Boa tarde, como vão? Entre os dias 25 de maio e 2 de junho acontece a Semana Mundial do Brincar, ação promovida pela Aliança pela Infância desde 2009 que integra uma agenda de semanas temáticas que acontecem durante todo o ano.
A Semana Mundial do Brincar promove a ideia de que o brincar é um elemento vital e essencial para o desenvolvimento das crianças e para a construção de uma sociedade mais humana, democrática e inclusiva. O ato de brincar pode ser traduzido como a mais longínqua potência da vida humana, assim como a música, capaz de, ao mesmo tempo, provocar diferentes emoções e ser provocado por elas.
A Semana do Brincar sempre ocorre em torno de 28 de maio, consolidada em 1998 pela ITLA como o Dia Internacional do Brincar.
Inspirados pela data, trazemos aqui algumas dicas do EnCanta, nosso programa sócio-cultural que promove atividades de contação de histórias para o público infantil:
Produto final do TCC de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Singularidades, que surge do dever e vontade de garantir os direitos inegáveis da criança hospitalizada ao brincar, ao lazer e à educação. A partir dessa vontade, nasce então este material de orientações e dicas para voluntários hospitalares, que pode ser lido também por profissionais da saúde, educadores, mães, pais e por quem mais se interessar pelo tema.
Acervo que foi desenvolvido através da parceria com voluntárias(os) em treinamento do EnCanta em 2020, que fornece dicas de livros, séries, filmes, documentários, entre outros, sobre letramento racial e como promover uma sociedade menos racista no geral.
Um bate-papo online com o diretor-fundador da ONG Felipe Mello para falar sobre princípios do storytelling/narração de histórias, alguns casos práticos e estudo de roteiros para a realidade das visitas artísticas virtuais.
Aproveitem! Beijos e sorrisos.