[Dicas Literárias] Artigos sobre Palhaçaria!

Canto Cidadão
23 janeiro 2024

Aqui a gente compartilha alguns artigos publicados em revistas referentes à Palhaçaria, escritos por nomes que são referência e que nos auxiliam a criar um repertório fundamentado em estudos realizados no passado.

“Composições Clownescas” de Marisa Ribeiro Soares: Um convite para percorrer a palhaçaria sob a perspectiva de uma narrativa autobiográfica e transversal. Busca um diálogo com os encontros e experimentações clownescas, propriamente as vivenciadas através da Cia da Bobagem, em suas criações e suas composições, principalmente através de residências artísticas.

“A dupla cômica de palhaços: parceria de jogo, operação de funções e princípios da arte clownesca” de Luciane Campos Olendzki: Apresenta informações históricas sobre a dupla clássica de palhaços surgida no circo moderno europeu (Clown Branco e Augusto), abordando traços e qualidades que configuram esta dupla. Com isso, buscam evidenciar determinadas funções e operações da dupla clássica para o desenvolvimento da contracenação, do jogo cômico e da cena clownesca, para além da fixação em modelos ou tipos dados.

Beijos e sorrisos!