadão cheio de boa vontade.

Portas abertas para parcerias
O WWF acredita no constante intercâmbio de informações e experiências entre organizações de portes e localizações diversas. Há um aprendizado contínuo por meio das relações com os parceiros, inclusive através da capacitação de organizações para que elas se fortaleçam e atuem cada vez com mais eficiência e dinamismo. Para tanto, a organização possui um Programa de Capacitação e Desenvolvimento Organizacional, que está temporariamente inativo por falta de recursos. O programa desenvolve ações para fortalecer o movimento conservacionista brasileiro, com o intuito de criar organizações diferenciadas, independentes e competentes. O WWF-Brasil está receptivo para novas parcerias ou doações para que este seu programa seja reativado em nome da capacitação das organizações nacionais.

Desafios enfrentados e mudança de paradigma
De acordo com Sandra Charity, secretária executiva interina do WWF-Brasil, a conservação do meio ambiente não tem recebido a atenção que merece. “Meio ambiente ainda não é prioridade no Brasil.”, afirma ela. A justificativa residiria no fato de que o país possui outros problemas sérios, como a fome, o desemprego, a violência e o analfabetismo. Neste cenário, complementa Sandra, “a conservação ambiental parece, aos olhos da maioria, mera perfumaria.” A solução estaria na mudança da forma de encarar as questões relacionadas ao meio ambiente, não mais o tratando como um tema a parte dos outros, quando na realidade está intimamente ligado às questões econômicas e sociais, e faz parte do dia-a-dia de cada pessoa.

Datas em homenagem ao meio ambiente
A semana de 1 a 7 de junho é conhecida como a Semana do Meio Ambiente, e o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Haveria motivos para comemorar algo nestas datas? Depende do estado de espírito de quem avalia. Se for um pessimista-realista, certamente não. Se for um realista-otimista, talvez caberia uma discreta comemoração, sem perder de vista o longo caminho que ainda há de ser percorrido. O WWF-Brasil realizou eventos no dia 5 de Junho, especialmente para lançar seu programa de gestão e conservação de água doce no Brasil, além da constante empreitada de motivar para o uso consciente dos recursos naturais. 
A organização trabalha para preservar sua riqueza natural e buscar um modelo de crescimento equilibrado para o país. Na busca por seus objetivos sociais, a organização aposta também muitas fichas na elaboração de parcerias sinérgicas. Sempre que possível, o WWF-Brasil desenvolve projetos e ações em parceria com o Governo e com empresas que demonstrem compromisso com o desenvolvimento sustentável e em harmonia com a natureza. Dentro da organização há a certeza que o Terceiro Setor brasileiro está em ascensão, quando comparado aos países desenvolvidos como os Estados Unidos, Inglaterra e Holanda, de onde vem boa parte dos recursos dos projetos do WWF-Brasil. Mas importantes passos estão sendo dados.
Para continuar subindo na escada da evolução, a organização acredita que os personagens do Terceiro Setor devem investir em uma melhor comunicação e disseminação dos resultados de seus projetos, alianças produtivas com o governo, empresas responsáveis e outras entidades, além do contínuo conhecimento para a elaboração de bons projetos.

WWF-Brasil
SHIS EQ QL 6/8, conjunto E, 2º andar
CEP 71620-430, Brasília-DF
Fax: (61) 364-7474
Email: panda@wwf.org.br
www.wwf.org.br

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