[Dicas Literárias] Livros sobre teatro!

Canto Cidadão
8 abril 2024

Olá, boa noite! Hoje trazemos como dicas literárias alguns livros sobre teatro e artes cênicas, desde a teoria até a prática! O teatro é uma das nossas importantes áreas de atuação: promovemos peças de teatro em nossa sede e em outros locais com elencos profissionais e elencos voluntários e também realizamos oficinas gratuitas sobre o tema:

A partir do compartilhamento de suas experiências pessoais e profissionais com o teatro, o autor narra e analisa diversas peças de teatro que assistiu. Uma obra sensível que alia o conhecimento de técnicas ao contexto mais amplo da cultura, mostrando como os procedimentos da representação descortinam uma realidade mais densa do que aquela veiculada pela simples informação. Livro indispensável e uma referência necessária para todos os que se interessam por conhecer as técnicas da arte teatral, mais especificamente do teatro popular, que consegue sensibilizar o espectador e motivá-lo a ficar atento à sequência da narrativa dramática.

Um dos livros mais importantes do pensamento teatral contemporâneo. Escrito em três décadas, o livro reúne tradições ocidentais e orientais na mesma caldeira da Antropologia Teatral, para examinar o comportamento pré-expressivo do homem em estado de representação organizada. O resultado é uma obra indispensável para todo pesquisador das artes cênicas. Barba utiliza exemplos concretos, desenvolvendo conceitos como “presença”, “pré-expressividade”, “partitura física”, “energia”. O objetivo desse esforço é desvendar a “arte secreta do ator”, ou ainda, os princípios que governam o seu “bios cênico”.

Aproveitem.
Beijos e sorrisos!